Arte urbana: estratégias, contextos e técnicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portelinha, Miguel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10499
Resumo: Com o surgimento dos movimentos de vanguarda no início do século XX, o conceito de obra artística começou a ser questionado pelos próprios artistas, que colocaram em causa princípios tradicionais, rejeitaram a separação das artes e o sistema passadista do ensino das Belas-Artes, abrindo caminho a novas expressões criativas. Para a cultura visual contemporânea, a arte urbana implica um cruzamento entre vários domínios disciplinares que raramente se cruzam com esta visibilidade. Os lugares e os espaços tradicionalmente associados ao dar a ver as obras de arte, as práticas culturais das instituições e o papel das comunidades, são postos em causa pelas expressões da arte urbana e conflituantes sobre a natureza da arte, a sua relação com o público e o conceito de propriedade gerador da lógica de mercados culturais. Os graffiti, preenchendo os muros das cidades, riscando/escrevendo/ desenhando, marcam territorialmente e interpelam: a sua colocação é quase sempre uma chamada de atenção e muitas vezes interferem deliberadamente nos espaços designados pelo antropólogo francês Marc Augé por "não-lugares", proliferação urbana de espaços anónimos de trânsito e de comércio. A presente dissertação de Mestrado apresenta uma análise sucinta das origens do graffiti e estuda estas expressões na sua conexão com a arte urbana, atendendo à sua natureza interactiva relativamente a uma larga diversidade de públicos que participam em criações produzidas por culturas urbanas e suburbanas no contexto social do espaço, capazes de exprimir questões contemporâneas.
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