GESTORAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: (DES) CONFIANÇA NO TRABALHO REALIZADO POR HOMENS EDUCADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres Gonçalves, Josiane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cruz da Silva Souza, Valdelice, Fernandes de Amorim dos Reis, Maria das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.9571
Resumo: Diante da constatação de que na maioria dos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul não existe professores homens trabalhando com turmas de educação infantil, mas que em alguns locais há a presença do referido profissional, surgiu o interesse de entender essa realidade, de acordo com a opinião de gestores educacionais. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar as representações sociais dos gestores municipais de educação infantil de diferentes localidades do Estado de Mato Grosso do Sul, sobre o trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino na primeira etapa da educação básica. A abordagem teórica apresenta discussões relativas à gestão educacional, relações de gênero e representações sociais. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de gravação de entrevistas semiestruturadas, que posteriormente foram transcritas, sistematizadas e analisadas. Participaram do estudo três profissionais que atuavam como gestoras de educação infantil nas Secretarias Municipais de Educação de três diferentes municípios do Estado do Mato Grosso Sul. Os resultados evidenciam que as gestoras apoiam o trabalho dos professores homens, porém há receio em relação ao que as famílias vão pensar e preocupação relativa ao toque físico ou com a higienização das crianças. Percebe-se que embora havendo aceitação, a ponto de nos municípios pesquisados terem professores homens na educação infantil, ainda permanece as representações sociais de que as mulheres é que têm maiores habilidades para trabalhar com crianças.
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