Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18596 |
Resumo: | Este trabalho visou estudar o uso dos blogues com podcasts como recurso educativo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisar todo o potencial que estes representam e caracterizar ao mesmo tempo estratégias da sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se verificar até que ponto estes tipos de ferramentas permitem promover a interactividade, a vertente de trabalho prático e o trabalho cooperativo e colaborativo a nível da própria língua estrangeira e se são capazes de diminuir a magistralidade das aulas e promover o gosto pela mesma junto dos alunos. Por outro lado, tentou-se avaliar também os resultados obtidos pelos alunos bem como a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades que foram criadas para o desenvolvimento das aulas e a apresentação de conteúdos. A um nível mais específico, pretendeu-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na língua inglesa. |
id |
RCAP_a9bee2784a0f7caca94d07ce0214830e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18596 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcastsAprendizagemBloguesEnsinoLíngua inglesapodcastsEste trabalho visou estudar o uso dos blogues com podcasts como recurso educativo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisar todo o potencial que estes representam e caracterizar ao mesmo tempo estratégias da sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se verificar até que ponto estes tipos de ferramentas permitem promover a interactividade, a vertente de trabalho prático e o trabalho cooperativo e colaborativo a nível da própria língua estrangeira e se são capazes de diminuir a magistralidade das aulas e promover o gosto pela mesma junto dos alunos. Por outro lado, tentou-se avaliar também os resultados obtidos pelos alunos bem como a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades que foram criadas para o desenvolvimento das aulas e a apresentação de conteúdos. A um nível mais específico, pretendeu-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na língua inglesa.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Susana AlexandraCardoso, Eduardo Luís2015-11-13T10:07:44Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18596porOLIVEIRA, Susana Alexandra ; CARDOSO, Eduardo Luís - Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X. Vol. 2, n. 1 (2009), p. 87-101info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:24:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:30.855564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts |
title |
Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts |
spellingShingle |
Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts Oliveira, Susana Alexandra Aprendizagem Blogues Ensino Língua inglesa podcasts |
title_short |
Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts |
title_full |
Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts |
title_fullStr |
Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts |
title_full_unstemmed |
Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts |
title_sort |
Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts |
author |
Oliveira, Susana Alexandra |
author_facet |
Oliveira, Susana Alexandra Cardoso, Eduardo Luís |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Eduardo Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Susana Alexandra Cardoso, Eduardo Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Blogues Ensino Língua inglesa podcasts |
topic |
Aprendizagem Blogues Ensino Língua inglesa podcasts |
description |
Este trabalho visou estudar o uso dos blogues com podcasts como recurso educativo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisar todo o potencial que estes representam e caracterizar ao mesmo tempo estratégias da sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se verificar até que ponto estes tipos de ferramentas permitem promover a interactividade, a vertente de trabalho prático e o trabalho cooperativo e colaborativo a nível da própria língua estrangeira e se são capazes de diminuir a magistralidade das aulas e promover o gosto pela mesma junto dos alunos. Por outro lado, tentou-se avaliar também os resultados obtidos pelos alunos bem como a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades que foram criadas para o desenvolvimento das aulas e a apresentação de conteúdos. A um nível mais específico, pretendeu-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na língua inglesa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2015-11-13T10:07:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/18596 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/18596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Susana Alexandra ; CARDOSO, Eduardo Luís - Novas perspectivas no ensino da língua inglesa: blogues e podcasts. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X. Vol. 2, n. 1 (2009), p. 87-101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131835312111616 |