A perceção do consumidor face ao consumo de produtos alimentares com prazo de validade próximo do final – o preço, a qualidade e a segurança como determinantes para a compra Estudo de caso: concelho de Azambuja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Margarida Pereira Mendes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6794
Resumo: O desperdício alimentar é um problema mundial, que ganhou maior relevância nos últimos anos, tendo em conta a necessidade de alimentar uma população em crescimento. Trata-se de uma das grandes questões do presente século pois tem um forte impacto a nível socioeconómico, ético, sanitário e ambiental. Em Portugal, anualmente são desperdiçados aproximadamente um milhão de toneladas de géneros alimentícios, ou seja, aproximadamente 274 mil quilogramas por dia, número este que ajudaria a combater a fome no mundo. São inúmeras e distintas as iniciativas, tanto a nível nacional como internacional, para mitigar o desperdício alimentar e combater a fome. Entre elas está a sensibilização do consumidor final para um consumo mais sustentável, pois este é o responsável pela grande fatia de alimentos desperdiçados (aproximadamente 40%). Neste contexto, estudos sobre origens e comportamentos do consumidor são de extrema relevância para a definição de novas políticas e estratégias. Este trabalho teve como objetivo conhecer o consumo de produtos alimentares com validade próxima do final, no sentido de compreender e caracterizar a perceção do consumidor face a este tipo de produtos. Para alcançar o objetivo, fatores determinantes no ato da compra desde o preço, a garantia de qualidade e a segurança, foram tidos em conta. O estudo focou-se nas superfícies comerciais do concelho de Azambuja, pertencente ao distrito de Lisboa. Deste modo, a amostra final englobou 380 indivíduos que realizam as suas compras em três espaços comerciais, nomeadamente os supermercados ALDI, INTERMARCHÉ e MINI-PREÇO. Os inquiridos em estudo têm por hábito comprar produtos com data de validade próxima do final, têm idade superior aos 18 anos, com ou sem habilitações literárias e com uma situação profissional definida. Os resultados demonstram que os consumidores são fiéis a uma marca de supermercado do concelho. O apelo para a aquisição dos produtos com o término da validade próximo do fim é habitualmente realizado através da colocação de cartazes no espaço comercial. Adicionalmente, os resultados indicaram que existe uma maior tendência para aquisição de produtos com data de validade próxima do final nos indivíduos do sexo feminino, indivíduos que apresentam um nível de habilitações literárias mais elevado e essa mesma tendência verificou-se em todas as faixas etárias e nos vários tipos de agregados familiares. Por outro lado, foi estudado como é que é realizada a gestão das sobras das refeições em casa dos inquiridos e a própria seleção desses produtos alimentares para as crianças que constituem o agregado familiar.
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