O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Teresa Raquel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12025
Resumo: Este trabalho tem como objectivo estudar o impacto da aprendizagem musical ao nível das habilidades cognitivas e correspondência com o desempenho académico na matemática. Neste sentido, o presente propõese analisar a relação entre a aptidão musical, a aptidão matemática e o raciocínio espacial-temporal. Posto isto, recorrer-se-á à aplicação das sub-escalas de Aritmética e Composição de Objectos da Escala da Inteligência de Weschler para Crianças - 3ª Edição (WISC-III), com crianças do 1º ciclo do Ensino Básico: um grupo que frequenta o ensino vocacional de música e um segundo grupo sem treino musical. Serão também consideradas medidas de desempenho académico e de desempenho musical recolhidos através de um questionário. Os resultados indicam que os participantes com treino musical apresentam scores significativamente mais elevados no subteste; ### ABSTRACT: The main aim of this work is to study the impact of music training in terms of cognitive skills and correspondence with academic performance in mathematics. One proposes to analyse the relationship between musical skills, mathematics abilities’ and spatial-temporal reasoning. According to this, the Arithmetic and Object Assembly subscales from the Weschler Intelligence Scale for Children – 3rd. Edition (WISC-III) are applied to children from the 1st. (Primary) Cycle of basic education: a group that attends vocational music education and a second group with no musical training. In addition, measures of academic achievement and musical performance will be considered through the use of a short questionnaire. Results indicate that the participants with musical training present significantly higher scores in the arithmetic subtest as well as in mathematics. However, the relationship between musical skills and spatial-temporal reasoning involved in mathematics did not show significance at all.
id RCAP_a9e6631bf4c286c1f2ff934d0d8ff08f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemáticaHabilidades cognitivasAprendizagem musicalDesempenho académicoMatemáticaRaciocínio espacial-temporalCognitive skillsMusical trainingAcademic achievementMathematicsSpatial-temporal reasoningEste trabalho tem como objectivo estudar o impacto da aprendizagem musical ao nível das habilidades cognitivas e correspondência com o desempenho académico na matemática. Neste sentido, o presente propõese analisar a relação entre a aptidão musical, a aptidão matemática e o raciocínio espacial-temporal. Posto isto, recorrer-se-á à aplicação das sub-escalas de Aritmética e Composição de Objectos da Escala da Inteligência de Weschler para Crianças - 3ª Edição (WISC-III), com crianças do 1º ciclo do Ensino Básico: um grupo que frequenta o ensino vocacional de música e um segundo grupo sem treino musical. Serão também consideradas medidas de desempenho académico e de desempenho musical recolhidos através de um questionário. Os resultados indicam que os participantes com treino musical apresentam scores significativamente mais elevados no subteste; ### ABSTRACT: The main aim of this work is to study the impact of music training in terms of cognitive skills and correspondence with academic performance in mathematics. One proposes to analyse the relationship between musical skills, mathematics abilities’ and spatial-temporal reasoning. According to this, the Arithmetic and Object Assembly subscales from the Weschler Intelligence Scale for Children – 3rd. Edition (WISC-III) are applied to children from the 1st. (Primary) Cycle of basic education: a group that attends vocational music education and a second group with no musical training. In addition, measures of academic achievement and musical performance will be considered through the use of a short questionnaire. Results indicate that the participants with musical training present significantly higher scores in the arithmetic subtest as well as in mathematics. However, the relationship between musical skills and spatial-temporal reasoning involved in mathematics did not show significance at all.Universidade de Évora2014-12-23T12:08:59Z2014-12-232011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12025http://hdl.handle.net/10174/12025porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt684Rodrigues, Teresa Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:14Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:39.969112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemática
title O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemática
spellingShingle O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemática
Rodrigues, Teresa Raquel
Habilidades cognitivas
Aprendizagem musical
Desempenho académico
Matemática
Raciocínio espacial-temporal
Cognitive skills
Musical training
Academic achievement
Mathematics
Spatial-temporal reasoning
title_short O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemática
title_full O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemática
title_fullStr O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemática
title_full_unstemmed O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemática
title_sort O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas implicadas na matemática
author Rodrigues, Teresa Raquel
author_facet Rodrigues, Teresa Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Teresa Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades cognitivas
Aprendizagem musical
Desempenho académico
Matemática
Raciocínio espacial-temporal
Cognitive skills
Musical training
Academic achievement
Mathematics
Spatial-temporal reasoning
topic Habilidades cognitivas
Aprendizagem musical
Desempenho académico
Matemática
Raciocínio espacial-temporal
Cognitive skills
Musical training
Academic achievement
Mathematics
Spatial-temporal reasoning
description Este trabalho tem como objectivo estudar o impacto da aprendizagem musical ao nível das habilidades cognitivas e correspondência com o desempenho académico na matemática. Neste sentido, o presente propõese analisar a relação entre a aptidão musical, a aptidão matemática e o raciocínio espacial-temporal. Posto isto, recorrer-se-á à aplicação das sub-escalas de Aritmética e Composição de Objectos da Escala da Inteligência de Weschler para Crianças - 3ª Edição (WISC-III), com crianças do 1º ciclo do Ensino Básico: um grupo que frequenta o ensino vocacional de música e um segundo grupo sem treino musical. Serão também consideradas medidas de desempenho académico e de desempenho musical recolhidos através de um questionário. Os resultados indicam que os participantes com treino musical apresentam scores significativamente mais elevados no subteste; ### ABSTRACT: The main aim of this work is to study the impact of music training in terms of cognitive skills and correspondence with academic performance in mathematics. One proposes to analyse the relationship between musical skills, mathematics abilities’ and spatial-temporal reasoning. According to this, the Arithmetic and Object Assembly subscales from the Weschler Intelligence Scale for Children – 3rd. Edition (WISC-III) are applied to children from the 1st. (Primary) Cycle of basic education: a group that attends vocational music education and a second group with no musical training. In addition, measures of academic achievement and musical performance will be considered through the use of a short questionnaire. Results indicate that the participants with musical training present significantly higher scores in the arithmetic subtest as well as in mathematics. However, the relationship between musical skills and spatial-temporal reasoning involved in mathematics did not show significance at all.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-23T12:08:59Z
2014-12-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12025
http://hdl.handle.net/10174/12025
url http://hdl.handle.net/10174/12025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
teses@bib.uevora.pt
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136541562372096