O lúdico na perspetiva educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28909
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural)
id RCAP_3317f24fa55c6924543a7daa8f6c3f64
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lúdico na perspetiva educativaLúdicoBrincarAprendizagemFormaçãoLeisurePlayLearningTraining371.382373.3Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural)A realidade educacional tem sofrido muitas alterações, e, no que diz respeito ao brincar, nem sempre foi considerada da mesma forma. Para muitos profissionais da educação tradicional, e mesmo alguns professores de hoje, consideram que a brincadeira, só pode acontecer no recreio, ou seja, como um ato de recreação e de lazer. Nesse sentido, parece-nos interessante e fundamental investigar, o contributo do lúdico no ensino-aprendizagem e se o mesmo é aplicado, e de que forma, pelos docentes nas suas práticas pedagógicas. Com este projeto pretendemos também aferir qual a importância que as atividades lúdicas despertam nas crianças. Para o esclarecimento e fundamento de toda esta problemática foi necessário pesquisar e estabelecer um quadro teórico, o qual se centra na importância e contributo das atividades lúdicas em todo o processo educativo. Para conseguirmos apurar as informações e alcançarmos os nossos objetivos foi realizada uma entrevista a oito professoras do 1.ºCiclo e foram aplicadas grelhas com diversas atividades para a seleção das mesmas a 24 alunos de uma turma do 1.º ano. Depois de analisados todos os dados recolhidos e baseados em toda a parte teórica consultada, podemos constatar que as atividades lúdicas são um excelente recurso pedagógico e promovem a socialização, pois o brincar desperta um incessante e deslumbrante interesse na criança.The educational reality has suffered enormous changes and “play” has had different acceptations throughout time. For many traditional education professionals and even some teachers today, “play” should be confined to the playground, as a recreational or leisure act. Therefore, we feel it to be interesting and fundamental to investigate the contribution of leisure in the teaching-learning process, if it is used, and how it is used by teachers in their pedagogical practices. We also seek, with this project, to assess the importance aroused by recreational activities in students. To clear and fundament all these issues it was necessary to research and establish a theoretical board centred on the importance and contribution of recreational activities regarding the educational process. In order to establish information and achieve our purposes we conducted interviews to eight teachers of 1.º cycle (elementary school ) and applied grids with different activities for them to make a selection and use with 24 first grade students. After analysing the data and using the theory as support, we can acknowledge that recreational activities are an excellent pedagogical resource and promote socialisation because “play” arouses a stunning and constant interest in the children.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoCunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28909por201217341info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:03.468217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico na perspetiva educativa
title O lúdico na perspetiva educativa
spellingShingle O lúdico na perspetiva educativa
Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo
Lúdico
Brincar
Aprendizagem
Formação
Leisure
Play
Learning
Training
371.382
373.3
title_short O lúdico na perspetiva educativa
title_full O lúdico na perspetiva educativa
title_fullStr O lúdico na perspetiva educativa
title_full_unstemmed O lúdico na perspetiva educativa
title_sort O lúdico na perspetiva educativa
author Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo
author_facet Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Brincar
Aprendizagem
Formação
Leisure
Play
Learning
Training
371.382
373.3
topic Lúdico
Brincar
Aprendizagem
Formação
Leisure
Play
Learning
Training
371.382
373.3
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28909
url http://hdl.handle.net/1822/28909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201217341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132746542481408