A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23829
Resumo: Dissertação de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_32b1295ddadeb7335e5501dee834ef41
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político19:372.819372.819:19Dissertação de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO Relatório de Estágio que aqui se dá a conhecer contém informações, indagações e elações resultantes da vertente prática de um ciclo de formação profissional realizado numa das turmas do 10º ano, do Curso Científico-Tecnológico, da Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães. O objeto de estudo deste relatório, intitulado A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia: uma apreciação no contexto éticopolítico, remete-se principalmente à análise e avaliação da relação do método dialógico com o ensino-aprendizagem da Filosofia, bem como, o possível contributo que este pode proporcionar ao mesmo. No entanto, a narrativa apresentada não aborda apenas este conteúdo. Outros temas são aqui tratados, tais como o perfil de um bom professor e a implementação do diálogo no contexto de sala de aula e na formação ética dos alunos. Os principais objetivos inerentes a esta prática pedagógica foram o de reconhecer a Filosofia como um espaço de reflexão interdisciplinar; o de situar os problemas filosóficos no seu contexto histórico-cultural; o de promover hábitos e atitudes fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social; o de impulsionar o desempenho de papéis éticos e sociais no âmbito vivencial; o de incutir um quadro coerente e fundamentado de valores; entre outros. Os resultados aqui descritos procuraram ser coerentes e tentaram reproduzir ao máximo o caminho percorrido, as dificuldades encontradas e as conclusões retiradas.The Training Report presented in here contains information, inquiries and elations resulting of the practical side of a cycle of professional training held in one of the 10th year of the Scientific-Technological course of the Martins Sarmento High School in Guimarães. The object of this report, entitled The relevance of dialogical method in the teaching-learning philosophy: an assessment in the ethical-political context, refers mainly to the analysis and evaluation of the relationship with the dialogical method of teaching and learning Philosophy the dialogical method and their respective relationship with the teaching-learning Philosophy, as well as the possible contribution it can provides to the same. However, the narrative presented not only addresses this content. Other topics are covered in here, such as the profile of a good teacher and the implementation of dialogue in the context of the classroom and ethical education of students. The main objectives inherent in this practice were to recognize pedagogical philosophy as an interdisciplinary space for reflection, to situate the philosophical problems in their historical and cultural context, to promote habits and attitudes essential to the cognitive, personal and social, to boost the performance of ethical and social roles in experiential field, to instill a reasoned and coherent framework of values, among others. The results described herein sought to be consistent and tried to reproduce the drawn path, the difficulties encountered and the drawn conclusions.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoRodrigues, Eduardo Augusto de Faria20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:04.135572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político
title A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político
spellingShingle A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político
Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria
19:372.819
372.819:19
title_short A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político
title_full A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político
title_fullStr A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político
title_full_unstemmed A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político
title_sort A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político
author Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria
author_facet Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Custódia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv 19:372.819
372.819:19
topic 19:372.819
372.819:19
description Dissertação de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23829
url http://hdl.handle.net/1822/23829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132860679979008