Trabalho prático experimental e progressão das aprendizagens: sensibilização ambiental para as chuvas ácidas no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Patrícia Helena Mourão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17732
Resumo: A educação ambiental foi o ponto de partida para esta investigação, e dentro dela escolhida a temática das chuvas ácidas. O relatório aqui apresentado foi elaborado com base num estudo de cariz qualitativo no âmbito do paradigma interpretativo e teve como principais objetivos conhecer: que aprendizagens se podem promover nos alunos com a realização de trabalhos práticos em ciências; como o trabalho prático em ciências pode promover a sensibilização ambiental; e como pode promover a sensibilização para o efeito das chuvas ácidas. A investigação foi realizada com uma turma do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico de uma escola de Faro. Ao longo das aulas práticas de ensino supervisionadas foram realizadas observações participativas, com o objetivo de recolher informação para a investigação, de modo a perceber-se: como pode o trabalho prático experimental contribuir para a progressão das aprendizagens dos alunos acerca da poluição atmosférica; e como pode contribuir para a sensibilização ambiental, mais concretamente, no que diz respeito às chuvas ácidas no ensino básico. A sequência de tarefas compreendeu a recolha das conceções dos alunos sobre as chuvas ácidas, leitura de notícias de jornal sobre as chuvas ácidas e realização de atividades práticas investigativas. As atividades práticas, de cariz experimental, tiveram como objetivo relacionar o efeito das chuvas ácidas na germinação de sementes, em edifícios e monumentos e no desenvolvimento de plantas, através do uso de líquidos com caracter ácido, como o vinagre de vinho e o sumo de limão. Durante a realização das diferentes tarefas os alunos realizaram observações, medições e registo das mesmas, com vista à recolha de informações que lhes permitissem concluir qual o efeito das chuvas ácidas, por analogia à rega com líquidos ácidos na germinação de sementes, em edifícios e monumentos e no desenvolvimento de plantas. Deste modo, os alunos desenvolveram aprendizagens conceituais, aprendizagens procedimentais e aprendizagens de atitudes.
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