Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5003 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
id |
RCAP_33034fb364c98f15ed7559529061b6ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/5003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dançaInclusãoNecessidades educativas especiaisAutonomia pessoalSocializaçãoDançaInclusionSpecial educational needsPersonal autonomySocializationDanceDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorO presente projeto visa acompanhar os efeitos da dança num grupo de crianças com e sem necessidades educativas especiais (NEE). entendendo-se que a dança tem um papel fulcral no fomento da socialização, da inclusão e da autonomia destes alunos no contexto referido. O estudo empreendido visa compreender se a dança é um meio facilitador na socialização, inclusão e autonomia pessoal de crianças com NEE O estudo foi realizado num agrupamento de escolas de Quarteira tendo participado 45 alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos). Aplicaram-se como instrumentos de recolha de dados, testes sociométricos, entrevistas semiestruturadas, atividades práticas desenvolvidas nas aulas de Educação Especial e grelhas de observação não-participante. Concluiu-se que ao nível da socialização e inclusão a dança atuou como um catalisador no estabelecimento de novos relacionamentos e no aprofundamento de outros já existentes, bem como na minimização de atritos entre os alunos das duas turmas, pois proporcionou interação e o convívio, para além da empatia e da tolerância. No que concerne à autonomia pessoal, verificou-se também que os alunos aprenderam a maximizar as suas potencialidades e a minimizar os seus constrangimentos. Para além disso, a sensação de bem-estar que experienciaram com a dança, bem como a positividade da experiência, reforçou-lhes a autoestima e tornou-os mais autónomos e independentes no desempenho doutras tarefas e na gestão das suas próprias decisões.This project aims to monitor the effects of dance in a group of children with and without special educational needs (SEN). The goal was to integrate the project "different children" in the school / surroundings and participation in recreational activities, i.e it being understood that dance plays a central role in fostering the socialization, inclusion and autonomy of students in that context. The study undertaken aims to understand the dance as a way of socialization, inclusion and personal autonomy of children with SEN. The study was conducted in a group of Quarteira schools with the 45 students of the 1st school degree (3rd and 4th years). It was applied as data collection tools, sociometric tests, structured interviews, practical activities developed in special education classes and observation grids non-runner. Was concluded that the level of socialization and inclusion dance served as a catalyst in establishing new relationships and deepening existing ones, as well as the minimization of friction between students of the two classes, as provided interaction and socializing beyond empathy and tolerance. With regard to personal autonomy, it is also found that students learned to maximize their potential and minimize their constraints. Furthermore, the sense of well being that they have experienced with dance as well as the a positivity they reach with the experience, strengthened their self esteem and made them more autonomous and independent in the performance of other tasks and managing their own decisions.[s.n.]Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilvério, Carina Cavalheiro2015-11-18T15:04:17Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5003202442462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:50.224817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança |
title |
Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança |
spellingShingle |
Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança Silvério, Carina Cavalheiro Inclusão Necessidades educativas especiais Autonomia pessoal Socialização Dança Inclusion Special educational needs Personal autonomy Socialization Dance |
title_short |
Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança |
title_full |
Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança |
title_fullStr |
Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança |
title_full_unstemmed |
Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança |
title_sort |
Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança |
author |
Silvério, Carina Cavalheiro |
author_facet |
Silvério, Carina Cavalheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Fátima Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvério, Carina Cavalheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Necessidades educativas especiais Autonomia pessoal Socialização Dança Inclusion Special educational needs Personal autonomy Socialization Dance |
topic |
Inclusão Necessidades educativas especiais Autonomia pessoal Socialização Dança Inclusion Special educational needs Personal autonomy Socialization Dance |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-18T15:04:17Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/5003 202442462 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/5003 |
identifier_str_mv |
202442462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130285133004800 |