O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.30476 |
Resumo: | Neste artigo, reflete-se acerca da importância do acesso e uso dos novos recursos tecnológicos, como a Internet, no ensino híbrido, no processo de ensino e aprendizagem. A discussão se tornou necessária, especificamente, a partir da pandemia da COVID-19, que trouxe, de forma emergencial, as atividades de ensino e aprendizagem de maneira virtual. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e teve como objetivo permitir um diálogo entre alguns referenciais teóricos que discutem a importância dos recursos tecnológicos na educação. Os resultados da investigação destacam a insubstituível presença do professor no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de sua formação para utilização dos recursos tecnológicos, assim como o acesso e formação de uso dos recursos tecnológicos por parte dos alunos. |
id |
RCAP_bc2bc9ad90f8fd4cae414ee27dc25fec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30476 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19ArtigosNeste artigo, reflete-se acerca da importância do acesso e uso dos novos recursos tecnológicos, como a Internet, no ensino híbrido, no processo de ensino e aprendizagem. A discussão se tornou necessária, especificamente, a partir da pandemia da COVID-19, que trouxe, de forma emergencial, as atividades de ensino e aprendizagem de maneira virtual. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e teve como objetivo permitir um diálogo entre alguns referenciais teóricos que discutem a importância dos recursos tecnológicos na educação. Os resultados da investigação destacam a insubstituível presença do professor no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de sua formação para utilização dos recursos tecnológicos, assim como o acesso e formação de uso dos recursos tecnológicos por parte dos alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30476por1646-2335Gabriel, Fábio Antoniode Souza, Antônio Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.385090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19 |
title |
O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19 Gabriel, Fábio Antonio Artigos |
title_short |
O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19 |
title_full |
O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19 |
title_sort |
O Ensino Híbrido no Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Pós-pandemia da COVID-19 |
author |
Gabriel, Fábio Antonio |
author_facet |
Gabriel, Fábio Antonio de Souza, Antônio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Antônio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Fábio Antonio de Souza, Antônio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo, reflete-se acerca da importância do acesso e uso dos novos recursos tecnológicos, como a Internet, no ensino híbrido, no processo de ensino e aprendizagem. A discussão se tornou necessária, especificamente, a partir da pandemia da COVID-19, que trouxe, de forma emergencial, as atividades de ensino e aprendizagem de maneira virtual. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e teve como objetivo permitir um diálogo entre alguns referenciais teóricos que discutem a importância dos recursos tecnológicos na educação. Os resultados da investigação destacam a insubstituível presença do professor no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de sua formação para utilização dos recursos tecnológicos, assim como o acesso e formação de uso dos recursos tecnológicos por parte dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.30476 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.30476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133546468605952 |