Intertextualizando : asas para voar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2762 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo do Ensino Básico. A prática educativa foi desenvolvida numa escola de 2.º ciclo no distrito de Viana do Castelo, numa turma do 5. º ano de escolaridade durante onze semanas. O projeto de investigação realizado centrou-se na disciplina de Português e incidiu em 22 alunos. O objetivo do estudo era perceber o contributo da intertextualidade na aprendizagem do Português e na melhoria de atitudes face a esta disciplina em alunos do 5.º ano de escolaridade. Para tal, foram definidas as seguintes questões de investigação: Como é que a intertextualidade favorece a aprendizagem do Português? A intertextualidade poderá influenciar atitudes face ao Português? Qual o grau de implicação dos alunos em tarefas geradas a partir de contextos intertextuais? O método de investigação utilizado foi o estudo de caso, incluído numa metodologia qualitativa, tendo em conta o problema e as questões do estudo. A recolha de dados foi feita através de observação naturalista e participante, de registos audiovisuais, de documentos dos alunos e de questionários. Para análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar o envolvimento, a competência intertextual, a competência interpretativa e a competência escrita. Os resultados deste estudo revelaram que a intertextualidade parece favorecer o desenvolvimento de competências inerentes à aprendizagem do Português e também potenciar atitudes positivas face a esta disciplina. A par do trabalho de investigação está aqui, também, refletido todo o processo de intervenção educativa. |
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O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo do Ensino Básico. A prática educativa foi desenvolvida numa escola de 2.º ciclo no distrito de Viana do Castelo, numa turma do 5. º ano de escolaridade durante onze semanas. O projeto de investigação realizado centrou-se na disciplina de Português e incidiu em 22 alunos. O objetivo do estudo era perceber o contributo da intertextualidade na aprendizagem do Português e na melhoria de atitudes face a esta disciplina em alunos do 5.º ano de escolaridade. Para tal, foram definidas as seguintes questões de investigação: Como é que a intertextualidade favorece a aprendizagem do Português? A intertextualidade poderá influenciar atitudes face ao Português? Qual o grau de implicação dos alunos em tarefas geradas a partir de contextos intertextuais? O método de investigação utilizado foi o estudo de caso, incluído numa metodologia qualitativa, tendo em conta o problema e as questões do estudo. A recolha de dados foi feita através de observação naturalista e participante, de registos audiovisuais, de documentos dos alunos e de questionários. Para análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar o envolvimento, a competência intertextual, a competência interpretativa e a competência escrita. Os resultados deste estudo revelaram que a intertextualidade parece favorecer o desenvolvimento de competências inerentes à aprendizagem do Português e também potenciar atitudes positivas face a esta disciplina. A par do trabalho de investigação está aqui, também, refletido todo o processo de intervenção educativa. |
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