O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Fábio Antonio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Souza, Antônio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.30476
Resumo: Neste artigo, reflete-se acerca da importância do acesso e uso dos novos recursos tecnológicos, como a Internet, no ensino híbrido, no processo de ensino e aprendizagem. A discussão se tornou necessária, especificamente, a partir da pandemia da COVID-19, que trouxe, de forma emergencial, as atividades de ensino e aprendizagem de maneira virtual. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e teve como objetivo permitir um diálogo entre alguns referenciais teóricos que discutem a importância dos recursos tecnológicos na educação. Os resultados da investigação destacam a insubstituível presença do professor no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de sua formação para utilização dos recursos tecnológicos, assim como o acesso e formação de uso dos recursos tecnológicos por parte dos alunos.
id RCAP_bc2bc9ad90f8fd4cae414ee27dc25fec
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19ArtigosNeste artigo, reflete-se acerca da importância do acesso e uso dos novos recursos tecnológicos, como a Internet, no ensino híbrido, no processo de ensino e aprendizagem. A discussão se tornou necessária, especificamente, a partir da pandemia da COVID-19, que trouxe, de forma emergencial, as atividades de ensino e aprendizagem de maneira virtual. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e teve como objetivo permitir um diálogo entre alguns referenciais teóricos que discutem a importância dos recursos tecnológicos na educação. Os resultados da investigação destacam a insubstituível presença do professor no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de sua formação para utilização dos recursos tecnológicos, assim como o acesso e formação de uso dos recursos tecnológicos por parte dos alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30476por1646-2335Gabriel, Fábio Antoniode Souza, Antônio Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.385090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19
title O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19
spellingShingle O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19
Gabriel, Fábio Antonio
Artigos
title_short O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19
title_full O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19
title_fullStr O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19
title_sort O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19
author Gabriel, Fábio Antonio
author_facet Gabriel, Fábio Antonio
de Souza, Antônio Carlos
author_role author
author2 de Souza, Antônio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Fábio Antonio
de Souza, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo, reflete-se acerca da importância do acesso e uso dos novos recursos tecnológicos, como a Internet, no ensino híbrido, no processo de ensino e aprendizagem. A discussão se tornou necessária, especificamente, a partir da pandemia da COVID-19, que trouxe, de forma emergencial, as atividades de ensino e aprendizagem de maneira virtual. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e teve como objetivo permitir um diálogo entre alguns referenciais teóricos que discutem a importância dos recursos tecnológicos na educação. Os resultados da investigação destacam a insubstituível presença do professor no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de sua formação para utilização dos recursos tecnológicos, assim como o acesso e formação de uso dos recursos tecnológicos por parte dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.30476
url https://doi.org/10.25755/int.30476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133546468605952