Práticas de envolvimento parental:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/22848 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar um estudo de caso sobre práticas de envolvimento parental, assim como a relação família-escola. Este estudo tem como principais objetivos observar práticas de envolvimento parental em contexto de educação pré-escolar e 1ºCEB, assim como perscrutar a conceção da comunidade educativa: educadora, professora e encarregados de educação, no que diz respeito às práticas de envolvimento parental empregues, assim como o seu grau de satisfação. Com o intuito de aprofundarmos o tema do envolvimento parental, procurámos definir conceitos que possam estar intrinsecamente relacionados, tais como: envolvimento e participação parental, família, perfil de desempenho do educador de infância/ professor, relação escola-família, entre outros. Inserida numa abordagem qualitativa a recolha de dados baseada na observação direta, nos questionários e entrevistas realizadas, permitiu-nos obter informações e pareceres relevantes para o estudo em questão. O cruzamento de todos os dados, por sua vez, permitiu-nos fazer uma análise de conteúdo cuidada, mostrando-nos que existe uma parceria positiva entre as famílias e as escolas, verificando-se esforços e satisfação de ambas as partes. As docentes inquiridas consideram que são detentoras de um papel muito importante, no que diz respeito a desenvolverem esforços para conseguirem a colaboração e o envolvimento das famílias na escola e os encarregados de educação consideram-se participativos na vida escolar dos seus educandos. |
id |
RCAP_325db44717cc1e21d1c7d4d46107a238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de envolvimento parental:expetativas da comunidade educativa – um estudo de casoRelação escola-famíliasEnvolvimento parentalPerfil educador de infância/professorComunicação família-escolaParceirosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar um estudo de caso sobre práticas de envolvimento parental, assim como a relação família-escola. Este estudo tem como principais objetivos observar práticas de envolvimento parental em contexto de educação pré-escolar e 1ºCEB, assim como perscrutar a conceção da comunidade educativa: educadora, professora e encarregados de educação, no que diz respeito às práticas de envolvimento parental empregues, assim como o seu grau de satisfação. Com o intuito de aprofundarmos o tema do envolvimento parental, procurámos definir conceitos que possam estar intrinsecamente relacionados, tais como: envolvimento e participação parental, família, perfil de desempenho do educador de infância/ professor, relação escola-família, entre outros. Inserida numa abordagem qualitativa a recolha de dados baseada na observação direta, nos questionários e entrevistas realizadas, permitiu-nos obter informações e pareceres relevantes para o estudo em questão. O cruzamento de todos os dados, por sua vez, permitiu-nos fazer uma análise de conteúdo cuidada, mostrando-nos que existe uma parceria positiva entre as famílias e as escolas, verificando-se esforços e satisfação de ambas as partes. As docentes inquiridas consideram que são detentoras de um papel muito importante, no que diz respeito a desenvolverem esforços para conseguirem a colaboração e o envolvimento das famílias na escola e os encarregados de educação consideram-se participativos na vida escolar dos seus educandos.Gonçalves, Ana CristinaRepositório ComumFerreira, Tânia2018-05-10T18:09:57Z2017-12-212017-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22848TID:201906325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.440245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de envolvimento parental: expetativas da comunidade educativa – um estudo de caso |
title |
Práticas de envolvimento parental: |
spellingShingle |
Práticas de envolvimento parental: Ferreira, Tânia Relação escola-famílias Envolvimento parental Perfil educador de infância/professor Comunicação família-escola Parceiros Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Práticas de envolvimento parental: |
title_full |
Práticas de envolvimento parental: |
title_fullStr |
Práticas de envolvimento parental: |
title_full_unstemmed |
Práticas de envolvimento parental: |
title_sort |
Práticas de envolvimento parental: |
author |
Ferreira, Tânia |
author_facet |
Ferreira, Tânia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Cristina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-famílias Envolvimento parental Perfil educador de infância/professor Comunicação família-escola Parceiros Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Relação escola-famílias Envolvimento parental Perfil educador de infância/professor Comunicação família-escola Parceiros Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar um estudo de caso sobre práticas de envolvimento parental, assim como a relação família-escola. Este estudo tem como principais objetivos observar práticas de envolvimento parental em contexto de educação pré-escolar e 1ºCEB, assim como perscrutar a conceção da comunidade educativa: educadora, professora e encarregados de educação, no que diz respeito às práticas de envolvimento parental empregues, assim como o seu grau de satisfação. Com o intuito de aprofundarmos o tema do envolvimento parental, procurámos definir conceitos que possam estar intrinsecamente relacionados, tais como: envolvimento e participação parental, família, perfil de desempenho do educador de infância/ professor, relação escola-família, entre outros. Inserida numa abordagem qualitativa a recolha de dados baseada na observação direta, nos questionários e entrevistas realizadas, permitiu-nos obter informações e pareceres relevantes para o estudo em questão. O cruzamento de todos os dados, por sua vez, permitiu-nos fazer uma análise de conteúdo cuidada, mostrando-nos que existe uma parceria positiva entre as famílias e as escolas, verificando-se esforços e satisfação de ambas as partes. As docentes inquiridas consideram que são detentoras de um papel muito importante, no que diz respeito a desenvolverem esforços para conseguirem a colaboração e o envolvimento das famílias na escola e os encarregados de educação consideram-se participativos na vida escolar dos seus educandos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21 2017-12-21T00:00:00Z 2018-05-10T18:09:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/22848 TID:201906325 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/22848 |
identifier_str_mv |
TID:201906325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916474044416 |