As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20384
Resumo: O presente trabalho de investigação pretende analisar a importância contato de crianças muito jovens línguas estrangeiras. estrangeiras. Este trabalho trabalho concentra -se na tentativa investigar, numa abordagem dinâmica, a importância das histórias, juntamente com a música, nessa aprendizagem da língua inglesa. As histórias aproximam a criança do mundo da imaginação, da criatividade, do fantástico e muitas vezes levam a criança de volta para a sua realidade, para o seu mundo. No que respeita à musica, esta tem algo de mundial e está presente nas nossas vidas a nível de cultura, pertencendo ao quotidiano de todos, criando ligações de afetividade e partilhas de vivências e de experiências entre as diferentes culturas e povos. Neste sentido, podemos salientar também que é fundamental assinalar a importância no desenvolvimento cognitivo da criança. Foram utilizadas as metodologias quantitativa e quantitativa . Na análise quantitativa foram utilizados como instrumentos de recolha recolha os questionários dados às crianças dos 3º e 4ºanos. Na leitura qualitativa foram foram utilizadas as fotografias das atividades realizadas e efetuadas observações das reações dos alunos à atividade pela Professora Supervisora Cooperante.
id RCAP_33ade46068dde2f4cb125c40ac317849
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º CicloStorytellingImportância das músicasSensibilização ao InglêsDesenvolvimento cognitivoImportance of musicEnglish awarenessCognitive developmentO presente trabalho de investigação pretende analisar a importância contato de crianças muito jovens línguas estrangeiras. estrangeiras. Este trabalho trabalho concentra -se na tentativa investigar, numa abordagem dinâmica, a importância das histórias, juntamente com a música, nessa aprendizagem da língua inglesa. As histórias aproximam a criança do mundo da imaginação, da criatividade, do fantástico e muitas vezes levam a criança de volta para a sua realidade, para o seu mundo. No que respeita à musica, esta tem algo de mundial e está presente nas nossas vidas a nível de cultura, pertencendo ao quotidiano de todos, criando ligações de afetividade e partilhas de vivências e de experiências entre as diferentes culturas e povos. Neste sentido, podemos salientar também que é fundamental assinalar a importância no desenvolvimento cognitivo da criança. Foram utilizadas as metodologias quantitativa e quantitativa . Na análise quantitativa foram utilizados como instrumentos de recolha recolha os questionários dados às crianças dos 3º e 4ºanos. Na leitura qualitativa foram foram utilizadas as fotografias das atividades realizadas e efetuadas observações das reações dos alunos à atividade pela Professora Supervisora Cooperante.The present research work intends to analyze the importance of very young children's contact with foreign languages. This work focuses on trying to research, in a dynamic approach, the importance of stories, together with music in this learning of the English language. Stories bring children closer to the world of imagination, creativity, the fantastic and often take the children back to their reality, to their world. As far as music is concerned, it is somewhat universal and it is present in our lives at the level of culture, belonging to everyone's everyday life, creating links of affectivity and sharing of experiences between different cultures and peoples. In this sense, we can also point out that it is fundamental to highlight its importance in the cognitive development of children. Both quantitative and quantitative methodologies were used. In the quantitative analysis questionnaires given to 3rd and 4th grade children were used as a collection instrument. In the reading methodology photographs of the activities carried out and observations of the students' reactions to the Cooperating Teacher’s activity were used.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sofia Maria Cruz de MeloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinho, Cláudia Patrícia Leal de2022-04-19T13:14:07Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20384TID:202994007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:27.958869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º Ciclo
title As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º Ciclo
spellingShingle As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º Ciclo
Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
Storytelling
Importância das músicas
Sensibilização ao Inglês
Desenvolvimento cognitivo
Importance of music
English awareness
Cognitive development
title_short As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º Ciclo
title_full As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º Ciclo
title_fullStr As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º Ciclo
title_full_unstemmed As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º Ciclo
title_sort As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º Ciclo
author Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
author_facet Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Storytelling
Importância das músicas
Sensibilização ao Inglês
Desenvolvimento cognitivo
Importance of music
English awareness
Cognitive development
topic Storytelling
Importância das músicas
Sensibilização ao Inglês
Desenvolvimento cognitivo
Importance of music
English awareness
Cognitive development
description O presente trabalho de investigação pretende analisar a importância contato de crianças muito jovens línguas estrangeiras. estrangeiras. Este trabalho trabalho concentra -se na tentativa investigar, numa abordagem dinâmica, a importância das histórias, juntamente com a música, nessa aprendizagem da língua inglesa. As histórias aproximam a criança do mundo da imaginação, da criatividade, do fantástico e muitas vezes levam a criança de volta para a sua realidade, para o seu mundo. No que respeita à musica, esta tem algo de mundial e está presente nas nossas vidas a nível de cultura, pertencendo ao quotidiano de todos, criando ligações de afetividade e partilhas de vivências e de experiências entre as diferentes culturas e povos. Neste sentido, podemos salientar também que é fundamental assinalar a importância no desenvolvimento cognitivo da criança. Foram utilizadas as metodologias quantitativa e quantitativa . Na análise quantitativa foram utilizados como instrumentos de recolha recolha os questionários dados às crianças dos 3º e 4ºanos. Na leitura qualitativa foram foram utilizadas as fotografias das atividades realizadas e efetuadas observações das reações dos alunos à atividade pela Professora Supervisora Cooperante.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-19T13:14:07Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20384
TID:202994007
url http://hdl.handle.net/10400.22/20384
identifier_str_mv TID:202994007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131493445926912