Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Raquel Liliana de Oliveira Borges
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4596
Resumo: Este trabalho de investigação pretende encontrar na expressão artística urbana da cidade do Rio de Janeiro o reflexo de uma resposta espontânea e livre de uma classe artística pouco reconhecida ou apoiada e analisar a própria reflexão social, expressa por esses mesmos agentes. As práticas analisadas são as da arte do graffiti, com especial incidência em comunidades socialmente desfavorecidas. Assumindo a cidade como plano de fundo mutável, um organismo vivo que se permite alterar e por isso evoluir, que comunica em experiências colectivas; tomando consciência do poder de comunicação do espaço público, pretende-se analisar a criação de novos padrões de políticas culturais, que incluem novos intermediários e incentivos à criação artística. Reflectimos sobre movimentos urbanos, no sentido de mudança, incluímos nesta análise o conceito de Street Art, contextualizando-a no panorama estético da arte contemporânea, onde esta resulta e ressalta da tentativa de fuga de uma sociedade cada vez mais monopolizada pelos paradigmas políticos e mediáticos. A expressão Arte Urbana ou Street Art é denominada, no Brasil, por Arte de Rua, a sua descrição não é consensual, mas a rua parece surgir como o espaço privilegiado, liberto de especulações, aberto, a todo o tipo de comícios, manifestações, revoluções e crenças populares. Actualmente o graffiti como arte de rua é uma forma do fazer artístico conceituado e reconhecido pelo seu enorme potencial de comunicação e exposição. Propomo-nos fazer uma contextualização geral das práticas artísticas urbanas locais, apropriando-nos da semiótica do espaço da cidade. Serão alvos de estudo mais aprofundado, os casos específicos: Favela Painting; Rede Nami; Centro Cultural a História Que Eu Conto; Museu de Favela; Instituto Raízes Em Movimento; Invasão Cultural; Airá, Afa e Rena; Zagri e Una.
id RCAP_d318f44955e8559b9defbb95cb7595f1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4596
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de JaneiroArte urbanaArte de ruaGraffitiCultura visualCidadeRio de JaneiroUrban artStreet artGraffitiVisual cultureCityRio de JaneiroEste trabalho de investigação pretende encontrar na expressão artística urbana da cidade do Rio de Janeiro o reflexo de uma resposta espontânea e livre de uma classe artística pouco reconhecida ou apoiada e analisar a própria reflexão social, expressa por esses mesmos agentes. As práticas analisadas são as da arte do graffiti, com especial incidência em comunidades socialmente desfavorecidas. Assumindo a cidade como plano de fundo mutável, um organismo vivo que se permite alterar e por isso evoluir, que comunica em experiências colectivas; tomando consciência do poder de comunicação do espaço público, pretende-se analisar a criação de novos padrões de políticas culturais, que incluem novos intermediários e incentivos à criação artística. Reflectimos sobre movimentos urbanos, no sentido de mudança, incluímos nesta análise o conceito de Street Art, contextualizando-a no panorama estético da arte contemporânea, onde esta resulta e ressalta da tentativa de fuga de uma sociedade cada vez mais monopolizada pelos paradigmas políticos e mediáticos. A expressão Arte Urbana ou Street Art é denominada, no Brasil, por Arte de Rua, a sua descrição não é consensual, mas a rua parece surgir como o espaço privilegiado, liberto de especulações, aberto, a todo o tipo de comícios, manifestações, revoluções e crenças populares. Actualmente o graffiti como arte de rua é uma forma do fazer artístico conceituado e reconhecido pelo seu enorme potencial de comunicação e exposição. Propomo-nos fazer uma contextualização geral das práticas artísticas urbanas locais, apropriando-nos da semiótica do espaço da cidade. Serão alvos de estudo mais aprofundado, os casos específicos: Favela Painting; Rede Nami; Centro Cultural a História Que Eu Conto; Museu de Favela; Instituto Raízes Em Movimento; Invasão Cultural; Airá, Afa e Rena; Zagri e Una.The intention of this research paper is to find how the urban artistic expression in the city of Rio de Janeiro reflects as a spontaneous and free response from a little known or supported artistic class and analyse their own social reflection. This paper is focus on graffiti arts especially in socially undeveloped communities. We will see the city as an ever changing and ever evolving organism, an ever changing canvas divulging collective experiences; acknowledging