O questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de Matemática do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7228 |
Resumo: | O presente trabalho assume-se como um contributo para o desenvolvimento do pensamento crítico em contexto educativo no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), designadamente na área da Matemática. Com esse propósito, recorreu-se ao questionamento com o intuito de construir questões promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Tendo em conta que o pensamento crítico integra a família de capacidades cognitivas superiores, juntamente com a tomada de decisão e resolução de problemas, procurou-se potenciar, também, estas duas competências. A aprendizagem, baseada na resolução de problemas, procura promover o pensamento crítico dos alunos e competências essenciais para a aquisição de novas técnicas e novos conhecimentos, fulcrais e necessários, para colmatar os obstáculos que surgirão no decurso da vida de qualquer cidadão. A utilização de instrumentos com caraterísticas e formatos diferentes, isto é, questões cujos propósitos sejam valorizar e avaliar a leitura dos enunciados dos problemas e a sua interpretação, pretende obter respostas alargadas, nas quais, os alunos, exponham as suas opiniões, pontos de vista e argumentos que os sustentem. No presente trabalho partilhamos, também, uma experiência de ensino realizada numa turma de Matemática, com 23 alunos, do 5.º ano de escolaridade do 2.º CEB, na qual se implementaram três questões aula. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e interpretativa, recorrendo ao design de estudo de caso. No processamento dos dados, relativos à análise das respostas às questões aula, usou-se a análise de conteúdo, formulando categorias de análise a posterior, apresentando exemplos elucidativos de cada uma das categorias. Com o intuito de manter sempre o questionamento presente de forma apoiar o aluno na realização das suas atividades, apresenta-se a proposta de um guião de apoio à resolução de problemas. Com a futura implementação deste recurso, pretende-se aferir o seu impacto na evolução da reflexão e metacognição do aluno, ajudando-o a selecionar e a realizar um conjunto de ações por forma a chegar à solução ótima. Neste processo, desenvolverá as suas competências de raciocínio, análise, reflexão, compreensão, interpretação, tomada de decisão e a sua capacidade de pensamento crítico. |
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A aprendizagem, baseada na resolução de problemas, procura promover o pensamento crítico dos alunos e competências essenciais para a aquisição de novas técnicas e novos conhecimentos, fulcrais e necessários, para colmatar os obstáculos que surgirão no decurso da vida de qualquer cidadão. A utilização de instrumentos com caraterísticas e formatos diferentes, isto é, questões cujos propósitos sejam valorizar e avaliar a leitura dos enunciados dos problemas e a sua interpretação, pretende obter respostas alargadas, nas quais, os alunos, exponham as suas opiniões, pontos de vista e argumentos que os sustentem. No presente trabalho partilhamos, também, uma experiência de ensino realizada numa turma de Matemática, com 23 alunos, do 5.º ano de escolaridade do 2.º CEB, na qual se implementaram três questões aula. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e interpretativa, recorrendo ao design de estudo de caso. No processamento dos dados, relativos à análise das respostas às questões aula, usou-se a análise de conteúdo, formulando categorias de análise a posterior, apresentando exemplos elucidativos de cada uma das categorias. Com o intuito de manter sempre o questionamento presente de forma apoiar o aluno na realização das suas atividades, apresenta-se a proposta de um guião de apoio à resolução de problemas. Com a futura implementação deste recurso, pretende-se aferir o seu impacto na evolução da reflexão e metacognição do aluno, ajudando-o a selecionar e a realizar um conjunto de ações por forma a chegar à solução ótima. Neste processo, desenvolverá as suas competências de raciocínio, análise, reflexão, compreensão, interpretação, tomada de decisão e a sua capacidade de pensamento crítico.This work is assumed as a contribution to the development of critical thinking in educational context in 1st and 2nd cycles of Basic Education, focusing particularly mathematics’ area. In this context, was used questioning in order to build questions that can promote the critical thinking’s development of the students. Given that critical thinking is part of the higher cognitive abilities family along with decision-making and problem solving, this two skills were promoted also. Learning based on problem solving, seeks to promote students’ critical thinking and some essential key competences, in order to acquire necessary new techniques and knowledge to overcome the obstacles that arise during the life time of any citizen. The use of instruments with different features and formats, which the main purpose is to value and evaluate the reading of the statements of the problems and their interpretation, seeks for extended answers which exposed opinions, point of views and arguments that support them. In the present work we share also a teaching experience carried out in a math class with 23 students of the 5th grade of Basic Education’s 2nd cycle, in which was implemented three end of lession tasks. The methodology was qualitative and interpretative, using the case study design. In data processing related to the analysis of the class end of lession tasks responses, was used content analysis, and we present examples that represent each one. In order to always keep the question design present to support the student in carrying out his activities, a support problem solving script is proposed. With the future implementation of this feature is intended to study its impact on the reflection and metacognition student’s evolution, helping him to select and perform a set of actions in order to reach the optimal solution. In this process, students will develop their thinking skills, analysis, reflection, understanding, interpretation, decision making and critical thinking skills.2017-02-03T11:52:04Z2017-02-03T00:00:00Z2017-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7228porFerreira, Tânia Daniela Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:44.570220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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