Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ivo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35607
Resumo: A Torre de Hanói é uma prova neuropsicológica, de funcionamento executivo, que fornece uma evidência clara da importância da criação de estruturas com objetivos e subobjetivos na resolução de problemas. Isto é, delinear mentalmente um trajeto entre o estado inicial e o final, permitindo antecipar eventos e as suas consequências, bem como monitorizar a proximidade ao objetivo final (Eysenck & Keane, 2007). Este trabalho tem como objetivo verificar o tempo e a capacidade de resolução da prova em dois cursos universitários distintos, Engenharia Eletrotécnica e Letras (Estudos Portugueses e Lusófonos). Parte -se do pressuposto de que o curso universitário influencia o modo como os alunos resolvem problemas, através da adaptação aos objetivos e matérias que são apreendidas durante a sua frequência. Colocou -se a hipótese de que os alunos do curso de engenharia resolveriam, em menos tempo e em menos jogadas, a prova, que os alunos de Letras. Os resultados corroboram a hipótese e demonstram assim maior capacidade de planeamento, utilização de pensamento estratégico, de resolução de problemas e flexibilidade cognitiva nos alunos de Engenharia Eletrotécnica.
id RCAP_33b2d97926983e6ed815bd4de86c8d0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de HanóiInfluence of University course on solving the Tower of Hanoi testTorre de HanóiFuncionamento executivoResolução de problemasTower of HanoiExecutive functioningProblem solvingA Torre de Hanói é uma prova neuropsicológica, de funcionamento executivo, que fornece uma evidência clara da importância da criação de estruturas com objetivos e subobjetivos na resolução de problemas. Isto é, delinear mentalmente um trajeto entre o estado inicial e o final, permitindo antecipar eventos e as suas consequências, bem como monitorizar a proximidade ao objetivo final (Eysenck & Keane, 2007). Este trabalho tem como objetivo verificar o tempo e a capacidade de resolução da prova em dois cursos universitários distintos, Engenharia Eletrotécnica e Letras (Estudos Portugueses e Lusófonos). Parte -se do pressuposto de que o curso universitário influencia o modo como os alunos resolvem problemas, através da adaptação aos objetivos e matérias que são apreendidas durante a sua frequência. Colocou -se a hipótese de que os alunos do curso de engenharia resolveriam, em menos tempo e em menos jogadas, a prova, que os alunos de Letras. Os resultados corroboram a hipótese e demonstram assim maior capacidade de planeamento, utilização de pensamento estratégico, de resolução de problemas e flexibilidade cognitiva nos alunos de Engenharia Eletrotécnica.The Tower of Hanoi is a neuropsychological test of executive functioning, which provides clear evidence of the importance of creating structures with goals and sub -goals in solving problems. That is, mentally draw a path between the initial and final state, allowing to anticipate events and their consequences, as well as monitoring the proximity to the ultimate goal (Eysenck & Keane, 2007). This study aims to determine the timing and ability to solve the test in two different university courses, Electrical Engineering, and Letters (Portuguese and Lusophone Studies). We depart from the assumption that the university influences how students solve problems by adapting to the goals and themes that are learned during their time. We placed the hypothesis that students of the engineering course would solve the test in less time and for less moves, that students of Literature. The results corroborate the hypothesis and thus demonstrate greater capacity planning, use of strategic thinking, problem solving and cognitive flexibility in Electrical Engineering students.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRocha, IvoRibeiro, Filipa2021-10-19T08:06:44Z2012-01-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35607por1647-055910.34632/cadernosdesaude.2012.2830info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:55.019789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói
Influence of University course on solving the Tower of Hanoi test
title Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói
spellingShingle Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói
Rocha, Ivo
Torre de Hanói
Funcionamento executivo
Resolução de problemas
Tower of Hanoi
Executive functioning
Problem solving
title_short Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói
title_full Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói
title_fullStr Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói
title_full_unstemmed Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói
title_sort Relação entre a área de formação e o desempenho na prova da Torre de Hanói
author Rocha, Ivo
author_facet Rocha, Ivo
Ribeiro, Filipa
author_role author
author2 Ribeiro, Filipa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ivo
Ribeiro, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Torre de Hanói
Funcionamento executivo
Resolução de problemas
Tower of Hanoi
Executive functioning
Problem solving
topic Torre de Hanói
Funcionamento executivo
Resolução de problemas
Tower of Hanoi
Executive functioning
Problem solving
description A Torre de Hanói é uma prova neuropsicológica, de funcionamento executivo, que fornece uma evidência clara da importância da criação de estruturas com objetivos e subobjetivos na resolução de problemas. Isto é, delinear mentalmente um trajeto entre o estado inicial e o final, permitindo antecipar eventos e as suas consequências, bem como monitorizar a proximidade ao objetivo final (Eysenck & Keane, 2007). Este trabalho tem como objetivo verificar o tempo e a capacidade de resolução da prova em dois cursos universitários distintos, Engenharia Eletrotécnica e Letras (Estudos Portugueses e Lusófonos). Parte -se do pressuposto de que o curso universitário influencia o modo como os alunos resolvem problemas, através da adaptação aos objetivos e matérias que são apreendidas durante a sua frequência. Colocou -se a hipótese de que os alunos do curso de engenharia resolveriam, em menos tempo e em menos jogadas, a prova, que os alunos de Letras. Os resultados corroboram a hipótese e demonstram assim maior capacidade de planeamento, utilização de pensamento estratégico, de resolução de problemas e flexibilidade cognitiva nos alunos de Engenharia Eletrotécnica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
2012-01-01T00:00:00Z
2021-10-19T08:06:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/35607
url http://hdl.handle.net/10400.14/35607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-0559
10.34632/cadernosdesaude.2012.2830
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132008578809856