Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Diogo da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/42507
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_32de082cb00659c80581fda86752f8b4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/42507
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016Ensino da educação físicaAvaliaçãoProcesso ensino aprendizagemRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Na conceção deste documento pretende-se que o professor estagiário demonstre competências de análise crítica e reflexão aprofundada a partir da sua experiência de Estágio Pedagógico. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa de formação curricular, na qual o professor estagiário, devidamente orientado e supervisionado, exerce e cumpre todas as tarefas inerentes à função de docente. Assim, o Estágio Pedagógico, no meu caso, realizado na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra, no ano letivo de 2015/2016, consistiu na transposição para o contexto real dos conhecimentos adquiridos na formação inicial através da lecionação da disciplina de Educação Física junto da turma B do 10º ano de escolaridade. O presente documento encontra-se estruturado em três partes fundamentais e uma suplementar. A primeira parte é basicamente descritiva e relacionada com a contextualização da prática desenvolvida. A segunda parte incide na análise reflexiva sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento e realização, e a terceira à avaliação. A última parte é do aprofundamento do tema/problema, com o objetivo de se perceber a “Motivação dos alunos federados e ex-federados nas aulas de Educação Física relativamente às modalidades de que são ou foram praticantes”, onde os resultados apontam para uma maior motivação nas modalidades que são federados. The Internship Final Report falls within the scope of the course Training Report, the second year of the Master in Physical Education Teaching of Elementary and Secondary Education, Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. In designing this document is intended that the trainee teacher demonstrates critical analysis skills and thorough reflection from its Teacher Training experience. Teacher Training is the culmination of a training curriculum stage in which the teacher trainee, properly guided and supervised exercises and fulfills all tasks of the teaching function. Teacher Training, in my case, made in Primary and Secondary School of Quinta das Flores, in Coimbra, in the academic year 2015/2016, was the transposition into the knowledge acquired in the initial formation through the discipline of teach Physical Education with the B class of the 10th grade. This document is structured into three main parts and an additional. The first part is basically descriptive and related to the context of established practice. The second part focuses on reflective analysis of the pedagogical practice in the planning and realization. The third part is on the assessment. Finally, the last part is deepening the theme/problem, with the objective to understand the "student motivation and federated former federal states in Physical Education classes for the modalities that are or were practicing", where the results point to a higher motivation in the modalities in which students are federate members.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/42507http://hdl.handle.net/10316/42507porPedrosa, Diogo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:34:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/42507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:21.476306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016
Pedrosa, Diogo da Silva
Ensino da educação física
Avaliação
Processo ensino aprendizagem
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores com a turma B do 10º ano no ano letivo de 2015-2016
author Pedrosa, Diogo da Silva
author_facet Pedrosa, Diogo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Diogo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Avaliação
Processo ensino aprendizagem
topic Ensino da educação física
Avaliação
Processo ensino aprendizagem
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/42507
http://hdl.handle.net/10316/42507
url http://hdl.handle.net/10316/42507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133665479884800