Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29982 |
Resumo: | A literatura tem identificado duas conceções pessoais de inteligência (mindsets), nomeadamente a fixa e a de crescimento, concebidas ao longo de um continuum. Estudos internacionais têm demonstrado que a mentalidade de crescimento poderá predispor ao maior envolvimento do aluno nas suas aprendizagens, encorajando-o a ser resiliente e persistente no sentido de perseverar face às suas dificuldades. O objetivo deste estudo exploratório consistiu no desenho, implementação e avaliação de uma intervenção em contexto escolar, promotora da mentalidade de crescimento, adotando um desenho quase-experimental intersujeitos que implicou 38 alunos do 5.º ano. O programa, designado “Dr. Cérebrus”, foi implementado ao longo de seis sessões e pretendeu explorar a importância do erro, do feedback, do esforço, do treino e da perseverança nas aprendizagens. A recolha de dados, no pré-, pós-teste e ao longo das sessões, envolveu instrumentos de natureza quantitativa, qualitativa e múltiplos informadores (alunos, encarregados de educação e docente). Os resultados apontam para as potencialidades do programa na promoção da mentalidade de crescimento, embora surja também a consideração de fatores contextuais alheios à intervenção desenvolvida. São discutidos os pontos fortes e fragilidades da investigação, assim como implicações para a prática educativa. |
id |
RCAP_330cacc1b930c56dda53358c52e18f8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29982 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolarConceções pessoais de inteligênciaMentalidade de crescimentoMentalidade fixaPrograma de intervençãoPersonal conceptions of intelligenceGrowth mindsetFixed mindsetIntervention programDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA literatura tem identificado duas conceções pessoais de inteligência (mindsets), nomeadamente a fixa e a de crescimento, concebidas ao longo de um continuum. Estudos internacionais têm demonstrado que a mentalidade de crescimento poderá predispor ao maior envolvimento do aluno nas suas aprendizagens, encorajando-o a ser resiliente e persistente no sentido de perseverar face às suas dificuldades. O objetivo deste estudo exploratório consistiu no desenho, implementação e avaliação de uma intervenção em contexto escolar, promotora da mentalidade de crescimento, adotando um desenho quase-experimental intersujeitos que implicou 38 alunos do 5.º ano. O programa, designado “Dr. Cérebrus”, foi implementado ao longo de seis sessões e pretendeu explorar a importância do erro, do feedback, do esforço, do treino e da perseverança nas aprendizagens. A recolha de dados, no pré-, pós-teste e ao longo das sessões, envolveu instrumentos de natureza quantitativa, qualitativa e múltiplos informadores (alunos, encarregados de educação e docente). Os resultados apontam para as potencialidades do programa na promoção da mentalidade de crescimento, embora surja também a consideração de fatores contextuais alheios à intervenção desenvolvida. São discutidos os pontos fortes e fragilidades da investigação, assim como implicações para a prática educativa.The literature has been identified two personal conceptions of intelligence (mindsets), the fixed and the growth one, conceived along a continuum. International studies have shown that the growth mindset may predispose students to greater involvement in their learning, encouraging them to be resilient and persistent in order to persevere in their difficulties. The objective of this exploratory study consisted in the design, implementation and evaluation of an intervention in a school context, promoter of the growth mindset, adopting a quasi-experimental design that involved 38 students of the 5th grade. The program, designated “Dr. Cérebrus”, was implemented over six sessions and aimed to explore the importance of error, feedback, effort, practice and perseverance in learning. Data collection, in the pre-, posttest and throughout the sessions, involved quantitative and qualitative instruments and multiple informants (students, parents and teacher). The results point to the potential of the program in promoting the growth mindset, although also the consideration of contextual factors unrelated to the intervention developed. The strengths and weaknesses of research are discussed, as well as implications for educational practice.Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLinhares, Vânia Sofia Lopes2020-03-17T11:44:04Z2019-07-2220192019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29982TID:202298884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:03.850058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar |
title |
Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar |
spellingShingle |
Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar Linhares, Vânia Sofia Lopes Conceções pessoais de inteligência Mentalidade de crescimento Mentalidade fixa Programa de intervenção Personal conceptions of intelligence Growth mindset Fixed mindset Intervention program Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar |
title_full |
Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar |
title_fullStr |
Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar |
title_sort |
Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar |
author |
Linhares, Vânia Sofia Lopes |
author_facet |
Linhares, Vânia Sofia Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Vânia Sofia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceções pessoais de inteligência Mentalidade de crescimento Mentalidade fixa Programa de intervenção Personal conceptions of intelligence Growth mindset Fixed mindset Intervention program Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Conceções pessoais de inteligência Mentalidade de crescimento Mentalidade fixa Programa de intervenção Personal conceptions of intelligence Growth mindset Fixed mindset Intervention program Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
A literatura tem identificado duas conceções pessoais de inteligência (mindsets), nomeadamente a fixa e a de crescimento, concebidas ao longo de um continuum. Estudos internacionais têm demonstrado que a mentalidade de crescimento poderá predispor ao maior envolvimento do aluno nas suas aprendizagens, encorajando-o a ser resiliente e persistente no sentido de perseverar face às suas dificuldades. O objetivo deste estudo exploratório consistiu no desenho, implementação e avaliação de uma intervenção em contexto escolar, promotora da mentalidade de crescimento, adotando um desenho quase-experimental intersujeitos que implicou 38 alunos do 5.º ano. O programa, designado “Dr. Cérebrus”, foi implementado ao longo de seis sessões e pretendeu explorar a importância do erro, do feedback, do esforço, do treino e da perseverança nas aprendizagens. A recolha de dados, no pré-, pós-teste e ao longo das sessões, envolveu instrumentos de natureza quantitativa, qualitativa e múltiplos informadores (alunos, encarregados de educação e docente). Os resultados apontam para as potencialidades do programa na promoção da mentalidade de crescimento, embora surja também a consideração de fatores contextuais alheios à intervenção desenvolvida. São discutidos os pontos fortes e fragilidades da investigação, assim como implicações para a prática educativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-22 2019 2019-07-22T00:00:00Z 2020-03-17T11:44:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/29982 TID:202298884 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/29982 |
identifier_str_mv |
TID:202298884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131950650228736 |