Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15839 |
Resumo: | Este Relatório pretende descrever de uma forma reflexiva, sobre o percurso desenvol-vido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física, realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora, no ano letivo 2013/2014, com as turmas do 5ºB e 8ºA. Com base nas linhas orientadoras que regulamentam o Estágio Pedagógico e funda-mentam a estruturação deste trabalho, pretende-se enquadrar teoricamente e basear algumas práticas, caraterizar o contexto de integração dos estagiários na Escola, a “la-buta” do processo ensino-aprendizagem, mas também, as atividades de intervenção na comunidade escolar e integração no meio. Seguindo as diretrizes de um modelo reflexivo da formação de professores, e em busca de um desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi o grande suporte para a melhoria contínua desta minha Prática. Estruturado pelas dimensões que constituem este processo, contribuiu para uma ex-periência fundamentada pelo conhecimento científico, proporcionando uma formação pedagógica integral sob o ponto de vista profissional, pessoal e ético. Foi sem dúvida uma sublime experiência de formação que me tornou mais eficaz, en-quanto agente do processo ensino-aprendizagem; ABSTRACT: This report aims to describe and reflect upon the development of Supervised Teaching Practice in Physical Education that took place in Escola Básica Conde de Vilalva de Évora[Conde de Vilalva de Évora Primary School], during the school year of 2013/2014, in classes from years 5 and 8. Based on the guidelines that regulate the Teaching Training and support the structure of this report, this project aims to provide a theoretical framework for some practices, to characterize the integration of trainee teachers in the School, the "struggle" be-tween teaching and learning, as well as the extracurricular classes within the school community and integration in the environment. Following the guidelines of a training reflexive model and in search of professional and personal development, the reflection was the main basis for the continuous improve-ment of this Practice. Being structured by the dimensions that compose the process, this project has con-tributed to an experience informed by scientific knowledge, providing a complete ped-agogic training considering professional, personal and ethics dimensions. It was undoubtedly an extraordinary education experience that made me more effi-cient as an agent of the teaching - learning process. |
id |
RCAP_beeae413c6e634b6c657b0c2b7f483b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em ÉvoraPrática de ensino supervisionadaEducação físicaFormação de professoresSupervised teaching practicePhysical educationTeacher trainingEste Relatório pretende descrever de uma forma reflexiva, sobre o percurso desenvol-vido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física, realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora, no ano letivo 2013/2014, com as turmas do 5ºB e 8ºA. Com base nas linhas orientadoras que regulamentam o Estágio Pedagógico e funda-mentam a estruturação deste trabalho, pretende-se enquadrar teoricamente e basear algumas práticas, caraterizar o contexto de integração dos estagiários na Escola, a “la-buta” do processo ensino-aprendizagem, mas também, as atividades de intervenção na comunidade escolar e integração no meio. Seguindo as diretrizes de um modelo reflexivo da formação de professores, e em busca de um desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi o grande suporte para a melhoria contínua desta minha Prática. Estruturado pelas dimensões que constituem este processo, contribuiu para uma ex-periência fundamentada pelo conhecimento científico, proporcionando uma formação pedagógica integral sob o ponto de vista profissional, pessoal e ético. Foi sem dúvida uma sublime experiência de formação que me tornou mais eficaz, en-quanto agente do processo ensino-aprendizagem; ABSTRACT: This report aims to describe and reflect upon the development of Supervised Teaching Practice in Physical Education that took place in Escola Básica Conde de Vilalva de Évora[Conde de Vilalva de Évora Primary School], during the school year of 2013/2014, in classes from years 5 and 8. Based on the guidelines that regulate the Teaching Training and support the structure of this report, this project aims to provide a theoretical framework for some practices, to characterize the integration of trainee teachers in the School, the "struggle" be-tween teaching and learning, as well as the extracurricular classes within the school community and integration in the environment. Following the guidelines of a training reflexive model and in search of professional and personal development, the reflection was the main basis for the continuous improve-ment of this Practice. Being structured by the dimensions that compose the process, this project has con-tributed to an experience informed by scientific knowledge, providing a complete ped-agogic training considering professional, personal and ethics dimensions. It was undoubtedly an extraordinary education experience that made me more effi-cient as an agent of the teaching - learning process.Universidade de Évora2015-09-28T13:31:06Z2015-09-282015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15839http://hdl.handle.net/10174/15839TID:201064766porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosofiafeijao55@gmail.com672Feijão, Sofia Nunes Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:18.956930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora Feijão, Sofia Nunes Ramalho Prática de ensino supervisionada Educação física Formação de professores Supervised teaching practice Physical education Teacher training |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
author |
Feijão, Sofia Nunes Ramalho |
author_facet |
Feijão, Sofia Nunes Ramalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feijão, Sofia Nunes Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação física Formação de professores Supervised teaching practice Physical education Teacher training |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação física Formação de professores Supervised teaching practice Physical education Teacher training |
description |
Este Relatório pretende descrever de uma forma reflexiva, sobre o percurso desenvol-vido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física, realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora, no ano letivo 2013/2014, com as turmas do 5ºB e 8ºA. Com base nas linhas orientadoras que regulamentam o Estágio Pedagógico e funda-mentam a estruturação deste trabalho, pretende-se enquadrar teoricamente e basear algumas práticas, caraterizar o contexto de integração dos estagiários na Escola, a “la-buta” do processo ensino-aprendizagem, mas também, as atividades de intervenção na comunidade escolar e integração no meio. Seguindo as diretrizes de um modelo reflexivo da formação de professores, e em busca de um desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi o grande suporte para a melhoria contínua desta minha Prática. Estruturado pelas dimensões que constituem este processo, contribuiu para uma ex-periência fundamentada pelo conhecimento científico, proporcionando uma formação pedagógica integral sob o ponto de vista profissional, pessoal e ético. Foi sem dúvida uma sublime experiência de formação que me tornou mais eficaz, en-quanto agente do processo ensino-aprendizagem; ABSTRACT: This report aims to describe and reflect upon the development of Supervised Teaching Practice in Physical Education that took place in Escola Básica Conde de Vilalva de Évora[Conde de Vilalva de Évora Primary School], during the school year of 2013/2014, in classes from years 5 and 8. Based on the guidelines that regulate the Teaching Training and support the structure of this report, this project aims to provide a theoretical framework for some practices, to characterize the integration of trainee teachers in the School, the "struggle" be-tween teaching and learning, as well as the extracurricular classes within the school community and integration in the environment. Following the guidelines of a training reflexive model and in search of professional and personal development, the reflection was the main basis for the continuous improve-ment of this Practice. Being structured by the dimensions that compose the process, this project has con-tributed to an experience informed by scientific knowledge, providing a complete ped-agogic training considering professional, personal and ethics dimensions. It was undoubtedly an extraordinary education experience that made me more effi-cient as an agent of the teaching - learning process. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28T13:31:06Z 2015-09-28 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15839 http://hdl.handle.net/10174/15839 TID:201064766 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15839 |
identifier_str_mv |
TID:201064766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação sofiafeijao55@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136566422011904 |