O lúdico na perspetiva educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28909 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural) |
id |
RCAP_3317f24fa55c6924543a7daa8f6c3f64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lúdico na perspetiva educativaLúdicoBrincarAprendizagemFormaçãoLeisurePlayLearningTraining371.382373.3Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural)A realidade educacional tem sofrido muitas alterações, e, no que diz respeito ao brincar, nem sempre foi considerada da mesma forma. Para muitos profissionais da educação tradicional, e mesmo alguns professores de hoje, consideram que a brincadeira, só pode acontecer no recreio, ou seja, como um ato de recreação e de lazer. Nesse sentido, parece-nos interessante e fundamental investigar, o contributo do lúdico no ensino-aprendizagem e se o mesmo é aplicado, e de que forma, pelos docentes nas suas práticas pedagógicas. Com este projeto pretendemos também aferir qual a importância que as atividades lúdicas despertam nas crianças. Para o esclarecimento e fundamento de toda esta problemática foi necessário pesquisar e estabelecer um quadro teórico, o qual se centra na importância e contributo das atividades lúdicas em todo o processo educativo. Para conseguirmos apurar as informações e alcançarmos os nossos objetivos foi realizada uma entrevista a oito professoras do 1.ºCiclo e foram aplicadas grelhas com diversas atividades para a seleção das mesmas a 24 alunos de uma turma do 1.º ano. Depois de analisados todos os dados recolhidos e baseados em toda a parte teórica consultada, podemos constatar que as atividades lúdicas são um excelente recurso pedagógico e promovem a socialização, pois o brincar desperta um incessante e deslumbrante interesse na criança.The educational reality has suffered enormous changes and “play” has had different acceptations throughout time. For many traditional education professionals and even some teachers today, “play” should be confined to the playground, as a recreational or leisure act. Therefore, we feel it to be interesting and fundamental to investigate the contribution of leisure in the teaching-learning process, if it is used, and how it is used by teachers in their pedagogical practices. We also seek, with this project, to assess the importance aroused by recreational activities in students. To clear and fundament all these issues it was necessary to research and establish a theoretical board centred on the importance and contribution of recreational activities regarding the educational process. In order to establish information and achieve our purposes we conducted interviews to eight teachers of 1.º cycle (elementary school ) and applied grids with different activities for them to make a selection and use with 24 first grade students. After analysing the data and using the theory as support, we can acknowledge that recreational activities are an excellent pedagogical resource and promote socialisation because “play” arouses a stunning and constant interest in the children.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoCunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28909por201217341info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:03.468217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico na perspetiva educativa |
title |
O lúdico na perspetiva educativa |
spellingShingle |
O lúdico na perspetiva educativa Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo Lúdico Brincar Aprendizagem Formação Leisure Play Learning Training 371.382 373.3 |
title_short |
O lúdico na perspetiva educativa |
title_full |
O lúdico na perspetiva educativa |
title_fullStr |
O lúdico na perspetiva educativa |
title_full_unstemmed |
O lúdico na perspetiva educativa |
title_sort |
O lúdico na perspetiva educativa |
author |
Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo |
author_facet |
Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Brincar Aprendizagem Formação Leisure Play Learning Training 371.382 373.3 |
topic |
Lúdico Brincar Aprendizagem Formação Leisure Play Learning Training 371.382 373.3 |
description |
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural) |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28909 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201217341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132746542481408 |