Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23249
Resumo: O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira centra-se no Relatório do Estágio realizado no Curso de Música Silva Monteiro, no ano letivo 2016/2017. A segunda parte consiste na descrição de um projecto educativo desenvolvido na Escola da OSMOPE, que procurou estudar a capacidade de identificação de estruturas melódico-tonais por crianças em idade pré-escolar através de métodos exclusivamente sensoriais. Partindo da Teoria de Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon, e concretamente do conceito de audiação tonal, este estudo pretende alertar para a necessidade de se providenciar uma aculturação musical rica e diversa na primeira Infância, sob o ponto de vista dos conteúdos em estudo, promovendo uma reflexão em torno da estruturação e validade dos curricula de Iniciação Musical em Portugal.
id RCAP_3381c87173ce7e5310cef7e65a0b837a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolarEnsino da músicaEducação musicalAprendizagem - MúsicaO Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira centra-se no Relatório do Estágio realizado no Curso de Música Silva Monteiro, no ano letivo 2016/2017. A segunda parte consiste na descrição de um projecto educativo desenvolvido na Escola da OSMOPE, que procurou estudar a capacidade de identificação de estruturas melódico-tonais por crianças em idade pré-escolar através de métodos exclusivamente sensoriais. Partindo da Teoria de Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon, e concretamente do conceito de audiação tonal, este estudo pretende alertar para a necessidade de se providenciar uma aculturação musical rica e diversa na primeira Infância, sob o ponto de vista dos conteúdos em estudo, promovendo uma reflexão em torno da estruturação e validade dos curricula de Iniciação Musical em Portugal.This Final Report of Supervised Teaching Practice component of the Master’s Degree in Music Education is divided into two major sections. The first section presents the activity report for the teacher training practice in the school year of 2016/2017 at Silva Monte iro Music School. The second section describes an educational project which took place at OSMOPE school, that aimed to develop the ability to identify melodic and tonal structures by preschool children, employing exclusively sensory and aural methods. Based on Edwin Gordon’s Music Learning Theory, concretely on the tonal audiation concept, this study alerts to the needs to offer a rich musical acculturation on early childhood, as well as promotes a reflection on the structure and validity of Portuguese preschool music programs.Universidade de Aveiro2018-05-24T18:45:16Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23249TID:201944499porSeiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:20Zoai:ria.ua.pt:10773/23249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:05.790471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
title Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de
Ensino da música
Educação musical
Aprendizagem - Música
title_short Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
title_full Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
title_sort Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
author Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de
author_facet Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Educação musical
Aprendizagem - Música
topic Ensino da música
Educação musical
Aprendizagem - Música
description O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira centra-se no Relatório do Estágio realizado no Curso de Música Silva Monteiro, no ano letivo 2016/2017. A segunda parte consiste na descrição de um projecto educativo desenvolvido na Escola da OSMOPE, que procurou estudar a capacidade de identificação de estruturas melódico-tonais por crianças em idade pré-escolar através de métodos exclusivamente sensoriais. Partindo da Teoria de Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon, e concretamente do conceito de audiação tonal, este estudo pretende alertar para a necessidade de se providenciar uma aculturação musical rica e diversa na primeira Infância, sob o ponto de vista dos conteúdos em estudo, promovendo uma reflexão em torno da estruturação e validade dos curricula de Iniciação Musical em Portugal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-24T18:45:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23249
TID:201944499
url http://hdl.handle.net/10773/23249
identifier_str_mv TID:201944499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137624838897664