Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84206 |
Resumo: | As pesquisas com narrativas e conversas, sobretudo de natureza (auto)biográfica, vêm trazendo contribuições para conhecermos melhor o modo como o/as professores/as pensam sua atuação docente e como se produzem currículos nos cotidianos das escolas que se identificam com alternativas emancipatórias e lutas contra as desigualdades. A sua natureza ideográfica e historicamente situada revela a indissociabilidade entre o campo do político, do epistemológico e do ético-estético, convidando-nos a repensar ideias hegemônicas sobre o que é conhecimento, como ele é produzido e legitimado, bem como o seu impacto na transformação social. Este artigo discute o lugar da produção narrativa na escrita de grafias de vida das escolas e da formação docente, enquadrando e discutindo os catorze textos que compõem o dossiê temático do número. Espera-se, assim, alargar o debate em torno das pesquisas com narrativas, discutindo experiências e práticas que abrem possibilidades outras na compreensão crítica e sensível do que pode (vir a) ser pensar e praticar currículos e formação na contemporaneidade. |
id |
RCAP_3211c4ea534ff5f1550020043db6ccfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84206 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curricularesNarratives, conversations,and multiple writings of life: curricular reverberationsNarrativas, conversaciones y múltiples grafías de la vida: reverberaciones curricularesCurrículosCotidianosNarrativasEcologia dos saberesJustiça socialCurriculumLife studiesNarrativesEcology of knowledgeSocial justiceEcología del conocimientoJusticia socialCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeAs pesquisas com narrativas e conversas, sobretudo de natureza (auto)biográfica, vêm trazendo contribuições para conhecermos melhor o modo como o/as professores/as pensam sua atuação docente e como se produzem currículos nos cotidianos das escolas que se identificam com alternativas emancipatórias e lutas contra as desigualdades. A sua natureza ideográfica e historicamente situada revela a indissociabilidade entre o campo do político, do epistemológico e do ético-estético, convidando-nos a repensar ideias hegemônicas sobre o que é conhecimento, como ele é produzido e legitimado, bem como o seu impacto na transformação social. Este artigo discute o lugar da produção narrativa na escrita de grafias de vida das escolas e da formação docente, enquadrando e discutindo os catorze textos que compõem o dossiê temático do número. Espera-se, assim, alargar o debate em torno das pesquisas com narrativas, discutindo experiências e práticas que abrem possibilidades outras na compreensão crítica e sensível do que pode (vir a) ser pensar e praticar currículos e formação na contemporaneidade.Research with narratives and conversations, especially of a (auto)biographical nature, has contributed to better know how teachers think about their teaching activities and how curricula are produced in the daily lives of schools that identify themselves with emancipatory alternatives and struggles against inequalities. Its ideographic and historically situated nature reveals the inseparability between the field of the political, of the epistemological and of the ethical-aesthetic, inviting us to rethink hegemonic ideas about what knowledge is, how it is produced and legitimized, as well as its impact on social transformation. This article discusses the place of narrative production in the writings of life in schools and teacher education, framing and discussing the fourteen texts that make up the thematic dossier of the number. Thus, the debate around narrative research can be expanded, by discussing experiences and practices that open up other possibilities in the critical and sensitive understanding of what can (come to) be thinking and practicing curricula and teacher education in contemporary times.La investigación con narrativas y conversaciones, especialmente de carácter (auto)biográfico, ha aportado contribuciones para conocer mejor cómo piensan los docentes sobre sus actividades docentes y cómo se producen los currículos en la vida cotidiana de las escuelas que se identifican con alternativas emancipadoras y luchas contra las desigualdades. Su carácter ideográfico e históricamente situado revela la inseparabilidad entre el campo de lo político, lo epistemológico y lo ético-estético, invitándonos a repensar las ideas hegemónicas sobre qué es el conocimiento, cómo se produce y legitima, así como su impacto en la transformación social. Este artículo discute el lugar de la producción narrativa en la escritura de la vida de las escuelas y la formación del profesorado, enmarcando y discutiendo los catorce textos que componen el dossier temático del número. Por lo tanto, se espera ampliar el debate en torno a la investigación con narrativas, discutiendo experiencias y prácticas que abren otras posibilidades en la comprensión crítica y sensible de lo que puede (llegar a) ser pensar y practicar los planes de estudio y la formación en los tiempos contemporáneos.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: CurrículoUniversidade do MinhoGarcia, AlexandraMoreira, Maria AlfredoAmorim, Antônio Carlos Rodrigues de2023-03-302023-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84206porGarcia, A., Moreira, M. A., & Amorim, A. C. (2023). Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares. Revista e-Curriculum, 21, 1-22. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e6143110.23925/1809-3876.2023v21e61431https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61431info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:36.439109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares Narratives, conversations,and multiple writings of life: curricular reverberations Narrativas, conversaciones y múltiples grafías de la vida: reverberaciones curriculares |
title |
Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares |
spellingShingle |
Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares Garcia, Alexandra Currículos Cotidianos Narrativas Ecologia dos saberes Justiça social Curriculum Life studies Narratives Ecology of knowledge Social justice Ecología del conocimiento Justicia social Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares |
title_full |
Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares |
title_fullStr |
Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares |
title_full_unstemmed |
Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares |
title_sort |
Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares |
author |
Garcia, Alexandra |
author_facet |
Garcia, Alexandra Moreira, Maria Alfredo Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Maria Alfredo Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Alexandra Moreira, Maria Alfredo Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Cotidianos Narrativas Ecologia dos saberes Justiça social Curriculum Life studies Narratives Ecology of knowledge Social justice Ecología del conocimiento Justicia social Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Currículos Cotidianos Narrativas Ecologia dos saberes Justiça social Curriculum Life studies Narratives Ecology of knowledge Social justice Ecología del conocimiento Justicia social Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
As pesquisas com narrativas e conversas, sobretudo de natureza (auto)biográfica, vêm trazendo contribuições para conhecermos melhor o modo como o/as professores/as pensam sua atuação docente e como se produzem currículos nos cotidianos das escolas que se identificam com alternativas emancipatórias e lutas contra as desigualdades. A sua natureza ideográfica e historicamente situada revela a indissociabilidade entre o campo do político, do epistemológico e do ético-estético, convidando-nos a repensar ideias hegemônicas sobre o que é conhecimento, como ele é produzido e legitimado, bem como o seu impacto na transformação social. Este artigo discute o lugar da produção narrativa na escrita de grafias de vida das escolas e da formação docente, enquadrando e discutindo os catorze textos que compõem o dossiê temático do número. Espera-se, assim, alargar o debate em torno das pesquisas com narrativas, discutindo experiências e práticas que abrem possibilidades outras na compreensão crítica e sensível do que pode (vir a) ser pensar e praticar currículos e formação na contemporaneidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-30 2023-03-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/84206 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/84206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Garcia, A., Moreira, M. A., & Amorim, A. C. (2023). Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares. Revista e-Curriculum, 21, 1-22. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61431 10.23925/1809-3876.2023v21e61431 https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132868825317376 |