O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cecília Maria dos Santos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5773
Resumo: O propósito deste trabalho de investigação é tratar propostas didáticas com diferentes tipos de publicidades no ensino da língua estrangeira. Apresenta-se metodologias e processos de ensino de Espanhol Língua Estrangeira, tendo em conta os programas nacionais do Ensino Básico e Secundário e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. A abordagem adotada tem por base o uso da língua e estratégias metodológicas para ativar nos aprendentes as competências gerais e comunicativas, com o objetivo de desenvolverem, com sucesso, as atividades, em especial, a de produção de textos, expressões ou frases escritas. Focalizamo-nos, portanto, na competência da expressão escrita e na construção de enunciados que lhes permitam realizar atividades e implementar formas de utilização e desenvolvimento de capacidades. O objetivo desta dissertação é verificar até que ponto os anúncios publicitários são um material didático estimulante na aula de Espanhol Língua Estrangeira. Dado que estamos num mundo digital, focamos, principalmente, o anúncio audiovisual e o anúncio gráfico em diversas atividades preparadas para a aula de espanhol. Este meio de comunicação tem vários benefícios e pode ajudar o docente a ultrapassar as dificuldades de ensino da escrita. Constatamos que a publicidade é um material que oferece vários benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Através dele, melhoramos a motivação e a concentração dos discentes e devolvemos maior interesse nas atividades de escrita.
id RCAP_330260475db9403b675f34b95ac4fa7e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeiraAudiovisualMotivaçãoExpressão escritaPublicidadeAnúncio publicitárioProposta didáticaO propósito deste trabalho de investigação é tratar propostas didáticas com diferentes tipos de publicidades no ensino da língua estrangeira. Apresenta-se metodologias e processos de ensino de Espanhol Língua Estrangeira, tendo em conta os programas nacionais do Ensino Básico e Secundário e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. A abordagem adotada tem por base o uso da língua e estratégias metodológicas para ativar nos aprendentes as competências gerais e comunicativas, com o objetivo de desenvolverem, com sucesso, as atividades, em especial, a de produção de textos, expressões ou frases escritas. Focalizamo-nos, portanto, na competência da expressão escrita e na construção de enunciados que lhes permitam realizar atividades e implementar formas de utilização e desenvolvimento de capacidades. O objetivo desta dissertação é verificar até que ponto os anúncios publicitários são um material didático estimulante na aula de Espanhol Língua Estrangeira. Dado que estamos num mundo digital, focamos, principalmente, o anúncio audiovisual e o anúncio gráfico em diversas atividades preparadas para a aula de espanhol. Este meio de comunicação tem vários benefícios e pode ajudar o docente a ultrapassar as dificuldades de ensino da escrita. Constatamos que a publicidade é um material que oferece vários benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Através dele, melhoramos a motivação e a concentração dos discentes e devolvemos maior interesse nas atividades de escrita.The main purpose of this investigation work is to present didactic activities with a different kind of publicities in the foreign Spanish language classroom. The point of this dissertation in the beginning was to see how the publicity is a didactic stimulant material for the foreign Spanish classroom. Has we are in a digital word we chose specially the audiovisual advertisement in publicity, based on several activities used in practise classes of Spanish learning, has a way to motivate for writing. This way of communication has many benefits and they could help to surpass the difficulties of teaching, in learning classes. We have proved that this kind of publicity audiovisual material has many benefits for the whole teaching-learning process, since it improves motivation, creativity and students attention, and it helps the development and the interest in the proposed tasks of writing.2016-04-14T12:00:37Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5773pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cecília Maria dos Santos dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:34Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:50.155392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira
title O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira
spellingShingle O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira
Oliveira, Cecília Maria dos Santos de
Audiovisual
Motivação
Expressão escrita
Publicidade
Anúncio publicitário
Proposta didática
title_short O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira
title_full O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira
title_fullStr O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira
title_full_unstemmed O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira
title_sort O anúncio publicitário: proposta didática para o desenvolvimento da expressão escrita em aula de espanhol língua estrangeira
author Oliveira, Cecília Maria dos Santos de
author_facet Oliveira, Cecília Maria dos Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cecília Maria dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
Motivação
Expressão escrita
Publicidade
Anúncio publicitário
Proposta didática
topic Audiovisual
Motivação
Expressão escrita
Publicidade
Anúncio publicitário
Proposta didática
description O propósito deste trabalho de investigação é tratar propostas didáticas com diferentes tipos de publicidades no ensino da língua estrangeira. Apresenta-se metodologias e processos de ensino de Espanhol Língua Estrangeira, tendo em conta os programas nacionais do Ensino Básico e Secundário e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. A abordagem adotada tem por base o uso da língua e estratégias metodológicas para ativar nos aprendentes as competências gerais e comunicativas, com o objetivo de desenvolverem, com sucesso, as atividades, em especial, a de produção de textos, expressões ou frases escritas. Focalizamo-nos, portanto, na competência da expressão escrita e na construção de enunciados que lhes permitam realizar atividades e implementar formas de utilização e desenvolvimento de capacidades. O objetivo desta dissertação é verificar até que ponto os anúncios publicitários são um material didático estimulante na aula de Espanhol Língua Estrangeira. Dado que estamos num mundo digital, focamos, principalmente, o anúncio audiovisual e o anúncio gráfico em diversas atividades preparadas para a aula de espanhol. Este meio de comunicação tem vários benefícios e pode ajudar o docente a ultrapassar as dificuldades de ensino da escrita. Constatamos que a publicidade é um material que oferece vários benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Através dele, melhoramos a motivação e a concentração dos discentes e devolvemos maior interesse nas atividades de escrita.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-04-14T12:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5773
url http://hdl.handle.net/10348/5773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137156398055424