Contribuição da formação contínua para uma prática reflexiva – o que pensam os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Gisélia Brandão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6700
Resumo: O estudo partiu da relevância do tema da reflexão docente no pensamento pedagógico mais recente e do pressuposto de que a formação contínua contribui para uma prática reflexiva e que a mesma é potencializadora tanto de revisões e mudanças qualitativas na prática pedagógica quanto no perfil profissional do docente. Diante das transformações ocorridas no mundo contemporâneo, a formação do professor reflexivo aparece como contributo a formação contínua e começa a aparecer nas práticas pedagógicas, ainda que timidamente. A observação da prática pedagógica de professores no cotidiano mostraram as insatisfações dos professores quanto à ausência de práticas reflexivas no processo ensino-aprendizagem além de muitos questionamentos sobre as condições de trabalho e as exigências a que são submetidos nos dias atuais, entre outras questões que demandam considerações mais elaboradas como a dicotomia entre a teoria e a prática. Utilizamos um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa utilizando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2002) cujo objetivo é analisar o papel da Formação Contínua na prática reflexiva de professores de uma escola pública estadual do Estado da Paraíba. Outro aspecto relevante dessa pesquisa é contribuir para novas discussões sobre a identidade do professor como sujeito crítico reflexivo, que confere qualidade à profissão docente. Concluímos que a maioria dos participantes dessa pesquisa é do sexo feminino, têm mais de 41 anos e contrato de prestação de serviço [não efetivos do quadro de professores do Estado]. Afirmam ainda que não existem Formações Contínuas frequentes na escola, mas que participam com entusiasmo por considerarem importante para a melhoria do trabalho na escola, crescimento profissional, atualização e interação profissional com os pares.
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