A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23829 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
id |
RCAP_32b1295ddadeb7335e5501dee834ef41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23829 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político19:372.819372.819:19Dissertação de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO Relatório de Estágio que aqui se dá a conhecer contém informações, indagações e elações resultantes da vertente prática de um ciclo de formação profissional realizado numa das turmas do 10º ano, do Curso Científico-Tecnológico, da Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães. O objeto de estudo deste relatório, intitulado A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia: uma apreciação no contexto éticopolítico, remete-se principalmente à análise e avaliação da relação do método dialógico com o ensino-aprendizagem da Filosofia, bem como, o possível contributo que este pode proporcionar ao mesmo. No entanto, a narrativa apresentada não aborda apenas este conteúdo. Outros temas são aqui tratados, tais como o perfil de um bom professor e a implementação do diálogo no contexto de sala de aula e na formação ética dos alunos. Os principais objetivos inerentes a esta prática pedagógica foram o de reconhecer a Filosofia como um espaço de reflexão interdisciplinar; o de situar os problemas filosóficos no seu contexto histórico-cultural; o de promover hábitos e atitudes fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social; o de impulsionar o desempenho de papéis éticos e sociais no âmbito vivencial; o de incutir um quadro coerente e fundamentado de valores; entre outros. Os resultados aqui descritos procuraram ser coerentes e tentaram reproduzir ao máximo o caminho percorrido, as dificuldades encontradas e as conclusões retiradas.The Training Report presented in here contains information, inquiries and elations resulting of the practical side of a cycle of professional training held in one of the 10th year of the Scientific-Technological course of the Martins Sarmento High School in Guimarães. The object of this report, entitled The relevance of dialogical method in the teaching-learning philosophy: an assessment in the ethical-political context, refers mainly to the analysis and evaluation of the relationship with the dialogical method of teaching and learning Philosophy the dialogical method and their respective relationship with the teaching-learning Philosophy, as well as the possible contribution it can provides to the same. However, the narrative presented not only addresses this content. Other topics are covered in here, such as the profile of a good teacher and the implementation of dialogue in the context of the classroom and ethical education of students. The main objectives inherent in this practice were to recognize pedagogical philosophy as an interdisciplinary space for reflection, to situate the philosophical problems in their historical and cultural context, to promote habits and attitudes essential to the cognitive, personal and social, to boost the performance of ethical and social roles in experiential field, to instill a reasoned and coherent framework of values, among others. The results described herein sought to be consistent and tried to reproduce the drawn path, the difficulties encountered and the drawn conclusions.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoRodrigues, Eduardo Augusto de Faria20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:04.135572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político |
title |
A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político |
spellingShingle |
A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria 19:372.819 372.819:19 |
title_short |
A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político |
title_full |
A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político |
title_fullStr |
A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político |
title_full_unstemmed |
A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político |
title_sort |
A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-político |
author |
Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria |
author_facet |
Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Custódia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Eduardo Augusto de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
19:372.819 372.819:19 |
topic |
19:372.819 372.819:19 |
description |
Dissertação de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/23829 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/23829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132860679979008 |