Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Marta Daniela de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/16592
Resumo: O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e visa descrever, analisar e refletir acerca das Experiências de Ensino-Aprendizagem (EEA) desenvolvidas em contexto de Creche, Jardim-de-Infância (JI) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). A principal motivação que elevou toda a PES e, por conseguinte, a pesquisa foi a de compreender a relação que se estabelece entre a família e a escola e perceber como é que ela poderá potenciar o sucesso educativo. O conceito de família e as suas estruturas foram sofrendo alterações ao longo dos tempos. Se, anteriormente, a família era encarada como a principal promotora e responsável pela educação das crianças, atualmente, o mesmo não se verifica, passando esta responsabilidade a ser partilhada com as instituições educativas. O estudo desenvolvido visa dar resposta à questão-problema Quais são as perceções dos educadores, professores e família sobre a relação escola-família e o envolvimento parental e como desenvolver estratégias potenciadoras desta relação? E estabeleceram-se os seguintes objetivos: (i) conhecer a perceção dos educadores e professores quanto ao envolvimento parental na escola; (ii) perceber de que forma as famílias podem cooperar para uma relação constante e dialogante com a escola; (iii) identificar a importância que os educadores e professores atribuem à participação e envolvimento parental na escola; e (iv) conceber e implementar estratégias de ensino-aprendizagem potenciadoras de envolvimento parental nas escolas. A investigação centra-se numa abordagem qualitativa, com recurso a alguns dados quantitativos. Recorreu-se à observação participante, às notas de campo, ao registo fotográfico e foram efetuados inquéritos por questionário às famílias, bem como aos profissionais de educação, de forma perceber a opinião dos intervenientes no processo educativo. A análise dos dados indica que, embora as famílias e os profissionais educativos tenham olhares divergentes no que diz respeito ao envolvimento das famílias em contexto educativo, têm um olhar convergente no sentido de considerarem que quanto mais as famílias participarem e se envolverem na vida da escola maior será o seu contributo para o sucesso educativo das crianças.
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Se, anteriormente, a família era encarada como a principal promotora e responsável pela educação das crianças, atualmente, o mesmo não se verifica, passando esta responsabilidade a ser partilhada com as instituições educativas. O estudo desenvolvido visa dar resposta à questão-problema Quais são as perceções dos educadores, professores e família sobre a relação escola-família e o envolvimento parental e como desenvolver estratégias potenciadoras desta relação? E estabeleceram-se os seguintes objetivos: (i) conhecer a perceção dos educadores e professores quanto ao envolvimento parental na escola; (ii) perceber de que forma as famílias podem cooperar para uma relação constante e dialogante com a escola; (iii) identificar a importância que os educadores e professores atribuem à participação e envolvimento parental na escola; e (iv) conceber e implementar estratégias de ensino-aprendizagem potenciadoras de envolvimento parental nas escolas. A investigação centra-se numa abordagem qualitativa, com recurso a alguns dados quantitativos. Recorreu-se à observação participante, às notas de campo, ao registo fotográfico e foram efetuados inquéritos por questionário às famílias, bem como aos profissionais de educação, de forma perceber a opinião dos intervenientes no processo educativo. A análise dos dados indica que, embora as famílias e os profissionais educativos tenham olhares divergentes no que diz respeito ao envolvimento das famílias em contexto educativo, têm um olhar convergente no sentido de considerarem que quanto mais as famílias participarem e se envolverem na vida da escola maior será o seu contributo para o sucesso educativo das crianças.This report reflects the work carried out for the Supervised Teaching Practice (STP) and aims to describe, analyze and reflect about the Teaching-Learning Experiences (TLE) developed in the context of Kindergarten, Nursery School and Primary School. The main motivation that elevated all the STP and, therefore, the research was to understand the relationship established between family and school and how it can enhance the educational success. The concept of family and its structures have been changing over time. If, previously, the family was seen as the main promoter and responsible for the education of the children, this is not the case today, as this responsibility is shared with educational institutions. The study developed aims to answer the problem-question What are the perceptions of teachers, educators and family about the school-family relationship and parental involvement? And the following objectives were established: (i) to know the perception of educators and teachers regarding parental involvement in school; (ii) to understand how families can cooperate for a constant dialogical relationship with the school; (iii) to identify the importance that educators and teachers give to parental participation and involvement in school; and (iv) to design and implement teaching-learning strategies that promote parental involvement in schools. The research focuses on a qualitative approach, using some quantitative data. Participant observation, field notes, photographic records were used and questionnaires were carried out to the families, as well as to education professionals, in order to perceive the opinion of the intervenients in the educational process. Data analysis indicates that, although families and educational professionals have divergent views regarding the involvement of families in an educational context, they have a convergent view in considering that the more families participate and become involved in school life, the greater their contribution to the educational success of children will be.Freire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBPessoa, Marta Daniela de Sousa2018-03-27T15:23:32Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16592TID:201828650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:38:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:00.214002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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