Homens na Educação Infantil
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.26879 |
Resumo: | Neste artigo, problematiza-se gênero como um marcador da condição docente na Educação Infantil, atentando para a presença/ausência de homens que atuam como docentes nessa etapa. Apoiando-se nos estudos de gênero, condição docente e Educação Infantil, parte-se da premissa de que, mesmo sendo um espaço generificado, a instituição de Educação Infantil constitui um espaço democrático, onde é imprescindível a vivência da equidade de gênero nas relações escolares. Produzido no âmbito de uma pesquisa exploratória, em nível de Pós-doutorado realizado em uma universidade federal no Brasil, que versa sobre condição docente na Educação Infantil, metodologicamente, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com dois professores do sexo masculino que atuam nessa etapa da educação básica. A análise sugere que a presença de professores homens na Educação Infantil problematiza as relações de gênero instituídas, que ainda demarcam a educação e, sobretudo, o cuidado infantil como tarefa feminina, visto que os professores apontam para sua importância na promoção de relações de gênero mais igualitárias. |
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Homens na Educação InfantilArtigosNeste artigo, problematiza-se gênero como um marcador da condição docente na Educação Infantil, atentando para a presença/ausência de homens que atuam como docentes nessa etapa. Apoiando-se nos estudos de gênero, condição docente e Educação Infantil, parte-se da premissa de que, mesmo sendo um espaço generificado, a instituição de Educação Infantil constitui um espaço democrático, onde é imprescindível a vivência da equidade de gênero nas relações escolares. Produzido no âmbito de uma pesquisa exploratória, em nível de Pós-doutorado realizado em uma universidade federal no Brasil, que versa sobre condição docente na Educação Infantil, metodologicamente, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com dois professores do sexo masculino que atuam nessa etapa da educação básica. A análise sugere que a presença de professores homens na Educação Infantil problematiza as relações de gênero instituídas, que ainda demarcam a educação e, sobretudo, o cuidado infantil como tarefa feminina, visto que os professores apontam para sua importância na promoção de relações de gênero mais igualitárias.Focusing on the presence/absence of men as teachers in early childhood education, this paper problematizes gender as a marker of the teaching condition. Based on studies on gender, teaching and early childhood education, it assumes the premise that, in spite of being a gendered space, preschool constitutes a democratic space, where children need to experience gender equality in school relations. Produced at the postdoctoral level, as an exploratory approach to the teaching condition in early childhood education in Brazil, semi-structured interviews were conducted with male teachers working in preschool. The analysis suggests that the presence of male teachers in early childhood education problematizes the established gender relations, which still demarcate education is childcare as a female task, since male teachers point to their importance in promoting more egalitarian gender relations.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.26879por1646-2335Campos, Katia Patrício BenevidesGumercindo Pereira de Souza, Rayffide Carvalho, Maria Eulina Pessoainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.138085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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