Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária Gabriel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20631 |
Resumo: | A presente dissertação é uma sinopse do trabalho desenvolvido no âmbito do estágio de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. O estágio decorreu em duas escolas dos Ensinos Básico e Secundário. A dissertação encontra-se dividida por partes: preparação e planificação de aulas, conhecimento das turmas, condução das aulas, avaliação e processo reflexivo das várias etapas. Foram desenvolvidas actividades para as comunidades escolares de ambas as escolas e foi feita uma reflexão final do estágio que teve como objectivo analisar todos os procedimentos que foram desenvolvidos ao longo do ano lectivo. A passagem pelos quatro ciclos de ensino foi bastante produtiva para o enriquecimento do processo enquanto professor. As aulas seguiram o planeamento anual que estava delineado e foi esta ferramenta que possibilitou a existência de uma grande autonomia dos alunos, um maior controlo na prática pedagógica e a presença sistemática do jogo, trazendo uma motivação e empenhamento suplementar nas aulas e nas actividades desenvolvidas. ABSTRACT: The following dissertation is a synopsis of what was done at the scope of Supervised Practices for Physical Education beginning teachers. The traineeship took place in two schools from Primary to Secondary levels. The dissertation is divided into several parts: preparation and lessons planning, students' profile, lessons, evaluation and reflexive process on the different stages. lt was developed activities for the communities of the booth schools and was made a final reflection of the traineeship stage that have as a propose analyze all the procedures that was developed in all the academic year. The passage for the four cycles of school was very productive for the enrichment as a professor. The classes were follow as was expected and was that possibilities the existence of a great autonomy of the students, a bigger contrail in the pedagogy practice and systematic presence of the game that bring a motivation and supplementary interest in the classes and activities developed. |
id |
RCAP_32436b1dd89e18a546b8911501c74ee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20631 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária GabrielEducação físicaPrática de ensino supervisionadaAnálise reflexivaPhysical educationSupervised teaching practiceReflective analysisA presente dissertação é uma sinopse do trabalho desenvolvido no âmbito do estágio de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. O estágio decorreu em duas escolas dos Ensinos Básico e Secundário. A dissertação encontra-se dividida por partes: preparação e planificação de aulas, conhecimento das turmas, condução das aulas, avaliação e processo reflexivo das várias etapas. Foram desenvolvidas actividades para as comunidades escolares de ambas as escolas e foi feita uma reflexão final do estágio que teve como objectivo analisar todos os procedimentos que foram desenvolvidos ao longo do ano lectivo. A passagem pelos quatro ciclos de ensino foi bastante produtiva para o enriquecimento do processo enquanto professor. As aulas seguiram o planeamento anual que estava delineado e foi esta ferramenta que possibilitou a existência de uma grande autonomia dos alunos, um maior controlo na prática pedagógica e a presença sistemática do jogo, trazendo uma motivação e empenhamento suplementar nas aulas e nas actividades desenvolvidas. ABSTRACT: The following dissertation is a synopsis of what was done at the scope of Supervised Practices for Physical Education beginning teachers. The traineeship took place in two schools from Primary to Secondary levels. The dissertation is divided into several parts: preparation and lessons planning, students' profile, lessons, evaluation and reflexive process on the different stages. lt was developed activities for the communities of the booth schools and was made a final reflection of the traineeship stage that have as a propose analyze all the procedures that was developed in all the academic year. The passage for the four cycles of school was very productive for the enrichment as a professor. The classes were follow as was expected and was that possibilities the existence of a great autonomy of the students, a bigger contrail in the pedagogy practice and systematic presence of the game that bring a motivation and supplementary interest in the classes and activities developed.Universidade de Évora2017-02-06T11:03:21Z2017-02-062010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20631http://hdl.handle.net/10174/20631porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt676Carrilho, Rui Filipe Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:04.717300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária Gabriel |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária Gabriel |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária Gabriel Carrilho, Rui Filipe Marques Educação física Prática de ensino supervisionada Análise reflexiva Physical education Supervised teaching practice Reflective analysis |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária Gabriel |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária Gabriel |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária Gabriel |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária Gabriel |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva e Escola Secundária Gabriel |
author |
Carrilho, Rui Filipe Marques |
author_facet |
Carrilho, Rui Filipe Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrilho, Rui Filipe Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Prática de ensino supervisionada Análise reflexiva Physical education Supervised teaching practice Reflective analysis |
topic |
Educação física Prática de ensino supervisionada Análise reflexiva Physical education Supervised teaching practice Reflective analysis |
description |
A presente dissertação é uma sinopse do trabalho desenvolvido no âmbito do estágio de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. O estágio decorreu em duas escolas dos Ensinos Básico e Secundário. A dissertação encontra-se dividida por partes: preparação e planificação de aulas, conhecimento das turmas, condução das aulas, avaliação e processo reflexivo das várias etapas. Foram desenvolvidas actividades para as comunidades escolares de ambas as escolas e foi feita uma reflexão final do estágio que teve como objectivo analisar todos os procedimentos que foram desenvolvidos ao longo do ano lectivo. A passagem pelos quatro ciclos de ensino foi bastante produtiva para o enriquecimento do processo enquanto professor. As aulas seguiram o planeamento anual que estava delineado e foi esta ferramenta que possibilitou a existência de uma grande autonomia dos alunos, um maior controlo na prática pedagógica e a presença sistemática do jogo, trazendo uma motivação e empenhamento suplementar nas aulas e nas actividades desenvolvidas. ABSTRACT: The following dissertation is a synopsis of what was done at the scope of Supervised Practices for Physical Education beginning teachers. The traineeship took place in two schools from Primary to Secondary levels. The dissertation is divided into several parts: preparation and lessons planning, students' profile, lessons, evaluation and reflexive process on the different stages. lt was developed activities for the communities of the booth schools and was made a final reflection of the traineeship stage that have as a propose analyze all the procedures that was developed in all the academic year. The passage for the four cycles of school was very productive for the enrichment as a professor. The classes were follow as was expected and was that possibilities the existence of a great autonomy of the students, a bigger contrail in the pedagogy practice and systematic presence of the game that bring a motivation and supplementary interest in the classes and activities developed. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2017-02-06T11:03:21Z 2017-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20631 http://hdl.handle.net/10174/20631 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. S. teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136602508754944 |