Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Elisane de Paula Feitosa de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.melo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530
Resumo: Analisa as estratégias de socialização de crianças com Necessidades Educacionais Especializadas desenvolvidas pelos profissionais da Escola Municipal Profª Zélia Braz no município de Sumé - PB, analisando as concepções de inclusão e as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais que acompanham de perto a Socialização de Crianças com NEE. (professor da sala regular, professor especialista da sala do Atendimento Educacional Especializado e o cuidador. A finalidade deste trabalho é a de contribuir com a produção de conhecimentos sobre o papel mediador dos diferentes sujeitos educativos presentes na escola.Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado questionários e entrevistas. .Nesta pesquisa os resultados nos mostram que as concepções dos profissionais sobre a inclusão é humanística e estão relacionadas com as relações sociais,que as práticas da professora regular para a socialização do aluno com NEE é potencializada através das atividades propostas em grupo e limitadas nas atividades individuais,aponta também a importância do cuidador no processo de inclusão das crianças e que as estratégias da professora especialista são os atendimentos que trabalham as especificidades do aluno com NEE.
id UFCG_c0c4dbc67d04025a8a8a6e8d6d842e69
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4530
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.Socialization of children with educational needs in school: a case study in Cariri ParaibanoSocialização de crianças especiaisCrianças com necessidades especiaisEducação especialNecessidades educacionais especiaisEscola e inclusãoInclusão e escolaSocialization of special childrenChildren with special needsSpecial educational needsInclusionSchool and inclusionEducação Especial.Analisa as estratégias de socialização de crianças com Necessidades Educacionais Especializadas desenvolvidas pelos profissionais da Escola Municipal Profª Zélia Braz no município de Sumé - PB, analisando as concepções de inclusão e as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais que acompanham de perto a Socialização de Crianças com NEE. (professor da sala regular, professor especialista da sala do Atendimento Educacional Especializado e o cuidador. A finalidade deste trabalho é a de contribuir com a produção de conhecimentos sobre o papel mediador dos diferentes sujeitos educativos presentes na escola.Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado questionários e entrevistas. .Nesta pesquisa os resultados nos mostram que as concepções dos profissionais sobre a inclusão é humanística e estão relacionadas com as relações sociais,que as práticas da professora regular para a socialização do aluno com NEE é potencializada através das atividades propostas em grupo e limitadas nas atividades individuais,aponta também a importância do cuidador no processo de inclusão das crianças e que as estratégias da professora especialista são os atendimentos que trabalham as especificidades do aluno com NEE.This work analyzes the strategies of socialization of children with SEN developed by School professionals Municipal Profª Zélia Braz in the municipality of Sumé, Pb, analyzing the conceptions of inclusion and educational practices developed by the professionals who follow closely the socialization of children with SEN. (regular room teacher, professor of Educational Service room specialist expertise and the caregiver. The purpose of this work is to contribute to the production of knowledge on the role of the different educational subjects mediator present at school. This research is of a qualitative nature and for the obtaining of data was carried out observations, questionnaires and interviews. In this research the results show us that the conceptions of professionals about the inclusion is humanistic and are related to social relations, that the practices of the regular teacher for the socialization of the NEE pupil is increased through the proposed activities in Group and individual activities, limited points the importance of caregivers in the process of inclusion of children and teacher strategies expert are working calls the specifics of the student with NEE.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSÁ, Carolina Figueiredo de.SÁ, C. F.http://lattes.cnpq.br/0857154787322623SANTOS, Valdonilson Barbosa dos Santos.NUNES, Laísy de Lima.MELO, Elisane de Paula Feitosa de.2018-12-172019-06-26T13:31:45Z2019-06-262019-06-26T13:31:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.melohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530MELO, Elisane de Paula Feitosa. Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano. 2018. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-16T18:27:03Zoai:localhost:riufcg/4530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-16T18:27:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.
Socialization of children with educational needs in school: a case study in Cariri Paraibano
title Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.
spellingShingle Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.
MELO, Elisane de Paula Feitosa de.
Socialização de crianças especiais
Crianças com necessidades especiais
Educação especial
Necessidades educacionais especiais
Escola e inclusão
Inclusão e escola
Socialization of special children
Children with special needs
Special educational needs
Inclusion
School and inclusion
Educação Especial.
title_short Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.
title_full Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.
title_fullStr Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.
title_full_unstemmed Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.
title_sort Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.
author MELO, Elisane de Paula Feitosa de.
author_facet MELO, Elisane de Paula Feitosa de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SÁ, Carolina Figueiredo de.
SÁ, C. F.
http://lattes.cnpq.br/0857154787322623
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos Santos.
NUNES, Laísy de Lima.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Elisane de Paula Feitosa de.
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização de crianças especiais
Crianças com necessidades especiais
Educação especial
Necessidades educacionais especiais
Escola e inclusão
Inclusão e escola
Socialization of special children
Children with special needs
Special educational needs
Inclusion
School and inclusion
Educação Especial.
topic Socialização de crianças especiais
Crianças com necessidades especiais
Educação especial
Necessidades educacionais especiais
Escola e inclusão
Inclusão e escola
Socialization of special children
Children with special needs
Special educational needs
Inclusion
School and inclusion
Educação Especial.
description Analisa as estratégias de socialização de crianças com Necessidades Educacionais Especializadas desenvolvidas pelos profissionais da Escola Municipal Profª Zélia Braz no município de Sumé - PB, analisando as concepções de inclusão e as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais que acompanham de perto a Socialização de Crianças com NEE. (professor da sala regular, professor especialista da sala do Atendimento Educacional Especializado e o cuidador. A finalidade deste trabalho é a de contribuir com a produção de conhecimentos sobre o papel mediador dos diferentes sujeitos educativos presentes na escola.Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado questionários e entrevistas. .Nesta pesquisa os resultados nos mostram que as concepções dos profissionais sobre a inclusão é humanística e estão relacionadas com as relações sociais,que as práticas da professora regular para a socialização do aluno com NEE é potencializada através das atividades propostas em grupo e limitadas nas atividades individuais,aponta também a importância do cuidador no processo de inclusão das crianças e que as estratégias da professora especialista são os atendimentos que trabalham as especificidades do aluno com NEE.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
2019-06-26T13:31:45Z
2019-06-26
2019-06-26T13:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.melo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530
MELO, Elisane de Paula Feitosa. Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano. 2018. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.melo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530
identifier_str_mv MELO, Elisane de Paula Feitosa. Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano. 2018. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892092841099264