Homens na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Katia Patrício Benevides
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gumercindo Pereira de Souza, Rayffi, de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.26879
Resumo: Neste artigo, problematiza-se gênero como um marcador da condição docente na Educação Infantil, atentando para a presença/ausência de homens que atuam como docentes nessa etapa. Apoiando-se nos estudos de gênero, condição docente e Educação Infantil, parte-se da premissa de que, mesmo sendo um espaço generificado, a instituição de Educação Infantil constitui um espaço democrático, onde é imprescindível a vivência da equidade de gênero nas relações escolares. Produzido no âmbito de uma pesquisa exploratória, em nível de Pós-doutorado realizado em uma universidade federal no Brasil, que versa sobre condição docente na Educação Infantil, metodologicamente, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com dois professores do sexo masculino que atuam nessa etapa da educação básica. A análise sugere que a presença de professores homens na Educação Infantil problematiza as relações de gênero instituídas, que ainda demarcam a educação e, sobretudo, o cuidado infantil como tarefa feminina, visto que os professores apontam para sua importância na promoção de relações de gênero mais igualitárias.
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