O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Ana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/6
Resumo: A associação de celebridades a marcas de luxo não é um fenómeno recente. No século XIX, por exemplo, La Maison Worth tornou-se a casa de alta-costura mais influente do mundo na sua época por se associar à princesa Von Metternich, uma senhora da alta sociedade com influência na moda da corte de Napoleão (OkonKwo, 2007). Na contemporaneidade, as marcas de luxo – desde a moda e relojoaria ao mercado automóvel e imobiliário – associam-se às celebridades (atores, atletas, modelos e até membros da realeza) com o intuito de elevarem a sua notoriedade e credibilidade e os resultados têm-se revelado positivos. Uma pesquisa desenvolvida por Agrawal & Kamakura (1995) concluiu que o uso de celebridades na publicidade está relacionado com o aumento dos lucros esperados. Acresce que as celebridades pretendem consolidar o seu prestígio ao associarem-se a este tipo de marcas. Neste contexto, e numa altura em que o mercado de luxo está em franca expansão, em contraciclo com a crise económica actual, o presente artigo discute e relaciona os conceitos de celebridade, comunicação de marketing e marca de luxo, para em seguida analisar a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
id RCAP_33d4d34e076024effe462f32a6761eaf
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/6
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.celebridades; comunicação de marketing; marcas de luxoA associação de celebridades a marcas de luxo não é um fenómeno recente. No século XIX, por exemplo, La Maison Worth tornou-se a casa de alta-costura mais influente do mundo na sua época por se associar à princesa Von Metternich, uma senhora da alta sociedade com influência na moda da corte de Napoleão (OkonKwo, 2007). Na contemporaneidade, as marcas de luxo – desde a moda e relojoaria ao mercado automóvel e imobiliário – associam-se às celebridades (atores, atletas, modelos e até membros da realeza) com o intuito de elevarem a sua notoriedade e credibilidade e os resultados têm-se revelado positivos. Uma pesquisa desenvolvida por Agrawal & Kamakura (1995) concluiu que o uso de celebridades na publicidade está relacionado com o aumento dos lucros esperados. Acresce que as celebridades pretendem consolidar o seu prestígio ao associarem-se a este tipo de marcas. Neste contexto, e numa altura em que o mercado de luxo está em franca expansão, em contraciclo com a crise económica actual, o presente artigo discute e relaciona os conceitos de celebridade, comunicação de marketing e marca de luxo, para em seguida analisar a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2013-12-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/6oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/6International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 1, No 1 (2013)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/6http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/6/4Santiago, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:30:37Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/6Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:23.501662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
title O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
spellingShingle O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
Santiago, Ana
celebridades; comunicação de marketing; marcas de luxo
title_short O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
title_full O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
title_fullStr O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
title_full_unstemmed O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
title_sort O papel das celebridades na comunicação de marketing das marcas de luxo: a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
author Santiago, Ana
author_facet Santiago, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv celebridades; comunicação de marketing; marcas de luxo
topic celebridades; comunicação de marketing; marcas de luxo
description A associação de celebridades a marcas de luxo não é um fenómeno recente. No século XIX, por exemplo, La Maison Worth tornou-se a casa de alta-costura mais influente do mundo na sua época por se associar à princesa Von Metternich, uma senhora da alta sociedade com influência na moda da corte de Napoleão (OkonKwo, 2007). Na contemporaneidade, as marcas de luxo – desde a moda e relojoaria ao mercado automóvel e imobiliário – associam-se às celebridades (atores, atletas, modelos e até membros da realeza) com o intuito de elevarem a sua notoriedade e credibilidade e os resultados têm-se revelado positivos. Uma pesquisa desenvolvida por Agrawal & Kamakura (1995) concluiu que o uso de celebridades na publicidade está relacionado com o aumento dos lucros esperados. Acresce que as celebridades pretendem consolidar o seu prestígio ao associarem-se a este tipo de marcas. Neste contexto, e numa altura em que o mercado de luxo está em franca expansão, em contraciclo com a crise económica actual, o presente artigo discute e relaciona os conceitos de celebridade, comunicação de marketing e marca de luxo, para em seguida analisar a associação de Sharon Stone e Andie MacDowell à marca Douro Azul.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/6
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/6
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/6
identifier_str_mv oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/6
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/6
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/6/4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 1, No 1 (2013)
2182-9306
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130451694059520