As celebridades e as marcas de moda de luxo acessível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1735 |
Resumo: | A presente dissertação enquadra-se na área do marketing de luxo, procurando compreender o papel das celebridades nas marcas de moda de luxo acessível. A revisão da literatura incide sobre o conceito de luxo e sobre a ligação conceptual entre marcas, moda e celebridades. O modelo conceptual desenvolvido sintetiza os principais elementos orientadores e revela a inexistência de um quadro conceptual consolidado sobre a temática estudada. Adota-se como estratégia de investigação empírica o estudo de caso múltiplo, incidindo sobre quatro estilistas portugueses associados ao luxo acessível. Os resultados indicam que os estilistas estudados apostam em estratégias comparáveis, na valorização da variável integridade do produto e da sua relação com um preço premium e consideram que a associação às celebridades certas pode agregar valor às suas marcas e aumentar a sua notoriedade. |
id |
RCAP_f3cdee6022a942975f30603d96579492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1735 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As celebridades e as marcas de moda de luxo acessívelCasos portuguesesMarcas de luxo - MarketingMarca de luxo - Comportamento do consumidorMarca de luxo - CelebridadesMarca - Marketing de luxo - PortugalA presente dissertação enquadra-se na área do marketing de luxo, procurando compreender o papel das celebridades nas marcas de moda de luxo acessível. A revisão da literatura incide sobre o conceito de luxo e sobre a ligação conceptual entre marcas, moda e celebridades. O modelo conceptual desenvolvido sintetiza os principais elementos orientadores e revela a inexistência de um quadro conceptual consolidado sobre a temática estudada. Adota-se como estratégia de investigação empírica o estudo de caso múltiplo, incidindo sobre quatro estilistas portugueses associados ao luxo acessível. Os resultados indicam que os estilistas estudados apostam em estratégias comparáveis, na valorização da variável integridade do produto e da sua relação com um preço premium e consideram que a associação às celebridades certas pode agregar valor às suas marcas e aumentar a sua notoriedade.This research focuses on the area of the luxury marketing, seeking to understand the role of celebrities in the fashion brands of affordable luxury. The literature review relates to the concept of luxury and builds the conceptual link between brands, fashion and celebrities. The conceptual model summarizes the main guiding elements and reveals the lack of a consolidated conceptual framework on the topic under study. As empirical research strategy, it was adopted a multiple case study, focusing on four Portuguese designers associated with affordable luxury. Results indicate that those designers use comparable strategies to promote their brand. They consider that the association to specific celebrities may add value to their brands and increase their brand awareness.Universidade da Beira InteriorLobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deAmaral, Irina SauruBibliorumAlves, Teresa Salomé Oliveira Caetano2014-04-30T10:44:29Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1735TID:201327015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:32.083506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As celebridades e as marcas de moda de luxo acessível Casos portugueses |
title |
As celebridades e as marcas de moda de luxo acessível |
spellingShingle |
As celebridades e as marcas de moda de luxo acessível Alves, Teresa Salomé Oliveira Caetano Marcas de luxo - Marketing Marca de luxo - Comportamento do consumidor Marca de luxo - Celebridades Marca - Marketing de luxo - Portugal |
title_short |
As celebridades e as marcas de moda de luxo acessível |
title_full |
As celebridades e as marcas de moda de luxo acessível |
title_fullStr |
As celebridades e as marcas de moda de luxo acessível |
title_full_unstemmed |
As celebridades e as marcas de moda de luxo acessível |
title_sort |
As celebridades e as marcas de moda de luxo acessível |
author |
Alves, Teresa Salomé Oliveira Caetano |
author_facet |
Alves, Teresa Salomé Oliveira Caetano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de Amaral, Irina Saur uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Teresa Salomé Oliveira Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas de luxo - Marketing Marca de luxo - Comportamento do consumidor Marca de luxo - Celebridades Marca - Marketing de luxo - Portugal |
topic |
Marcas de luxo - Marketing Marca de luxo - Comportamento do consumidor Marca de luxo - Celebridades Marca - Marketing de luxo - Portugal |
description |
A presente dissertação enquadra-se na área do marketing de luxo, procurando compreender o papel das celebridades nas marcas de moda de luxo acessível. A revisão da literatura incide sobre o conceito de luxo e sobre a ligação conceptual entre marcas, moda e celebridades. O modelo conceptual desenvolvido sintetiza os principais elementos orientadores e revela a inexistência de um quadro conceptual consolidado sobre a temática estudada. Adota-se como estratégia de investigação empírica o estudo de caso múltiplo, incidindo sobre quatro estilistas portugueses associados ao luxo acessível. Os resultados indicam que os estilistas estudados apostam em estratégias comparáveis, na valorização da variável integridade do produto e da sua relação com um preço premium e consideram que a associação às celebridades certas pode agregar valor às suas marcas e aumentar a sua notoriedade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10 2013-10-01T00:00:00Z 2014-04-30T10:44:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1735 TID:201327015 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1735 |
identifier_str_mv |
TID:201327015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136334399406080 |