O estudo antecipado mediado por tecnologias: a aprendizagem de generalidades sobre funções e o desenvolvimento da autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ana Cristina da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18471
Resumo: As causas do insucesso escolar na matemática vão muito além das capacidades intelectuais dos alunos, envolvendo também a forma como se perspetiva a construção de conhecimento, a finalidade que se atribui à aprendizagem e as práticas letivas adotadas. O professor tem de começar a envolver mais os alunos no próprio processo de aprendizagem, mesmo antes de uma abordagem formal dos tópicos, e contribuir, assim, para o desenvolvimento de outras competências, como é o caso da autonomia. As tecnologias, indissociáveis do mundo atual, podem desempenhar um papel importante neste processo. Face a esta problemática, formulou-se a seguinte questão de investigação: uma exploração prévia e extra-aula, mediada por tecnologias, de tópicos matemáticos, posteriormente abordados em sala de aula, contribui para que os alunos desenvolvam competências matemáticas e transversais? Decorrentes da questão apresentada, definiram-se os seguintes objetivos do estudo: analisar a influência da realização prévia e extra-aula, por parte de alunos do 10.º ano de escolaridade, de tarefas relacionadas com o tópico “Generalidades acerca de funções”, posteriormente lecionado em aula: (i) na construção de conhecimento relativo a esse tópico e sua aplicação na resolução de tarefas variadas e (ii) no desenvolvimento da autonomia. Por forma a tentar responder à questão de investigação e cumprir os objetivos propostos, optou-se por um estudo de caso múltiplo de natureza qualitativa, com alunos do 10.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Aveiro. Usaram-se como principais técnicas de recolha de dados a análise documental, a inquirição e a observação. Os resultados obtidos indicam que uma exploração prévia, por parte dos alunos, de tópicos matemáticos contribui para a construção e aplicação de conhecimentos relacionados com ´Generalidades acerca de funções’. Já no que se refere à autonomia: (a) constatou-se que é possível construir autonomamente conhecimento; (b) são poucos os alunos que procuram outra ajuda para além dos materiais disponibilizados pelo professor para ultrapassar as dificuldades com que se deparam e (c) embora os alunos tenham estado envolvidos e interessados nas aulas, nem todos os casos analisados concordam que o trabalho autónomo favorece a aprendizagem da matemática.
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Face a esta problemática, formulou-se a seguinte questão de investigação: uma exploração prévia e extra-aula, mediada por tecnologias, de tópicos matemáticos, posteriormente abordados em sala de aula, contribui para que os alunos desenvolvam competências matemáticas e transversais? Decorrentes da questão apresentada, definiram-se os seguintes objetivos do estudo: analisar a influência da realização prévia e extra-aula, por parte de alunos do 10.º ano de escolaridade, de tarefas relacionadas com o tópico “Generalidades acerca de funções”, posteriormente lecionado em aula: (i) na construção de conhecimento relativo a esse tópico e sua aplicação na resolução de tarefas variadas e (ii) no desenvolvimento da autonomia. Por forma a tentar responder à questão de investigação e cumprir os objetivos propostos, optou-se por um estudo de caso múltiplo de natureza qualitativa, com alunos do 10.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Aveiro. Usaram-se como principais técnicas de recolha de dados a análise documental, a inquirição e a observação. Os resultados obtidos indicam que uma exploração prévia, por parte dos alunos, de tópicos matemáticos contribui para a construção e aplicação de conhecimentos relacionados com ´Generalidades acerca de funções’. Já no que se refere à autonomia: (a) constatou-se que é possível construir autonomamente conhecimento; (b) são poucos os alunos que procuram outra ajuda para além dos materiais disponibilizados pelo professor para ultrapassar as dificuldades com que se deparam e (c) embora os alunos tenham estado envolvidos e interessados nas aulas, nem todos os casos analisados concordam que o trabalho autónomo favorece a aprendizagem da matemática.The main causes for the underachievement in mathematics go far beyond the students’ intellectual abilities, involving as well the way we envision the knowledge construction, the purpose given to the learning and the adopted teaching process. Teachers must start involving students in the learning process itself, even before a formal topics approach, and thus contribute to the development of other skills, such as autonomy. Technologies, indivisible from the modern world, may play an important role in this process. To deal with this issue, the following research question was formulated: a prior and extra-class approach mediated by technologies of mathematical topics, later covered in the classroom, could this help students in mathematical and transversal development? Due to the previous question, the following objectives were defined: analyze the influence of the accomplishment of tasks related with the “Generalities on Functions” prior and extra-class, by 10th grade students, later taught in class: (i) on the construction of knowledge concerning this topic and its application in the resolution of some tasks and (ii) on the autonomy development. In order to answer the research question and fulfill the proposed goals, it was decided for a multiple case study of qualitative nature, with 10th grade students from a school in the district of Aveiro. The main data collection techniques were the documentary analysis, techniques of enquiry and observation. The obtained results indicate that a prior investigation, by the students, of the mathematical topics contributes to the construction and application of knowledge relating to “Generalities on Functions”. Regarding autonomy: (a) it was found that it’s possible to build knowledge autonomously (b) few are the students that seek for help beyond the materials given by teachers to overcome the difficulties encountered and (c) although students have been involved and interested in lessons, not all the examined cases settle that the autonomous work benefits the mathematics learning.Universidade de Aveiro2017-10-10T10:41:23Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18471TID:201562758porValente, Ana Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:03Zoai:ria.ua.pt:10773/18471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:12.554785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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