Escola virtual : um estudo de caso no 1.º ciclo de ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosme, Ana Maria Pereira Afonso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14563
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)
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spelling Escola virtual : um estudo de caso no 1.º ciclo de ensino básico371.68372.4Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)A evolução das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) veio revolucionar a nossa sociedade e, consequentemente, os hábitos de vida das novas gerações. Esta geração digital necessita de encontrar na escola um espaço de aprendizagem onde diferentes recursos, entre eles os digitais, motivem e estimulem cada vez mais a construção de conhecimento. Neste sentido, este projecto teve por objectivo principal descrever e analisar o interesse educativo da integração curricular das TIC a partir da utilização do software Escola Virtual no contexto de sala de aula. O estudo integrou, como amostra principal, 6 alunos do 4.º ano de escolaridade do 1º. Ciclo de Ensino Básico da Escola de Oriz São Miguel, concelho de Vila Verde, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, e uma amostra secundária, os restantes alunos da turma (16 alunos). A metodologia mais adequada a esta investigação é o Estudo de Caso. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, pois tornamo-nos professores investigadores no contexto de sala de aula durante o projecto. Além disso, foram utilizados inquéritos, questionários, entrevistas formais e informais e os produtos do trabalho dos alunos para completar e aprofundar os dados necessários a uma análise mais precisa. Os resultados demonstraram uma motivação intrínseca manifestada na participação activa dos alunos ao longo de todo o projecto tendo o uso do software contribuído para aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. A análise revelou igualmente a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem, bem como mostrou a dinâmica e o interesse de trabalhar com a articulação de conteúdos. Verificou-se mais autonomia e responsabilidade por parte dos alunos, muito interesse e empenho na resolução das tarefas propostas. Assim, verificou-se uma evolução no processo das aprendizagens com uma monitorização das aprendizagens através do feedback e das reflexões individuais e colectivas. Por estas razões defende-se a utilização das TIC, nomeadamente o uso de software educativo, neste caso a Escola Virtual, como facilitadoras e motivadoras do processo de ensino-aprendizagem, e essenciais para estas novas gerações de nativos digitais.The development of new Information and Communication Technologies (ICT) made a revolution in our society and, consequently, in the living habits of the younger generation. This digital generation needs to find a learning space in the school where different resources, including digital ones, motivate and encourage even more knowledge construction. Thus, this project aimed to describe and analyze the main educational interest of the curriculum integration of ICT starting from the use of the Virtual School software in the classroom context. The study included, as main sample, six 4th grade students from the Primary School of Oriz São Miguel, Vila Verde, aged 8 to 10 years, and as a secondary sample, the remaining students in the class (16 students). The most appropriate methodology for this research is the Case Study. The study focused on a limited time and space, having the participant observation as primary instrument for data collection, because we become teacher researchers in the context of the classroom during the project. Furthermore, we used surveys, questionnaires, formal and informal interviews and the products of students' work to complete and develop the data needed for a more precise analysis. The results demonstrated an intrinsic motivation manifested in the active participation of pupils throughout the project, once the use of the software contributed to a more motivating, challenging and meaningful learning. The analysis also showed the importance of the teacher's role as mediator in the process of teaching-learning and it revealed the dynamics and the interest in working with the contents‟ articulation as well. There was more autonomy and responsibility from the students, much interest and commitment in addressing the proposed tasks. Thus, there was an evolution in the process of learning with a monitoring of learning through feedback and through individual and collective remarks. For these reasons the use of ICT is favored, including the use of educational software, in this case the Virtual School, as facilitators and motivators of the teachinglearning process, and essential for these new generations of digital natives.Ramos, AltinaCarvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoCosme, Ana Maria Pereira Afonso20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:21.011074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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