O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marmeleira, Ana Maria Rosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2656
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_321b3f86c936a2f2d634362694e8b50d
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencialElearningLínguas estrangeirasEnsino de línguasLíngua francesaEnsino presencialAvaliaçãoMétodo de avaliaçãoOralidadeInternetMateriais áudioTecnologia digitalEnsino virtualPodcastsShowcastsOral skillsOnline and classroom learningForeign languagesDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade AbertaA valorização da oralidade no ensino das línguas estrangeiras, de acordo com as recomendações do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (2001), bem como as disposições legais do Ministério da Educação, que introduziu a obrigatoriedade de integrar momentos formais de avaliação da oralidade nas disciplinas de língua estrangeira, criaram a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino das línguas. No entanto, o constrangimento de muitos alunos, que não se sentem à vontade em expor-se publicamente (especialmente os alunos com mais dificuldades no domínio da língua), o imediatismo e a efemeridade da oralidade, bem como o número de alunos por turma, tornam difícil criar situações de aprendizagem que garantam essa prática sistemática para todos os alunos. Ao observar o trabalho desenvolvido em 2009/2010 e 2010/2011 em unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta, foi possível verificar que, através da utilização de podcasts e de showcasts, a professora dessas unidades curriculares pôde proceder não só à avaliação da oralidade dos estudantes como à prática oral da língua, mesmo tratando-se de uma modalidade de ensino a distância, caracterizada pela não presencialidade e pela assincronia no desenvolvimento das atividades letivas. A autora deste estudo fez, então, uma aplicação da metodologia utilizada no ensino online ao ensino presencial, nomeadamente a uma turma de Francês do décimo ano de escolaridade, da Escola Secundária da Amadora, para verificar as potencialidades desta metodologia na promoção das competências de oralidade no ensino presencial. O uso de podcasts e de showcasts no ensino presencial tornou possível criar momentos diversificados de avaliação sumativa da oralidade, mas, sobretudo, permitiu a prática sistemática da oralidade, envolvendo todos os alunos da turma em atividades que promoveram o desenvolvimento das competências de compreensão e de produção orais, bem como das competências de escrita.The growing importance of orality in the teaching of foreign languages, according to the recommendations of the Common European Framework of Reference for Languages (2001), as well as the laws of the Ministry of Education, which introduced the obligation to integrate formal moments of oral evaluation in the courses of foreign language, created the need to implement a systematic practice of oral skills in language teaching. However, the embarrassment of many students who do not feel comfortable exposing themselves publicly (especially students with more difficulties in using foreign languages), the immediacy and ephemerality of orality, and the number of students per class, make difficult to create learning situations to ensure this systematic practice for all students. By observing the work done in 2009/2010 and 2010/2011 in French courses at the Open University, it was possible to see how the teacher of these courses, through the use of podcasts and showcasts, could not only evaluate the oral skills of the students but also create opportunities to practice oral language, even though it was distance education courses, characterized by non-presentiality and asynchrony in the development of learning activities. Therefore, the author of this study made an application of the methodology used in online learning to the classroom teaching, including one French class for the tenth year of schooling in the Escola Secundária da Amadora, in order to verify the potential of this methodology in the promotion of oral skills in classroom teaching. The use of podcasts and showcasts in classroom teaching made it possible to create diversified moments of summative assessment of oral skills, but more importantly allowed the systematic practice of orality, involving all students in activities that promoted the development of skills of oral understanding and oral production, as well as writing skills.Nobre, AnaRepositório AbertoMarmeleira, Ana Maria Rosa2013-11-07T12:02:25Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2656TID:201648679porMarmeleira, Ana Maria Rosa - O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira [Em linha] : do ensino a distância ao ensino presencial. [Lisboa] : [s.n.], 2012. VII, 131 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:22Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:05.015841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial
title O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial
spellingShingle O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial
Marmeleira, Ana Maria Rosa
Elearning
Línguas estrangeiras
Ensino de línguas
Língua francesa
Ensino presencial
Avaliação
Método de avaliação
Oralidade
Internet
Materiais áudio
Tecnologia digital
Ensino virtual
Podcasts
Showcasts
Oral skills
Online and classroom learning
Foreign languages
title_short O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial
title_full O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial
title_fullStr O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial
title_full_unstemmed O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial
title_sort O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira : do ensino a distância ao ensino presencial
author Marmeleira, Ana Maria Rosa
author_facet Marmeleira, Ana Maria Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Ana
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marmeleira, Ana Maria Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Elearning
Línguas estrangeiras
Ensino de línguas
Língua francesa
Ensino presencial
Avaliação
Método de avaliação
Oralidade
Internet
Materiais áudio
Tecnologia digital
Ensino virtual
Podcasts
Showcasts
Oral skills
Online and classroom learning
Foreign languages
topic Elearning
Línguas estrangeiras
Ensino de línguas
Língua francesa
Ensino presencial
Avaliação
Método de avaliação
Oralidade
Internet
Materiais áudio
Tecnologia digital
Ensino virtual
Podcasts
Showcasts
Oral skills
Online and classroom learning
Foreign languages
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-07T12:02:25Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2656
TID:201648679
url http://hdl.handle.net/10400.2/2656
identifier_str_mv TID:201648679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marmeleira, Ana Maria Rosa - O uso de podcasts e showcasts no ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira [Em linha] : do ensino a distância ao ensino presencial. [Lisboa] : [s.n.], 2012. VII, 131 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135009884340224