Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dâmaso, Cristina Andrea Raposo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4106
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_da7a66af743e20e59f6751e5309f9af9
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de casoEquitação terapêuticaNecessidades educativas especiaisAutoestimaMotivaçãoRendimento EscolarTherapeutic ridingSpecial educational needsSelf-esteemMotivationEducational AchievementDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA equitação terapêutica é um método terapêutico que utiliza o cavalo numa perspectiva interdisciplinar nas áreas da equitação, da saúde e da educação, proporcionando o desenvolvimento global do indivíduo portador de deficiência. O objetivo primordial desta investigação é compreender os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Portanto a parte inicial deste trabalho baseia-se numa revisão da literatura existente sobre a equitação terapêutica e seus benefícios no praticante ressaltando a influência positiva na autoestima, na motivação e no desempenho escolar dos alunos. Metodologia: Para além da revisão bibliográfica, a elaboração de questionários a alunos e de entrevistas aos terapeutas envolvidos nas atividades de equitação terapêutica e aos pais/encarregados de educação, serão os métodos de recolha de dados e informação para verificar empiricamente o estímulo desta atividade na autoestima, na motivação e no desempenho escolar. Participaram no estudo um conjunto de 6 alunos que frequentam a equitação terapêutica na ilha da Graciosa e na ilha de S. Miguel, observados numa fase inicial e comparados numa fase posterior a fim de se constatar a sua perceção no que se refere à autoestima, à motivação e ao nível escolar. Numa segunda fase foram realizadas entrevistas aos pais e aos terapeutas com o intuito de recolher dados informativos que complementam esta investigação. Concluiu-se que a utilização do cavalo como fonte terapêutica promove a autoestima e a motivação dos alunos com necessidades educativas especiais, sendo um recurso potencial para fomentar a inclusão, a diferenciação do ensino e um pequeno contributo para melhorar o rendimento escolar desses alunos.Riding therapy is a therapeutic method that uses an interdisciplinary horse riding areas, health and education, providing the overall development of the individual with a disability. The primary objective of this research is to understand the benefits of therapeutic riding in self-esteem, motivation and performance of pupils with special educational needs. Therefore, the initial part of this work is based on a review of existing literature on the therapeutic riding and its benefits in the practitioner highlighting the positive influence on self-esteem, motivation and academic performance of students. Methodology: In addition to literature review, development of questionnaires to students and interviews with therapists involved in therapeutic riding activities and parents / guardians, are the methods of collecting data and information to verify empirically the stimulation of this activity in self-esteem, motivation and academic performance. A sample of a set of 6 students who attend therapeutic riding on the island of Graciosa and the island of S. Miguel, seen at an early stage and a later stage compared in order to verify the progress in self-esteem and its perception as regards self-esteem, motivation and educational level. In a second step and in order to complement the study, interviews were conducted with parents and therapists in order to collect informative data that complement this research. It was concluded that the use of the horse as a therapeutic source promotes self-esteem and motivation of pupils with special educational needs, and a potential resource for fostering inclusion, differentiation of teaching and a small contribution to improving the academic performance of these students.[s.n.]Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaDâmaso, Cristina Andrea Raposo2014-01-21T16:07:54Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4106201137305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:29Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:01.221260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de caso
title Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de caso
spellingShingle Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de caso
Dâmaso, Cristina Andrea Raposo
Equitação terapêutica
Necessidades educativas especiais
Autoestima
Motivação
Rendimento Escolar
Therapeutic riding
Special educational needs
Self-esteem
Motivation
Educational Achievement
title_short Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de caso
title_full Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de caso
title_fullStr Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de caso
title_full_unstemmed Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de caso
title_sort Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais: um estudo de caso
author Dâmaso, Cristina Andrea Raposo
author_facet Dâmaso, Cristina Andrea Raposo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Tereza
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dâmaso, Cristina Andrea Raposo
dc.subject.por.fl_str_mv Equitação terapêutica
Necessidades educativas especiais
Autoestima
Motivação
Rendimento Escolar
Therapeutic riding
Special educational needs
Self-esteem
Motivation
Educational Achievement
topic Equitação terapêutica
Necessidades educativas especiais
Autoestima
Motivação
Rendimento Escolar
Therapeutic riding
Special educational needs
Self-esteem
Motivation
Educational Achievement
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-21T16:07:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4106
201137305
url http://hdl.handle.net/10284/4106
identifier_str_mv 201137305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130276253663232