Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério, Carina Cavalheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5003
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_33034fb364c98f15ed7559529061b6ca
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dançaInclusãoNecessidades educativas especiaisAutonomia pessoalSocializaçãoDançaInclusionSpecial educational needsPersonal autonomySocializationDanceDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorO presente projeto visa acompanhar os efeitos da dança num grupo de crianças com e sem necessidades educativas especiais (NEE). entendendo-se que a dança tem um papel fulcral no fomento da socialização, da inclusão e da autonomia destes alunos no contexto referido. O estudo empreendido visa compreender se a dança é um meio facilitador na socialização, inclusão e autonomia pessoal de crianças com NEE O estudo foi realizado num agrupamento de escolas de Quarteira tendo participado 45 alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos). Aplicaram-se como instrumentos de recolha de dados, testes sociométricos, entrevistas semiestruturadas, atividades práticas desenvolvidas nas aulas de Educação Especial e grelhas de observação não-participante. Concluiu-se que ao nível da socialização e inclusão a dança atuou como um catalisador no estabelecimento de novos relacionamentos e no aprofundamento de outros já existentes, bem como na minimização de atritos entre os alunos das duas turmas, pois proporcionou interação e o convívio, para além da empatia e da tolerância. No que concerne à autonomia pessoal, verificou-se também que os alunos aprenderam a maximizar as suas potencialidades e a minimizar os seus constrangimentos. Para além disso, a sensação de bem-estar que experienciaram com a dança, bem como a positividade da experiência, reforçou-lhes a autoestima e tornou-os mais autónomos e independentes no desempenho doutras tarefas e na gestão das suas próprias decisões.This project aims to monitor the effects of dance in a group of children with and without special educational needs (SEN). The goal was to integrate the project "different children" in the school / surroundings and participation in recreational activities, i.e it being understood that dance plays a central role in fostering the socialization, inclusion and autonomy of students in that context. The study undertaken aims to understand the dance as a way of socialization, inclusion and personal autonomy of children with SEN. The study was conducted in a group of Quarteira schools with the 45 students of the 1st school degree (3rd and 4th years). It was applied as data collection tools, sociometric tests, structured interviews, practical activities developed in special education classes and observation grids non-runner. Was concluded that the level of socialization and inclusion dance served as a catalyst in establishing new relationships and deepening existing ones, as well as the minimization of friction between students of the two classes, as provided interaction and socializing beyond empathy and tolerance. With regard to personal autonomy, it is also found that students learned to maximize their potential and minimize their constraints. Furthermore, the sense of well being that they have experienced with dance as well as the a positivity they reach with the experience, strengthened their self esteem and made them more autonomous and independent in the performance of other tasks and managing their own decisions.[s.n.]Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilvério, Carina Cavalheiro2015-11-18T15:04:17Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5003202442462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:50.224817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança
title Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança
spellingShingle Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança
Silvério, Carina Cavalheiro
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Autonomia pessoal
Socialização
Dança
Inclusion
Special educational needs
Personal autonomy
Socialization
Dance
title_short Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança
title_full Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança
title_fullStr Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança
title_full_unstemmed Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança
title_sort Socialização e inclusão das crianças com necessidades educativas especiais através da dança
author Silvério, Carina Cavalheiro
author_facet Silvério, Carina Cavalheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvério, Carina Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades educativas especiais
Autonomia pessoal
Socialização
Dança
Inclusion
Special educational needs
Personal autonomy
Socialization
Dance
topic Inclusão
Necessidades educativas especiais
Autonomia pessoal
Socialização
Dança
Inclusion
Special educational needs
Personal autonomy
Socialization
Dance
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-18T15:04:17Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5003
202442462
url http://hdl.handle.net/10284/5003
identifier_str_mv 202442462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130285133004800