Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23249 |
Resumo: | O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira centra-se no Relatório do Estágio realizado no Curso de Música Silva Monteiro, no ano letivo 2016/2017. A segunda parte consiste na descrição de um projecto educativo desenvolvido na Escola da OSMOPE, que procurou estudar a capacidade de identificação de estruturas melódico-tonais por crianças em idade pré-escolar através de métodos exclusivamente sensoriais. Partindo da Teoria de Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon, e concretamente do conceito de audiação tonal, este estudo pretende alertar para a necessidade de se providenciar uma aculturação musical rica e diversa na primeira Infância, sob o ponto de vista dos conteúdos em estudo, promovendo uma reflexão em torno da estruturação e validade dos curricula de Iniciação Musical em Portugal. |
id |
RCAP_3381c87173ce7e5310cef7e65a0b837a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23249 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolarEnsino da músicaEducação musicalAprendizagem - MúsicaO Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira centra-se no Relatório do Estágio realizado no Curso de Música Silva Monteiro, no ano letivo 2016/2017. A segunda parte consiste na descrição de um projecto educativo desenvolvido na Escola da OSMOPE, que procurou estudar a capacidade de identificação de estruturas melódico-tonais por crianças em idade pré-escolar através de métodos exclusivamente sensoriais. Partindo da Teoria de Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon, e concretamente do conceito de audiação tonal, este estudo pretende alertar para a necessidade de se providenciar uma aculturação musical rica e diversa na primeira Infância, sob o ponto de vista dos conteúdos em estudo, promovendo uma reflexão em torno da estruturação e validade dos curricula de Iniciação Musical em Portugal.This Final Report of Supervised Teaching Practice component of the Master’s Degree in Music Education is divided into two major sections. The first section presents the activity report for the teacher training practice in the school year of 2016/2017 at Silva Monte iro Music School. The second section describes an educational project which took place at OSMOPE school, that aimed to develop the ability to identify melodic and tonal structures by preschool children, employing exclusively sensory and aural methods. Based on Edwin Gordon’s Music Learning Theory, concretely on the tonal audiation concept, this study alerts to the needs to offer a rich musical acculturation on early childhood, as well as promotes a reflection on the structure and validity of Portuguese preschool music programs.Universidade de Aveiro2018-05-24T18:45:16Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23249TID:201944499porSeiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:20Zoai:ria.ua.pt:10773/23249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:05.790471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar |
title |
Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de Ensino da música Educação musical Aprendizagem - Música |
title_short |
Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar |
title_full |
Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar |
author |
Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de |
author_facet |
Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Educação musical Aprendizagem - Música |
topic |
Ensino da música Educação musical Aprendizagem - Música |
description |
O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira centra-se no Relatório do Estágio realizado no Curso de Música Silva Monteiro, no ano letivo 2016/2017. A segunda parte consiste na descrição de um projecto educativo desenvolvido na Escola da OSMOPE, que procurou estudar a capacidade de identificação de estruturas melódico-tonais por crianças em idade pré-escolar através de métodos exclusivamente sensoriais. Partindo da Teoria de Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon, e concretamente do conceito de audiação tonal, este estudo pretende alertar para a necessidade de se providenciar uma aculturação musical rica e diversa na primeira Infância, sob o ponto de vista dos conteúdos em estudo, promovendo uma reflexão em torno da estruturação e validade dos curricula de Iniciação Musical em Portugal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-24T18:45:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23249 TID:201944499 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23249 |
identifier_str_mv |
TID:201944499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137624838897664 |