O kamishibai plurilingue como impulsionador de aprendizagens e mediador da diversidade linguística
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31822 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo perceber se as atividades com recurso ao kamishibai plurilingue podem promover aprendizagens curriculares ao nível dos conhecimentos, capacidades e ati-tudes, e sensibilizar para a diversidade linguística. Neste texto apresentaremos resultados de um estudo realizado em 2019, em torno da ferramenta kamishibai plurilingue, construído a partir de um programa de intervenção didática numa turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da região de Aveiro, caracterizada pela existência de diversidade linguística e cultural. Para tal, analisaram-se registos fotográficos, e as respostas ao inquérito por entrevista à pro-fessora titular e aos alunos. Os resultados evidenciam que as atividades implementadas, com recurso ao kamishibaiplurilingue, proporcionaram aos alunos o desenvolvimento de aprendizagens curriculares ao nível do português, matemática e expressão plástica e sensibilizaram para a diversidade linguística e cultural. |
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O kamishibai plurilingue como impulsionador de aprendizagens e mediador da diversidade linguísticaKamishibai plurilingueAbordagens pluraisSensibilização à diversidade linguísticaAprendizagens curriculares no 1.º CEBEste texto tem como objetivo perceber se as atividades com recurso ao kamishibai plurilingue podem promover aprendizagens curriculares ao nível dos conhecimentos, capacidades e ati-tudes, e sensibilizar para a diversidade linguística. Neste texto apresentaremos resultados de um estudo realizado em 2019, em torno da ferramenta kamishibai plurilingue, construído a partir de um programa de intervenção didática numa turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da região de Aveiro, caracterizada pela existência de diversidade linguística e cultural. Para tal, analisaram-se registos fotográficos, e as respostas ao inquérito por entrevista à pro-fessora titular e aos alunos. Os resultados evidenciam que as atividades implementadas, com recurso ao kamishibaiplurilingue, proporcionaram aos alunos o desenvolvimento de aprendizagens curriculares ao nível do português, matemática e expressão plástica e sensibilizaram para a diversidade linguística e cultural.This text aims to understand whether activities using plurilingual kamishibai promote curricular learning in terms of knowledge, skills and attitudes, and can raise awareness of linguistic diversity.In this text we will present the results of a study carried out in 2019, around the plurilingual kamishibai tool, built from a didactic intervention program in a class of the 2nd year of primary school, in the region of Aveiro, characterized by the existence of linguistic and cultural diversity.To this end, the results were obtained by analyzing photographic records, and by interviewing the teacher and students. In conclusion, the activities implemented using plurilingual kamishibai provided students with the development of curricular learning at the level of Portuguese, mathematics and plastic expression and raised awareness of linguistic and cultural diversity.Ce texte vise à comprendre si les activités utilisant le kamishibai plurilingue favorisent l’appren-tissage scolaire en termes de connaissances, compétences et attitudes et sensibilisent à la diversité linguistique.Dans ce texte, nous présenterons les résultats d’une étude menée en 2019, autour de l’outil kamishibai plurilingue, construit à partir d’un programme d’intervention didactique dans une classe de cours élémentaire 1ème année de l’école primaire, dans la région d’Aveiro, caractérisée par l’existence d’une diversité linguistique et culturelle. Afin d’obtenir des éléments de réponse, notre choix s’est porté sur la méthode par entretien semi-directif auprès de l’enseignante et des élèves ainsi que des enregistrements photographiques. Les résultats montrent que les activités mises en œuvre, en utilisant le kamishibai plurilingue, ont permis de développer les apprentissages au niveau du portugais, des mathématiques et de l’expression plastique et ont sensibilisé les élèves à la diversité linguistique et culturelle.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)2021-08-13T15:32:35Z2020-07-01T00:00:00Z2020-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31822por1647-358210.34624/id.v12i3.20094Martins, Ana Sofia SantosFaneca, Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:22Zoai:ria.ua.pt:10773/31822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:36.287295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este texto tem como objetivo perceber se as atividades com recurso ao kamishibai plurilingue podem promover aprendizagens curriculares ao nível dos conhecimentos, capacidades e ati-tudes, e sensibilizar para a diversidade linguística. Neste texto apresentaremos resultados de um estudo realizado em 2019, em torno da ferramenta kamishibai plurilingue, construído a partir de um programa de intervenção didática numa turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da região de Aveiro, caracterizada pela existência de diversidade linguística e cultural. Para tal, analisaram-se registos fotográficos, e as respostas ao inquérito por entrevista à pro-fessora titular e aos alunos. Os resultados evidenciam que as atividades implementadas, com recurso ao kamishibaiplurilingue, proporcionaram aos alunos o desenvolvimento de aprendizagens curriculares ao nível do português, matemática e expressão plástica e sensibilizaram para a diversidade linguística e cultural. |
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