A aplicação da avaliação por objectivos através do SIADAP : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3388 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se descrever e analisar a aplicação da técnica de avaliação por objectivos prevista no Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho para a Administração Pública ao pessoal não docente da Universidade de Aveiro. A pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo exploratório e descritivo, utiliza o método de estudo de caso e recorre à análise de documentação diversa, à entrevista e ao questionário como instrumentos de colecta de dados. Parte da informação recolhida foi tratada com recurso ao software SPSS. Os resultados da presente pesquisa revelam que a implementação da avaliação por objectivos é um processo bastante exigente ao nível da mobilização de recursos e capacidades e que a Universidade de Aveiro se encontra ainda em fase de adaptação a este método de avaliação. Embora a avaliação por objectivos seja considerada vantajosa pelos dirigentes da instituição, que sublinham a sua contribuição para a diferenciação do mérito, para uma maior racionalidade na utilização de recursos e para a criação de referências quanto à estratégia institucional e aos resultados a prosseguir, este método é também considerado de difícil implementação, dada a elevada exigência de mobilização de recursos para a definição e verificação dos objectivos; a dificuldade existente na definição de objectivos em serviços e as especificidades organizacionais das instituições do Ensino Superior Público. Embora no início de 2007 os objectivos individuais tenham passado a estar enquadrados num conjunto de objectivos de gestão de cada unidade, estruturados a partir dos objectivos estratégicos da instituição, até finais de 2006, a implementação da avaliação por objectivos na Universidade de Aveiro foi realizada de forma limitada, não se estendendo a todo o pessoal abrangido pelo sistema e não existido uma definição de objectivos individuais a partir da sua articulação com os objectivos de cada unidade ou serviço e destes com os objectivos da instituição. ABSTRACT: The aim of the present thesis is to describe and analyse the application of the assessment by objectives technique as determined in the Integrated System of Performance Appraisal in the Public Administration to the non-teaching staff of the University of Aveiro. The research, of qualitative nature and exploratory and descriptive type, follows the case-study method, through the analysis of varied documentation, interviews and surveys as instruments for collecting data. Part of the assembled information was processed with SPSS software. The results obtained in this research show that the implementation of the assessment by objectives is a quite demanding process in terms of the level of mobilization of resources and capacities and that the University of Aveiro is still in a stage of adjustment to this assessment method. The assessment by objectives is indeed considered advantageous by the heads of departments of the institution, who emphasize its contribution to the differentiation of merit, to a greater reasonableness in the use of resources and to the creation of references as far as institutional strategy and results to pursue are concerned. However, this method is also considered difficult to apply, seeing that the definition and verification of the objectives requires a high level of mobilization of resources. Besides that, the definition of objectives in services and the organizational specificity of higher education institutions also hinder the assessment process. Despite the fact that, in the beginning of 2007, individual objectives have started to fit in a whole group of management objectives for each unit which were structured according to the strategic objectives of the institution, the fact is that until the end of 2006, the implementation of the assessment by objectives in the University of Aveiro was performed in a limited way, as it did not reach all the staff and there was not a definition of individual objectives based on the objectives defined for each unit or service and of these based on the objectives for the whole institution. |
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