O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.20703 |
Resumo: | Durante o ano de 2020, o Brasil foi impactado pelos efeitos de um vírus que impossibilitou que aulas presenciais continuassem ocorrendo no âmbito nacional. Para que estudantes tivessem acesso ao conhecimento, as legislações nacionais permitiram que o ensino ocorresse de forma remota durante o período de pandemia. Isso repercutiu em professores utilizando diferentes tecnologias digitais (TD). Com o objetivo de verificar como estavam sendo utilizadas as TD nos processos nacionais de ensino durante a pandemia da COVID-19, realizamos uma investigação qualitativa. Entrevistamos 123 professores, por meio de um questionário no Google Forms, em abril de 2020. A análise das respostas obtidas indicou diferentes possibilidades e dificuldades dos professores. Das principais dificuldades pontuadas, constatou-se o fato de muitos estudantes não terem acesso às TD e limitações dos professores em articular o uso delas no processo de ensino. Quanto aos pontos positivos, os professores perceberam oportunidades de conhecer e utilizar variadas TD para comunicação em videoconferências, com os envolvidos nos processos educacionais, assim como adoção de variados recursos digitais, oportunizando aulas diferenciadas aos alunos. Por fim, alguns professores indicaram que o uso de TD no ensino não irá substituir o papel do professor em aulas presenciais, sobretudo na Educação Básica, mas a adoção do ensino remoto, no período de pandemia, impactará diretamente as práticas pedagógicas no retorno das atividades presenciais. |
id |
RCAP_3356deed6a3b8309015ac029b2c45bd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20703 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19ArtigosDurante o ano de 2020, o Brasil foi impactado pelos efeitos de um vírus que impossibilitou que aulas presenciais continuassem ocorrendo no âmbito nacional. Para que estudantes tivessem acesso ao conhecimento, as legislações nacionais permitiram que o ensino ocorresse de forma remota durante o período de pandemia. Isso repercutiu em professores utilizando diferentes tecnologias digitais (TD). Com o objetivo de verificar como estavam sendo utilizadas as TD nos processos nacionais de ensino durante a pandemia da COVID-19, realizamos uma investigação qualitativa. Entrevistamos 123 professores, por meio de um questionário no Google Forms, em abril de 2020. A análise das respostas obtidas indicou diferentes possibilidades e dificuldades dos professores. Das principais dificuldades pontuadas, constatou-se o fato de muitos estudantes não terem acesso às TD e limitações dos professores em articular o uso delas no processo de ensino. Quanto aos pontos positivos, os professores perceberam oportunidades de conhecer e utilizar variadas TD para comunicação em videoconferências, com os envolvidos nos processos educacionais, assim como adoção de variados recursos digitais, oportunizando aulas diferenciadas aos alunos. Por fim, alguns professores indicaram que o uso de TD no ensino não irá substituir o papel do professor em aulas presenciais, sobretudo na Educação Básica, mas a adoção do ensino remoto, no período de pandemia, impactará diretamente as práticas pedagógicas no retorno das atividades presenciais.During the year 2020, Brazil was impacted by the effects of a virus that made it impossible for face-to-face classes to continue taking place nationwide. In order for students to have access to knowledge, national legislation allowed teaching to take place remotely during the pandemic period. This had repercussions for teachers using different digital technologies (DT). In order to verify how DT were being used in national teaching processes during the COVID-19 pandemic, we carried out a qualitative investigation. We interviewed 123 teachers, using a questionnaire on Google Forms, in April 2020. The analysis of the responses obtained indicated different possibilities and difficulties for teachers. Of the main difficulties pointed out, it was found that many students do not have access to TD and teachers' limitations in articulating their use in the teaching process. As for the positive points, teachers perceived opportunities to meet and use various TDs for communication in videoconferences, with those involved in educational processes, as well as the adoption of various digital resources, providing differentiated classes to students. Finally, they indicated that the use of TD in teaching will not replace the role of the teacher in face-to-face classes, especially in Basic Education, but the adoption of remote teaching in the pandemic period, will directly impact pedagogical practices in the return of face-to-face activities.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.20703por1646-2335, Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Taniele Loss, Braian Lucas Camargo Almeida, Marcelo Souza Motta, Marco Aurélio Kalinkeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.841146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19 |
title |
O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19 |
spellingShingle |
O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19 , Flavia Sucheck Mateus da Rocha Artigos |
title_short |
O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19 |
title_full |
O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19 |
title_fullStr |
O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19 |
title_full_unstemmed |
O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19 |
title_sort |
O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19 |
author |
, Flavia Sucheck Mateus da Rocha |
author_facet |
, Flavia Sucheck Mateus da Rocha , Taniele Loss , Braian Lucas Camargo Almeida , Marcelo Souza Motta , Marco Aurélio Kalinke |
author_role |
author |
author2 |
, Taniele Loss , Braian Lucas Camargo Almeida , Marcelo Souza Motta , Marco Aurélio Kalinke |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
, Flavia Sucheck Mateus da Rocha , Taniele Loss , Braian Lucas Camargo Almeida , Marcelo Souza Motta , Marco Aurélio Kalinke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Durante o ano de 2020, o Brasil foi impactado pelos efeitos de um vírus que impossibilitou que aulas presenciais continuassem ocorrendo no âmbito nacional. Para que estudantes tivessem acesso ao conhecimento, as legislações nacionais permitiram que o ensino ocorresse de forma remota durante o período de pandemia. Isso repercutiu em professores utilizando diferentes tecnologias digitais (TD). Com o objetivo de verificar como estavam sendo utilizadas as TD nos processos nacionais de ensino durante a pandemia da COVID-19, realizamos uma investigação qualitativa. Entrevistamos 123 professores, por meio de um questionário no Google Forms, em abril de 2020. A análise das respostas obtidas indicou diferentes possibilidades e dificuldades dos professores. Das principais dificuldades pontuadas, constatou-se o fato de muitos estudantes não terem acesso às TD e limitações dos professores em articular o uso delas no processo de ensino. Quanto aos pontos positivos, os professores perceberam oportunidades de conhecer e utilizar variadas TD para comunicação em videoconferências, com os envolvidos nos processos educacionais, assim como adoção de variados recursos digitais, oportunizando aulas diferenciadas aos alunos. Por fim, alguns professores indicaram que o uso de TD no ensino não irá substituir o papel do professor em aulas presenciais, sobretudo na Educação Básica, mas a adoção do ensino remoto, no período de pandemia, impactará diretamente as práticas pedagógicas no retorno das atividades presenciais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.20703 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.20703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950798409728 |