Trabalho prático experimental e progressão das aprendizagens: sensibilização ambiental para as chuvas ácidas no ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/17732 |
Resumo: | A educação ambiental foi o ponto de partida para esta investigação, e dentro dela escolhida a temática das chuvas ácidas. O relatório aqui apresentado foi elaborado com base num estudo de cariz qualitativo no âmbito do paradigma interpretativo e teve como principais objetivos conhecer: que aprendizagens se podem promover nos alunos com a realização de trabalhos práticos em ciências; como o trabalho prático em ciências pode promover a sensibilização ambiental; e como pode promover a sensibilização para o efeito das chuvas ácidas. A investigação foi realizada com uma turma do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico de uma escola de Faro. Ao longo das aulas práticas de ensino supervisionadas foram realizadas observações participativas, com o objetivo de recolher informação para a investigação, de modo a perceber-se: como pode o trabalho prático experimental contribuir para a progressão das aprendizagens dos alunos acerca da poluição atmosférica; e como pode contribuir para a sensibilização ambiental, mais concretamente, no que diz respeito às chuvas ácidas no ensino básico. A sequência de tarefas compreendeu a recolha das conceções dos alunos sobre as chuvas ácidas, leitura de notícias de jornal sobre as chuvas ácidas e realização de atividades práticas investigativas. As atividades práticas, de cariz experimental, tiveram como objetivo relacionar o efeito das chuvas ácidas na germinação de sementes, em edifícios e monumentos e no desenvolvimento de plantas, através do uso de líquidos com caracter ácido, como o vinagre de vinho e o sumo de limão. Durante a realização das diferentes tarefas os alunos realizaram observações, medições e registo das mesmas, com vista à recolha de informações que lhes permitissem concluir qual o efeito das chuvas ácidas, por analogia à rega com líquidos ácidos na germinação de sementes, em edifícios e monumentos e no desenvolvimento de plantas. Deste modo, os alunos desenvolveram aprendizagens conceituais, aprendizagens procedimentais e aprendizagens de atitudes. |
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Trabalho prático experimental e progressão das aprendizagens: sensibilização ambiental para as chuvas ácidas no ensino básicoAprendizagens conceitual/procedimental/atitudesChuvas ácidasPrática de ensino supervisionadaTrabalho prático experimental1º .CEB.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA educação ambiental foi o ponto de partida para esta investigação, e dentro dela escolhida a temática das chuvas ácidas. O relatório aqui apresentado foi elaborado com base num estudo de cariz qualitativo no âmbito do paradigma interpretativo e teve como principais objetivos conhecer: que aprendizagens se podem promover nos alunos com a realização de trabalhos práticos em ciências; como o trabalho prático em ciências pode promover a sensibilização ambiental; e como pode promover a sensibilização para o efeito das chuvas ácidas. A investigação foi realizada com uma turma do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico de uma escola de Faro. Ao longo das aulas práticas de ensino supervisionadas foram realizadas observações participativas, com o objetivo de recolher informação para a investigação, de modo a perceber-se: como pode o trabalho prático experimental contribuir para a progressão das aprendizagens dos alunos acerca da poluição atmosférica; e como pode contribuir para a sensibilização ambiental, mais concretamente, no que diz respeito às chuvas ácidas no ensino básico. A sequência de tarefas compreendeu a recolha das conceções dos alunos sobre as chuvas ácidas, leitura de notícias de jornal sobre as chuvas ácidas e realização de atividades práticas investigativas. As atividades práticas, de cariz experimental, tiveram como objetivo relacionar o efeito das chuvas ácidas na germinação de sementes, em edifícios e monumentos e no desenvolvimento de plantas, através do uso de líquidos com caracter ácido, como o vinagre de vinho e o sumo de limão. Durante a realização das diferentes tarefas os alunos realizaram observações, medições e registo das mesmas, com vista à recolha de informações que lhes permitissem concluir qual o efeito das chuvas ácidas, por analogia à rega com líquidos ácidos na germinação de sementes, em edifícios e monumentos e no desenvolvimento de plantas. Deste modo, os alunos desenvolveram aprendizagens conceituais, aprendizagens procedimentais e aprendizagens de atitudes.Environmental education was the starting point for this research, and within it the theme of acid rain was chosen. The report presented here was prepared based on a qualitative study within the interpretive paradigm and had as main objectives to know what learning can be promoted in students with the realization of practical work in science, how practical work in science can promote environmental awareness and how it can promote awareness of the effect of acid rain. The research was carried out with a 4th year class of the primary school in Faro. Throughout the supervised practical teaching classes participatory observations were carried out, in order to collect information for the research, of how can the experimental practical work contribute to the progression of students' learning about air pollution, contribute to environmental awareness more specifically acid rain in primary schools. The sequence of tasks included the collection of students' conceptions of acid rain, reading newspaper reports on acid rain and carrying out practical investigative activities. The experimental practical activities aimed at relating the effect of acid rain on seed germination, on buildings and monuments, and on plant development, using acidic liquids such as wine vinegar and lemon juice. During the different tasks, the students made observations, measurements and recorded them, in order to gather information that would allow them to conclude, what is the effect of acid rain, by analogy with watering with acidic liquids in the germination of seeds, in buildings and monuments and in the development of plants. In this way the students developed conceptual learning, procedural learning and learning of attitudes.Monteiro, RuteSapientiaDias, Patrícia Helena Mourão2022-03-29T09:01:58Z2021-11-152021-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17732TID:202913759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:29:56Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:37.611998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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