Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Susana Alexandra
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cardoso, Eduardo Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18596
Resumo: Este trabalho visou estudar o uso dos blogues com podcasts como recurso educativo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisar todo o potencial que estes representam e caracterizar ao mesmo tempo estratégias da sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se verificar até que ponto estes tipos de ferramentas permitem promover a interactividade, a vertente de trabalho prático e o trabalho cooperativo e colaborativo a nível da própria língua estrangeira e se são capazes de diminuir a magistralidade das aulas e promover o gosto pela mesma junto dos alunos. Por outro lado, tentou-se avaliar também os resultados obtidos pelos alunos bem como a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades que foram criadas para o desenvolvimento das aulas e a apresentação de conteúdos. A um nível mais específico, pretendeu-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na língua inglesa.
id RCAP_a9bee2784a0f7caca94d07ce0214830e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18596
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcastsAprendizagemBloguesEnsinoLíngua inglesapodcastsEste trabalho visou estudar o uso dos blogues com podcasts como recurso educativo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisar todo o potencial que estes representam e caracterizar ao mesmo tempo estratégias da sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se verificar até que ponto estes tipos de ferramentas permitem promover a interactividade, a vertente de trabalho prático e o trabalho cooperativo e colaborativo a nível da própria língua estrangeira e se são capazes de diminuir a magistralidade das aulas e promover o gosto pela mesma junto dos alunos. Por outro lado, tentou-se avaliar também os resultados obtidos pelos alunos bem como a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades que foram criadas para o desenvolvimento das aulas e a apresentação de conteúdos. A um nível mais específico, pretendeu-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na língua inglesa.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Susana AlexandraCardoso, Eduardo Luís2015-11-13T10:07:44Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18596porOLIVEIRA, Susana Alexandra ; CARDOSO, Eduardo Luís - Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X. Vol. 2, n. 1 (2009), p. 87-101info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:24:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:30.855564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts
title Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts
spellingShingle Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts
Oliveira, Susana Alexandra
Aprendizagem
Blogues
Ensino
Língua inglesa
podcasts
title_short Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts
title_full Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts
title_fullStr Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts
title_full_unstemmed Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts
title_sort Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts
author Oliveira, Susana Alexandra
author_facet Oliveira, Susana Alexandra
Cardoso, Eduardo Luís
author_role author
author2 Cardoso, Eduardo Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Susana Alexandra
Cardoso, Eduardo Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Blogues
Ensino
Língua inglesa
podcasts
topic Aprendizagem
Blogues
Ensino
Língua inglesa
podcasts
description Este trabalho visou estudar o uso dos blogues com podcasts como recurso educativo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisar todo o potencial que estes representam e caracterizar ao mesmo tempo estratégias da sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se verificar até que ponto estes tipos de ferramentas permitem promover a interactividade, a vertente de trabalho prático e o trabalho cooperativo e colaborativo a nível da própria língua estrangeira e se são capazes de diminuir a magistralidade das aulas e promover o gosto pela mesma junto dos alunos. Por outro lado, tentou-se avaliar também os resultados obtidos pelos alunos bem como a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades que foram criadas para o desenvolvimento das aulas e a apresentação de conteúdos. A um nível mais específico, pretendeu-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na língua inglesa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2015-11-13T10:07:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18596
url http://hdl.handle.net/10400.14/18596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Susana Alexandra ; CARDOSO, Eduardo Luís - Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X. Vol. 2, n. 1 (2009), p. 87-101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131835312111616