Processos cognitivos básicos implicados nas dificuldades de aprendizagem específicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Margarida Gomes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1939
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
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spelling Processos cognitivos básicos implicados nas dificuldades de aprendizagem específicasDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.As dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) estão relacionadas com alterações que se produzem tanto nas estruturas como nos processos centrais da aprendizagem. São reconhecidas como sendo défices no processamento da informação ou processamento cognitivo, cuja funcionalidade é determinada pelo seu potencial em extrair dos estímulos sensoriais, informação com significado psicológico. O uso inadequado dos processos cognitivos atenção, percepção e memória implicados na aprendizagem escolar é uma característica fundamental das DAE. Neste estudo debruçamo-nos sobre a avaliação dos processos cognitivos básicos subjacentes às DAE, tendo como objectivos conhecer as diferenças entre alunos com DAE e sem DAE, com os primeiros a apresentar piores resultados, bem como a relação destes processos com o rendimento académico, com os alunos com piores resultados em termos de processos cognitivos a apresentar piores resultados às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. Avaliamos estes processos em 60 alunos, a frequentar os 3º/4º anos do 1º ciclo, em escolas da Maia, divididos em 2 grupos: alunos com DAE (n=30) e alunos sem DAE (n=30). Para a avaliação dos participantes utilizaram-se as provas Teste de Cópia Figuras Complexas de Rey, Forma A, D2 – Teste de Atenção e Memória de Dígitos (WISC III). A análise estatística de tratamento de dados consistiu na execução de uma análise de variância, one-way ANOVA, para comparação dos 2 grupos de alunos, relativamente aos processos cognitivos, e de uma análise de correlação de Pearson, para identificação do grau de associação entre estes processos cognitivos e o rendimento académico dos alunos com DAE e sem DAE. Os resultados obtidos apontam para a existência de diferenças na atenção, percepção e memória entre os grupos de alunos com DAE e sem DAE e para a existência de associação positiva entre algumas variáveis da atenção e os resultados de algumas disciplinas, entre a percepção e os resultados académicos, entre algumas variáveis da memória e os resultados de algumas disciplinas. Specific learning disabilities (SLD) are related to changes that are both produced in the structures as well as in the learning central processes. They’re considered to be deficits in the information processing or cognitive processing, whose functionality is determined by its potential to enhance psychological meaningful information using sensorial stimulation. The inadequate use of attention, perception and memory, components of the human cognitive system in the academic learning process is an important characteristic of the SLD. This study explores the evaluation of the basic cognitive processes underlying the SLD, and its aim is to put forward the differences between young students showing either SLD or not, in which the first tend to have worse results, as well as the relationship between these processes and the academic results, in which students with the worst results concerning the cognitive processes also show worse results at subjects like Portuguese, Mathematics and Physical and Social Environment Studies. These processes have been tested on 60 students attending the 3rd/4th grade in different schools in Maia, which were split in two: a group of students with SLD (n=30) and another without (n=30). The Rey Complex Figure Test, Form A, D2 – Attention Test and Digit Memory Span (WISC III) were used to evaluate the participants. The statistical treatment of data was made by a variance analysis, one-way ANOVA, by comparing both groups of students regarding the cognitive processes and also by a Pearson’s correlation analysis to identify the level of association between these cognitive processes and the academic results of students with and without SLD. The obtained results show the existence of differences concerning attention, perception and memory between the groups of students with or with no LD, as well as the existence of a positive association between some variables of attention and the results in some subjects, between perception and academic results, between some variables of memory and the results obtained in some subjects. Las dificultades específicas en el aprendizaje (DEA) están relacionadas con cambios que ocurren no solo en las estructuras sino en los procesos centrales del aprendizaje. Están reconocidas como déficits en el procesamiento de la información o procesamiento cognitivo, cuya funcionalidad es determinada por su potencial en extraer información con significado psicológico de los estímulos sensoriales. El uso inadecuado de los procesos cognitivos atención, percepción y memoria implicados en el aprendizaje escolar es una característica fundamental de las DEA. En este estudio nos dedicamos a evaluar los procesos cognitivos básicos subyacentes a las DEA, con la intención de conocer las diferencias entre alumnos con DEA y sin DEA, en que los primeros presentan resultados peores, así como la relación de estos procesos con los resultados académicos en que los alumnos con los peores resultados en términos de procesos cognitivos presentan peores resultados en las materias de Lengua Portuguesa, Matemática y Estudio del Medio. Hicimos la evaluación de estos procesos en 60 alumnos, que frecuentan el tercero y el cuarto año del primero ciclo en escuelas de la ciudad de Maia, divididos en dos grupos: alumnos con DEA (n=30) y alumnos sin DEA (n=30). Para la evaluación de los participantes hemos utilizado las pruebas Teste de Copia de Figuras Complejas de Rey, Forma A, D2 – Teste de Atención y Memoria de Dígitos (WISC III). El análisis estadístico de tratamiento de datos consistió en la ejecución de un análisis de variancia, one-way ANOVA, para comparación de los dos grupos de alumnos con relación a los procesos cognitivos y de un análisis de correlación de Pearson, para el grado de asociación entre estos procesos cognitivos y los resultados académicos de los alumnos con y sin DEA. Los resultados obtenidos muestran la existencia de diferencias en la atención, percepción y memoria entre los grupos de alumnos con y sin DEA y para la existencia de asociación positiva entre algunas variables de la atención y los resultados en algunas disciplinas, entre la percepción y los resultados académicos, entre algunas variables de la memoria y los resultados en algunas disciplinas.[s.n.]Ramalho, JoaquimRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Maria Margarida Gomes de2011-02-02T09:53:34Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:28Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:17.711492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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