Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijão, Sofia Nunes Ramalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15839
Resumo: Este Relatório pretende descrever de uma forma reflexiva, sobre o percurso desenvol-vido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física, realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora, no ano letivo 2013/2014, com as turmas do 5ºB e 8ºA. Com base nas linhas orientadoras que regulamentam o Estágio Pedagógico e funda-mentam a estruturação deste trabalho, pretende-se enquadrar teoricamente e basear algumas práticas, caraterizar o contexto de integração dos estagiários na Escola, a “la-buta” do processo ensino-aprendizagem, mas também, as atividades de intervenção na comunidade escolar e integração no meio. Seguindo as diretrizes de um modelo reflexivo da formação de professores, e em busca de um desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi o grande suporte para a melhoria contínua desta minha Prática. Estruturado pelas dimensões que constituem este processo, contribuiu para uma ex-periência fundamentada pelo conhecimento científico, proporcionando uma formação pedagógica integral sob o ponto de vista profissional, pessoal e ético. Foi sem dúvida uma sublime experiência de formação que me tornou mais eficaz, en-quanto agente do processo ensino-aprendizagem; ABSTRACT: This report aims to describe and reflect upon the development of Supervised Teaching Practice in Physical Education that took place in Escola Básica Conde de Vilalva de Évora[Conde de Vilalva de Évora Primary School], during the school year of 2013/2014, in classes from years 5 and 8. Based on the guidelines that regulate the Teaching Training and support the structure of this report, this project aims to provide a theoretical framework for some practices, to characterize the integration of trainee teachers in the School, the "struggle" be-tween teaching and learning, as well as the extracurricular classes within the school community and integration in the environment. Following the guidelines of a training reflexive model and in search of professional and personal development, the reflection was the main basis for the continuous improve-ment of this Practice. Being structured by the dimensions that compose the process, this project has con-tributed to an experience informed by scientific knowledge, providing a complete ped-agogic training considering professional, personal and ethics dimensions. It was undoubtedly an extraordinary education experience that made me more effi-cient as an agent of the teaching - learning process.
id RCAP_beeae413c6e634b6c657b0c2b7f483b0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15839
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em ÉvoraPrática de ensino supervisionadaEducação físicaFormação de professoresSupervised teaching practicePhysical educationTeacher trainingEste Relatório pretende descrever de uma forma reflexiva, sobre o percurso desenvol-vido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física, realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora, no ano letivo 2013/2014, com as turmas do 5ºB e 8ºA. Com base nas linhas orientadoras que regulamentam o Estágio Pedagógico e funda-mentam a estruturação deste trabalho, pretende-se enquadrar teoricamente e basear algumas práticas, caraterizar o contexto de integração dos estagiários na Escola, a “la-buta” do processo ensino-aprendizagem, mas também, as atividades de intervenção na comunidade escolar e integração no meio. Seguindo as diretrizes de um modelo reflexivo da formação de professores, e em busca de um desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi o grande suporte para a melhoria contínua desta minha Prática. Estruturado pelas dimensões que constituem este processo, contribuiu para uma ex-periência fundamentada pelo conhecimento científico, proporcionando uma formação pedagógica integral sob o ponto de vista profissional, pessoal e ético. Foi sem dúvida uma sublime experiência de formação que me tornou mais eficaz, en-quanto agente do processo ensino-aprendizagem; ABSTRACT: This report aims to describe and reflect upon the development of Supervised Teaching Practice in Physical Education that took place in Escola Básica Conde de Vilalva de Évora[Conde de Vilalva de Évora Primary School], during the school year of 2013/2014, in classes from years 5 and 8. Based on the guidelines that regulate the Teaching Training and support the structure of this report, this project aims to provide a theoretical framework for some practices, to characterize the integration of trainee teachers in the School, the "struggle" be-tween teaching and learning, as well as the extracurricular classes within the school community and integration in the environment. Following the guidelines of a training reflexive model and in search of professional and personal development, the reflection was the main basis for the continuous improve-ment of this Practice. Being structured by the dimensions that compose the process, this project has con-tributed to an experience informed by scientific knowledge, providing a complete ped-agogic training considering professional, personal and ethics dimensions. It was undoubtedly an extraordinary education experience that made me more effi-cient as an agent of the teaching - learning process.Universidade de Évora2015-09-28T13:31:06Z2015-09-282015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15839http://hdl.handle.net/10174/15839TID:201064766porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosofiafeijao55@gmail.com672Feijão, Sofia Nunes Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:18.956930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
Feijão, Sofia Nunes Ramalho
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Formação de professores
Supervised teaching practice
Physical education
Teacher training
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
author Feijão, Sofia Nunes Ramalho
author_facet Feijão, Sofia Nunes Ramalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijão, Sofia Nunes Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação física
Formação de professores
Supervised teaching practice
Physical education
Teacher training
topic Prática de ensino supervisionada
Educação física
Formação de professores
Supervised teaching practice
Physical education
Teacher training
description Este Relatório pretende descrever de uma forma reflexiva, sobre o percurso desenvol-vido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física, realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora, no ano letivo 2013/2014, com as turmas do 5ºB e 8ºA. Com base nas linhas orientadoras que regulamentam o Estágio Pedagógico e funda-mentam a estruturação deste trabalho, pretende-se enquadrar teoricamente e basear algumas práticas, caraterizar o contexto de integração dos estagiários na Escola, a “la-buta” do processo ensino-aprendizagem, mas também, as atividades de intervenção na comunidade escolar e integração no meio. Seguindo as diretrizes de um modelo reflexivo da formação de professores, e em busca de um desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi o grande suporte para a melhoria contínua desta minha Prática. Estruturado pelas dimensões que constituem este processo, contribuiu para uma ex-periência fundamentada pelo conhecimento científico, proporcionando uma formação pedagógica integral sob o ponto de vista profissional, pessoal e ético. Foi sem dúvida uma sublime experiência de formação que me tornou mais eficaz, en-quanto agente do processo ensino-aprendizagem; ABSTRACT: This report aims to describe and reflect upon the development of Supervised Teaching Practice in Physical Education that took place in Escola Básica Conde de Vilalva de Évora[Conde de Vilalva de Évora Primary School], during the school year of 2013/2014, in classes from years 5 and 8. Based on the guidelines that regulate the Teaching Training and support the structure of this report, this project aims to provide a theoretical framework for some practices, to characterize the integration of trainee teachers in the School, the "struggle" be-tween teaching and learning, as well as the extracurricular classes within the school community and integration in the environment. Following the guidelines of a training reflexive model and in search of professional and personal development, the reflection was the main basis for the continuous improve-ment of this Practice. Being structured by the dimensions that compose the process, this project has con-tributed to an experience informed by scientific knowledge, providing a complete ped-agogic training considering professional, personal and ethics dimensions. It was undoubtedly an extraordinary education experience that made me more effi-cient as an agent of the teaching - learning process.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28T13:31:06Z
2015-09-28
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15839
http://hdl.handle.net/10174/15839
TID:201064766
url http://hdl.handle.net/10174/15839
identifier_str_mv TID:201064766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
sofiafeijao55@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136566422011904