Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Vânia Sofia Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29982
Resumo: A literatura tem identificado duas conceções pessoais de inteligência (mindsets), nomeadamente a fixa e a de crescimento, concebidas ao longo de um continuum. Estudos internacionais têm demonstrado que a mentalidade de crescimento poderá predispor ao maior envolvimento do aluno nas suas aprendizagens, encorajando-o a ser resiliente e persistente no sentido de perseverar face às suas dificuldades. O objetivo deste estudo exploratório consistiu no desenho, implementação e avaliação de uma intervenção em contexto escolar, promotora da mentalidade de crescimento, adotando um desenho quase-experimental intersujeitos que implicou 38 alunos do 5.º ano. O programa, designado “Dr. Cérebrus”, foi implementado ao longo de seis sessões e pretendeu explorar a importância do erro, do feedback, do esforço, do treino e da perseverança nas aprendizagens. A recolha de dados, no pré-, pós-teste e ao longo das sessões, envolveu instrumentos de natureza quantitativa, qualitativa e múltiplos informadores (alunos, encarregados de educação e docente). Os resultados apontam para as potencialidades do programa na promoção da mentalidade de crescimento, embora surja também a consideração de fatores contextuais alheios à intervenção desenvolvida. São discutidos os pontos fortes e fragilidades da investigação, assim como implicações para a prática educativa.
id RCAP_330cacc1b930c56dda53358c52e18f8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolarConceções pessoais de inteligênciaMentalidade de crescimentoMentalidade fixaPrograma de intervençãoPersonal conceptions of intelligenceGrowth mindsetFixed mindsetIntervention programDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA literatura tem identificado duas conceções pessoais de inteligência (mindsets), nomeadamente a fixa e a de crescimento, concebidas ao longo de um continuum. Estudos internacionais têm demonstrado que a mentalidade de crescimento poderá predispor ao maior envolvimento do aluno nas suas aprendizagens, encorajando-o a ser resiliente e persistente no sentido de perseverar face às suas dificuldades. O objetivo deste estudo exploratório consistiu no desenho, implementação e avaliação de uma intervenção em contexto escolar, promotora da mentalidade de crescimento, adotando um desenho quase-experimental intersujeitos que implicou 38 alunos do 5.º ano. O programa, designado “Dr. Cérebrus”, foi implementado ao longo de seis sessões e pretendeu explorar a importância do erro, do feedback, do esforço, do treino e da perseverança nas aprendizagens. A recolha de dados, no pré-, pós-teste e ao longo das sessões, envolveu instrumentos de natureza quantitativa, qualitativa e múltiplos informadores (alunos, encarregados de educação e docente). Os resultados apontam para as potencialidades do programa na promoção da mentalidade de crescimento, embora surja também a consideração de fatores contextuais alheios à intervenção desenvolvida. São discutidos os pontos fortes e fragilidades da investigação, assim como implicações para a prática educativa.The literature has been identified two personal conceptions of intelligence (mindsets), the fixed and the growth one, conceived along a continuum. International studies have shown that the growth mindset may predispose students to greater involvement in their learning, encouraging them to be resilient and persistent in order to persevere in their difficulties. The objective of this exploratory study consisted in the design, implementation and evaluation of an intervention in a school context, promoter of the growth mindset, adopting a quasi-experimental design that involved 38 students of the 5th grade. The program, designated “Dr. Cérebrus”, was implemented over six sessions and aimed to explore the importance of error, feedback, effort, practice and perseverance in learning. Data collection, in the pre-, posttest and throughout the sessions, involved quantitative and qualitative instruments and multiple informants (students, parents and teacher). The results point to the potential of the program in promoting the growth mindset, although also the consideration of contextual factors unrelated to the intervention developed. The strengths and weaknesses of research are discussed, as well as implications for educational practice.Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLinhares, Vânia Sofia Lopes2020-03-17T11:44:04Z2019-07-2220192019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29982TID:202298884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:03.850058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
title Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
spellingShingle Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
Linhares, Vânia Sofia Lopes
Conceções pessoais de inteligência
Mentalidade de crescimento
Mentalidade fixa
Programa de intervenção
Personal conceptions of intelligence
Growth mindset
Fixed mindset
Intervention program
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
title_full Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
title_fullStr Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
title_full_unstemmed Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
title_sort Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
author Linhares, Vânia Sofia Lopes
author_facet Linhares, Vânia Sofia Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Vânia Sofia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções pessoais de inteligência
Mentalidade de crescimento
Mentalidade fixa
Programa de intervenção
Personal conceptions of intelligence
Growth mindset
Fixed mindset
Intervention program
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Conceções pessoais de inteligência
Mentalidade de crescimento
Mentalidade fixa
Programa de intervenção
Personal conceptions of intelligence
Growth mindset
Fixed mindset
Intervention program
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A literatura tem identificado duas conceções pessoais de inteligência (mindsets), nomeadamente a fixa e a de crescimento, concebidas ao longo de um continuum. Estudos internacionais têm demonstrado que a mentalidade de crescimento poderá predispor ao maior envolvimento do aluno nas suas aprendizagens, encorajando-o a ser resiliente e persistente no sentido de perseverar face às suas dificuldades. O objetivo deste estudo exploratório consistiu no desenho, implementação e avaliação de uma intervenção em contexto escolar, promotora da mentalidade de crescimento, adotando um desenho quase-experimental intersujeitos que implicou 38 alunos do 5.º ano. O programa, designado “Dr. Cérebrus”, foi implementado ao longo de seis sessões e pretendeu explorar a importância do erro, do feedback, do esforço, do treino e da perseverança nas aprendizagens. A recolha de dados, no pré-, pós-teste e ao longo das sessões, envolveu instrumentos de natureza quantitativa, qualitativa e múltiplos informadores (alunos, encarregados de educação e docente). Os resultados apontam para as potencialidades do programa na promoção da mentalidade de crescimento, embora surja também a consideração de fatores contextuais alheios à intervenção desenvolvida. São discutidos os pontos fortes e fragilidades da investigação, assim como implicações para a prática educativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22
2019
2019-07-22T00:00:00Z
2020-03-17T11:44:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/29982
TID:202298884
url http://hdl.handle.net/10400.14/29982
identifier_str_mv TID:202298884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131950650228736