Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apolinário, Ana Cláudia Cadete Leitão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14612
Resumo: O ensino de línguas tem sofrido grandes alterações ao longo dos anos. De uma abordagem essencialmente linguística, que visava sobretudo o léxico e as estruturas gramaticais que permitissem o bom funcionamento da língua passou-se para uma abordagem que inclui a parte social da língua. Sem desmerecer o papel que a gramática e o léxico desempenham na aprendizagem de qualquer língua, a situação efetiva de comunicação passou a desempenhar um papel preponderante. Trata-se, sobretudo, de munir os aprendentes com ferramentas que lhes permitam realizar uma comunicação efetiva, adequando o seu discurso perante condicionantes relacionadas com as caraterísticas culturais próprias de cada língua. O nosso projeto teve como principal objetivo a implementação de estratégias que permitissem aos alunos valorizar a componente sociolinguística nas aulas de língua estrangeira.
id RCAP_33a1702a87f943524a2186918bf6f95a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso realEnsino de línguasLíngua espanholaLíngua inglesaCompetência linguísticaSociolinguísticaEnsino de uma segunda línguaCompetência comunicativaO ensino de línguas tem sofrido grandes alterações ao longo dos anos. De uma abordagem essencialmente linguística, que visava sobretudo o léxico e as estruturas gramaticais que permitissem o bom funcionamento da língua passou-se para uma abordagem que inclui a parte social da língua. Sem desmerecer o papel que a gramática e o léxico desempenham na aprendizagem de qualquer língua, a situação efetiva de comunicação passou a desempenhar um papel preponderante. Trata-se, sobretudo, de munir os aprendentes com ferramentas que lhes permitam realizar uma comunicação efetiva, adequando o seu discurso perante condicionantes relacionadas com as caraterísticas culturais próprias de cada língua. O nosso projeto teve como principal objetivo a implementação de estratégias que permitissem aos alunos valorizar a componente sociolinguística nas aulas de língua estrangeira.Language teaching has gone through several changes throughout the years. There has been a change from an essentially linguistic approach which prized lexical and grammar structures so as to allow a proper language use to a different approach which would include the social side of a language. Although form is extremely important for the language learning process the real communication situation has become essential. It’s all about providing students with the correct tools which will allow them to perform an effective communication act by adjusting their speech to the cultural characteristics of each language. Our project’s main purpose has been to implement strategies so that students can prize the sociolinguistic component in foreign language lessons.Universidade de Aveiro2015-09-03T09:42:01Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14612porApolinário, Ana Cláudia Cadete Leitãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:44Zoai:ria.ua.pt:10773/14612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:09.737820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
title Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
spellingShingle Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
Apolinário, Ana Cláudia Cadete Leitão
Ensino de línguas
Língua espanhola
Língua inglesa
Competência linguística
Sociolinguística
Ensino de uma segunda língua
Competência comunicativa
title_short Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
title_full Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
title_fullStr Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
title_full_unstemmed Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
title_sort Sociolinguística : o ensino de uma língua para uso real
author Apolinário, Ana Cláudia Cadete Leitão
author_facet Apolinário, Ana Cláudia Cadete Leitão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Apolinário, Ana Cláudia Cadete Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua espanhola
Língua inglesa
Competência linguística
Sociolinguística
Ensino de uma segunda língua
Competência comunicativa
topic Ensino de línguas
Língua espanhola
Língua inglesa
Competência linguística
Sociolinguística
Ensino de uma segunda língua
Competência comunicativa
description O ensino de línguas tem sofrido grandes alterações ao longo dos anos. De uma abordagem essencialmente linguística, que visava sobretudo o léxico e as estruturas gramaticais que permitissem o bom funcionamento da língua passou-se para uma abordagem que inclui a parte social da língua. Sem desmerecer o papel que a gramática e o léxico desempenham na aprendizagem de qualquer língua, a situação efetiva de comunicação passou a desempenhar um papel preponderante. Trata-se, sobretudo, de munir os aprendentes com ferramentas que lhes permitam realizar uma comunicação efetiva, adequando o seu discurso perante condicionantes relacionadas com as caraterísticas culturais próprias de cada língua. O nosso projeto teve como principal objetivo a implementação de estratégias que permitissem aos alunos valorizar a componente sociolinguística nas aulas de língua estrangeira.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-03T09:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14612
url http://hdl.handle.net/10773/14612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552201940992