the power of communication through public space, we intend to analyse the creation of new cultural policies and guidelines, including new stakeholders and incentives to artistic creation. We reflect on urban movements, in the context of continual change including the concept of street art, contextualizing it in the aesthetic landscape of contemporary art in which the movement of street art comes from trying to escape a society increasingly dominated by the politicians and media paradigm. The term “Street Art” is called “Arte de Rua” its definition is far from consensual but the street appears as the privileged space, free from speculation, open to all sorts of rallies, demonstrations, revolutions and popular beliefs. Graffiti as Street Art is a respected form of artistic expression, recognized for its tremendous communication and exposure potential. We intend to make a general context of urban artistic practices of the local, seizing on the semiotics of the city space. The targets of further study are the specific cases of Favela Painting; Rede Nami; Centro Cultural a História Que Eu Conto; Museu de Favela; Instituto Raízes Em Movimento; Invasão Cultural; Airá, Afa e Rena; Zagri e Una.2013-02-13T10:15:43Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4596porMonteiro, Raquel Liliana de Oliveira Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:47:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:02.170883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de Janeiro
title Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de Janeiro
Monteiro, Raquel Liliana de Oliveira Borges
Arte urbana
Arte de rua
Graffiti
Cultura visual
Cidade
Rio de Janeiro
Urban art
Street art
Graffiti
Visual culture
City
Rio de Janeiro
title_short Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de Janeiro
title_full Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de Janeiro
title_sort Movimentos urbanos: o graffiti como arte de rua na cidade do Rio de Janeiro
author Monteiro, Raquel Liliana de Oliveira Borges
author_facet Monteiro, Raquel Liliana de Oliveira Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Raquel Liliana de Oliveira Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Arte urbana
Arte de rua
Graffiti
Cultura visual
Cidade
Rio de Janeiro
Urban art
Street art
Graffiti
Visual culture
City
Rio de Janeiro
topic Arte urbana
Arte de rua
Graffiti
Cultura visual
Cidade
Rio de Janeiro
Urban art
Street art
Graffiti
Visual culture
City
Rio de Janeiro
description Este trabalho de investigação pretende encontrar na expressão artística urbana da cidade do Rio de Janeiro o reflexo de uma resposta espontânea e livre de uma classe artística pouco reconhecida ou apoiada e analisar a própria reflexão social, expressa por esses mesmos agentes. As práticas analisadas são as da arte do graffiti, com especial incidência em comunidades socialmente desfavorecidas. Assumindo a cidade como plano de fundo mutável, um organismo vivo que se permite alterar e por isso evoluir, que comunica em experiências colectivas; tomando consciência do poder de comunicação do espaço público, pretende-se analisar a criação de novos padrões de políticas culturais, que incluem novos intermediários e incentivos à criação artística. Reflectimos sobre movimentos urbanos, no sentido de mudança, incluímos nesta análise o conceito de Street Art, contextualizando-a no panorama estético da arte contemporânea, onde esta resulta e ressalta da tentativa de fuga de uma sociedade cada vez mais monopolizada pelos paradigmas políticos e mediáticos. A expressão Arte Urbana ou Street Art é denominada, no Brasil, por Arte de Rua, a sua descrição não é consensual, mas a rua parece surgir como o espaço privilegiado, liberto de especulações, aberto, a todo o tipo de comícios, manifestações, revoluções e crenças populares. Actualmente o graffiti como arte de rua é uma forma do fazer artístico conceituado e reconhecido pelo seu enorme potencial de comunicação e exposição. Propomo-nos fazer uma contextualização geral das práticas artísticas urbanas locais, apropriando-nos da semiótica do espaço da cidade. Serão alvos de estudo mais aprofundado, os casos específicos: Favela Painting; Rede Nami; Centro Cultural a História Que Eu Conto; Museu de Favela; Instituto Raízes Em Movimento; Invasão Cultural; Airá, Afa e Rena; Zagri e Una.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2011-09
2013-02-13T10:15:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4596
url http://hdl.handle.net/10071/4596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134791928381440