A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática vocal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20350 |
Resumo: | O presente relatório realiza-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, e tem como principal objetivo descrever a minha experiência e prática como estagiária numa escola de 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e refletir criticamente sobre o que observei, como lecionei e o que aprendi. Este trabalho é constituído por quatro capítulos: o primeiro refere-se à evolução política e curricular da disciplina de Educação Musical no Ensino Básico em Portugal. O segundo contém uma descrição do contexto escolar em que decorreu o meu estágio: caracterização da escola, da população escolar, dos recursos educativos e socioeducativos e das salas de aula da disciplina. O terceiro diz respeito à descrição e reflexão crítica sobre a minha prática como estagiária, quer nas aulas, reuniões e concertos observados, quer nas aulas lecionadas. Este capítulo terá como foco principal a minha reflexão sobre a pertinência do trabalho vocal nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico em geral, a assiduidade e profundidade do mesmo nas aulas que observei e lecionei, bem como sobre a evolução dos alunos desde o constrangimento inicial até à disponibilidade e confiança para o ato de cantar. Porém, não será deixada de parte uma reflexão profunda sobre outro tipo de atividades No seguimento do que foi proposto pelo professor orientador João Nogueira, no quarto capítulo encontra-se uma reflexão pessoal sobre o projeto de investigação no qual participei, juntamente com o professor e todos os estagiários do 2º ano deste mestrado. Este estudo – que se encontra em anexo - tem como tema “A importância da música na vida dos alunos do 2º ciclo” e tem como propósito mostrar que a música está presente na vida dos indivíduos e tem um papel fundamental nos alunos do 2.º ciclo. Neste sentido, serão expostas as relações da música com duas variáveis centrais para o desenvolvimento escolar, o envolvimento e a autoeficácia escolar. A minha reflexão pessoal terá como foco as competências que adquiri com este estudo e de que forma contribuíram positivamente para a minha formação como professora de Educação Musical. |
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A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática vocalImportância da MúsicaEducação MusicalEnvolvimento dos alunosPrática VocalAutoeficáciaMusic Importance,Music EducationVocal PracticeSelf-efficacyThe Student’s InvolvementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório realiza-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, e tem como principal objetivo descrever a minha experiência e prática como estagiária numa escola de 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e refletir criticamente sobre o que observei, como lecionei e o que aprendi. Este trabalho é constituído por quatro capítulos: o primeiro refere-se à evolução política e curricular da disciplina de Educação Musical no Ensino Básico em Portugal. O segundo contém uma descrição do contexto escolar em que decorreu o meu estágio: caracterização da escola, da população escolar, dos recursos educativos e socioeducativos e das salas de aula da disciplina. O terceiro diz respeito à descrição e reflexão crítica sobre a minha prática como estagiária, quer nas aulas, reuniões e concertos observados, quer nas aulas lecionadas. Este capítulo terá como foco principal a minha reflexão sobre a pertinência do trabalho vocal nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico em geral, a assiduidade e profundidade do mesmo nas aulas que observei e lecionei, bem como sobre a evolução dos alunos desde o constrangimento inicial até à disponibilidade e confiança para o ato de cantar. Porém, não será deixada de parte uma reflexão profunda sobre outro tipo de atividades No seguimento do que foi proposto pelo professor orientador João Nogueira, no quarto capítulo encontra-se uma reflexão pessoal sobre o projeto de investigação no qual participei, juntamente com o professor e todos os estagiários do 2º ano deste mestrado. Este estudo – que se encontra em anexo - tem como tema “A importância da música na vida dos alunos do 2º ciclo” e tem como propósito mostrar que a música está presente na vida dos indivíduos e tem um papel fundamental nos alunos do 2.º ciclo. Neste sentido, serão expostas as relações da música com duas variáveis centrais para o desenvolvimento escolar, o envolvimento e a autoeficácia escolar. A minha reflexão pessoal terá como foco as competências que adquiri com este estudo e de que forma contribuíram positivamente para a minha formação como professora de Educação Musical.This reported is carried out under the Supervised Teaching Practice course of the Masters degree in Music Education Teaching in Elementary Education and describe my experience and practice in a school of 2nd and 3rd cycles and a critically reflection about what I observed, I teached and what I learned. In this report there are four chapters: the first refers the political and curriculum development in the Music Education subject in Portugal. The second is a description of the school context in which I did my stage: school description, school population, educational and socio-educational resources and music classrooms. The third chapter concerns a description and a critical reflection on my practice as a training student in classes, meetings and musical concerts. In this chapter I will focus my reflection in the relevance of the vocal work in Music Education in classes in general, in the frequency in the classes that I observed and I teached, as well as on the progress of the students since the initial embarrassment to the availability and reliable for singing. Following the teacher João Nogueira’s orientations in the fourth chapter there is a personal reflection about the research project in which I participated, along with all the stage students of the 2nd year of the Masters degree in Music Education in this school year. This study – which it is find attached – has the topic “The importance of music in the lives of students in the 2nd cycle " and the propose is shows us that music is presente in people ‘s lives and it is very important in the students live in this education level. It will also be shown the music's relations with two key variables for school development: the school involvement and school self-efficacy. My personal reflection will focus in all the skills I acquired with this project and how contributed to my academic formation as a music education teacher.Reigado, JoãoNogueira, JoãoRUNPereira, Marina Sousa2018-12-14T01:30:19Z2016-12-142016-10-312016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20350TID:201606046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:15Zoai:run.unl.pt:10362/20350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:09.261122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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