Estratégias de comunicação das lojas monomarca vs multimarca, sob a perspetiva do consumidor: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Andreia Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62100
Resumo: Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda
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spelling Estratégias de comunicação das lojas monomarca vs multimarca, sob a perspetiva do consumidor: estudo de casoEstratégias de comunicaçãoLojas multimarcaLojas monomarcaSalsaMarques SoaresConsumidorComunication strategiesMulti-brand storesSingle-brand storesConsumerHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design e Comunicação de ModaAtualmente vivemos numa sociedade insaciável, onde se assiste a um bombardeamento de informação constante por parte de todos os meios de comunicação. O fast fashion está cada vez mais presente no dia-a-dia de cada consumidor, podendo-se traduzir que, o comprador que está sempre à procura de mais e diferente a um preço baixo. Considerando esta perspetiva sobre a sociedade de consumo, revelou-se pertinente abordar as lojas monomarca e multimarca, tendo sido selecionadas duas marcas. De um modo sintético, a loja multimarca vende o produto da marca que tem também lojas monomarcas, ambas com produtos similares e clientes idênticos. A marca Salsa, foi a marca escolhida pela existência das suas lojas monomarca. Esta marca que continua em crescimento, prima pela qualidade e variedade dos seus produtos, assim como pela satisfação do cliente. A Marques Soares, é a loja multimarca selecionada para o estudo. Conta com uma longa presença no mercado português. Possui lojas espalhadas pelo país, mas, abarca um carinho especial por parte dos portuenses. Após esta breve apresentação, é possível constatar a importância do consumidor para as marcas, e o peso destes para que as mesmas continuem no mercado. Assim sendo, esta é a perspetiva em estudo: O consumidor. Desta forma, são levantadas as seguintes questões pertinentes para o estudo: Será que ambas as marcas estão a chegar ao seu público-alvo com as suas estratégias de comunicação? Será que o consumidor está a recebê-las da maneira que a marca pretende? Concluiu-se que realmente no caso da Salsa, as estratégias de comunicação utilizadas são realmente eficazes e a resposta dos consumidores às mesmas são positivas. Mas no caso da Marques Soares os resultados já não são tão satisfatórios. A marca Marques Soares deve repensar a maneira como está no mercado, pois os seus clientes não estão a receber a informação que a marca pretende, visto todos os seus meios de comunicação não serem homogêneos.Nowadays we live in a society that is insatiable, because there is a constant update and a lot of information through all the media. Fast fashion is more and more present in a daily basis of anyone, which we can translate in a buyer that is always looking for more and different at a lower price. Considering this perspective on the consumer society, it revealed to be relevant to approach multi-brand stores and single-brand stores and two brands were selected. In a synthethic way, the multi-brand store sells the product of the brand that also has stores on her own and both have similar products as well as similar clients. The brand Salsa was chosen because of the existence of theirs single-brand stores. This brand that continues growing, primes for quality and variety of products, as well as the concern about the satisfaction of their clients. Marques Soares, is a multi-brand store selected for this study. Count with a long presence in the Portuguese market. They have stores across the all country but is specially cared by all of the population in Porto. After this brief presentation, it is possible to verify the importance of the clients to the brands, and the importance of those so the brands can stay in the market. So, this is the perspective of this study: The consumer. In this way, the following pertinent questions are raised for the study: Are the brands reaching their target with their communication strategies? Is the consumer getting them well and the way that the brand wants? The study concluded that, in the case of Salsa, those strategies used are actually being effective, and the response of the consumers to them are positive. But in the case of Marques Soares, the results are not that satisfactory. The brand Marques Soares should rethink the way that is inserted in the market, because their clients aren’t receiving the information that the brand wants, because all of their means to reach their client aren’t homogeneous.Abreu, Maria JoséUniversidade do MinhoCerqueira, Andreia Marques20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62100por202301206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:08.213780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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