Processos de liderança e desenvolvimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/7033 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular |
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Processos de liderança e desenvolvimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico : um estudo de caso371.214372.4Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Desenvolvimento CurricularEsta dissertação é resultado de um estudo empírico que se insere no âmbito de um projecto de investigação mais vasto intitulado: “Leading Schools Successfully in Challenging Urban Contexts: Strategies for Improvement” (Comenius 2.1). Com este estudo pretendemos analisar, descrever e problematizar a liderança protagonizada por uma coordenadora de escola do 1º ciclo do Ensino Básico e a sua influência no processo de desenvolvimento do currículo, na cultura e no clima da escola, no aproveitamento e comportamento dos alunos e também na articulação entre a escola, as famílias e a comunidade local. Tendo em conta um quadro teórico focalizado nas lideranças educativas mais numa vertente pedagógica do que de gestão e administração, e considerando os objectivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação que privilegia a metodologia qualitativa, numa aproximação ao estudo de caso. Assim, numa primeira fase, recolhemos e analisámos documentos da escola, que nos permitiram caracterizar o seu contexto; e depois realizámos entrevistas individuais à coordenadora (num total de 3), a um conjunto de professores (n=5) e a um conjunto de pais (n=5). Recorremos ainda a duas entrevistas em grupo a um conjunto de alunos (n=12). Os resultados desta investigação sugerem que a coordenadora da escola desempenha um papel mais importante do que a leitura do organigrama do agrupamento ou as competências que lhe são atribuídas legalmente permitiriam supor. Os dados indiciam que, nesta escola do 1º ciclo do Ensino Básico, os elementos da sua comunidade educativa, apesar de se encontrarem legalmente dependentes de um agrupamento de escolas e da administração central, com margens de autonomia curricular limitadas, conseguem, através da ligação ao seu contexto, da forma como organizam o seu trabalho pedagógico e de uma orientação para a melhoria e sucesso, afirmar a sua identidade e singularidade. A escola do 1º ciclo, ao ser fisicamente mais pequena mas não menos complexa do que as escolas de outros níveis de ensino, aparece como um contexto potencializador de uma liderança de proximidade, nas vertentes organizacional, pedagógica e comunitária, com estratégias de organização e gestão específicas. Desta forma, os dados do nosso estudo, corroborando outras investigações, indiciam que a coordenadora desempenha um papel preponderante na motivação de professores e alunos, funcionando como um agente de mudança, de desenvolvimento e melhoria da escola, o que nos permite problematizar os conceitos de identidade e de dependência das escolas do 1º ciclo.This dissertation is a result of an empirical study included in a more wide investigation project named: “Leading Schools Successfully in Challenging Urban Contexts: Strategies for Improvement” (Comenius 2.1). With this study we want to analyse, describe and question the leadership of a primary school leader and her influence in the curriculum development, in the culture and school climate, in the students’ behaviour and results, and also in the articulation between the school, the families and the local community. Bearing in mind a theoretical board stressing the educational leaderships in a more pedagogical than in a management level, and taking into account the goals of this study, we chose to do an investigation which emphasizes the qualitative methodology, similar to a case study. Therefore, in a former moment, we collected and analysed some school documents which allowed us to describe its context. Afterwards, we did three interviews to the school leader, to some teachers (n=5) and to some parents (n=5). We also did two interviews to a group of students (n=12). The results of this investigation suggest that the school leader plays a more important role than the analysis of the school regulation or the skills, which are legally connected, could suppose. In spite of being legally dependent on a clusters of schools and central administration with few curricular autonomy, the data suggest that this primary school community is able to show its identity and particular features through the connection to its context, the way which they organize their work and the effort to achieve success. In spite of being smaller but no less complex than the secondary schools, the primary school shows up as a context which leads to a proximity leadership as far as pedagogical, communitarian and organizational are concerned, with specific strategies of organization and management. Therefore, the data of our investigation, suggest that the school leader plays a crucial role in the students and teachers motivation, working not only as a changing agent but also as an agent of development and school improvement. This allows to question the identity and primary school dependencies and identity.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoSantos, Eva Filipa Marinho Direito dos2007-06-212007-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:38.412980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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