Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Helena Cristina Leal
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2890
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido após a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar nos hotéis Lux Fátima e Lux Fátima Park, em Fátima, que pertencem ao recente grupo hoteleiro português Lux Hotels. O estágio teve início em outubro de 2014 e terminou em maio de 2015, e possibilitou a passagem pelos departamentos de Front-office, Housekeeping e Recursos Humanos. O principal objetivo deste relatório é descrever as funções e tarefas realizadas ao longo do estágio, os conhecimentos e competências adquiridas, as principais contribuições dadas a cada departamento, sugestões de melhoria, e ainda apresentar uma proposta de análise da satisfação no trabalho dos colaboradores. Todos estes aspetos considerados em conjunto com a caraterização do grupo hoteleiro e das unidades de acolhimentos, contribuem para um melhor entendimento de todo o trabalho desenvolvido. A análise da satisfação dos colaboradores, surge como tema para o desafio de estágio, na sequência da observação e posterior identificação de algumas dificuldades na atração e retenção de recursos humanos qualificados, competentes e capazes de proporcionar um serviço de excelência. De forma a aprofundar o tema desenvolvido e a sustentar teoricamente a proposta apresentada, foi feita uma pesquisa e análise de várias referências bibliográficas subjacentes a esta temática, e que se encontra refletida na revisão da literatura. Com base na informação recolhida, foi elaborada uma ferramenta, um questionário, cujo propósito é o de proceder à consulta e recolha de informação junto dos colaboradores que permita fazer a avaliação do seu grau de satisfação no trabalho. Apesar dos evidentes benefícios na implementação de um sistema de análise e avaliação da satisfação dos colaboradores, com reflexo no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade do serviço prestado e consequentemente nos resultados da empresa, não foi possível executar na prática a proposta apresentada, pelo que a validade e eficácia desta ferramenta não foi testada.
id RCAP_33d8c76ad8f8f1ba1e88832aaf7744b0
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2890
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradoresHotelariaTurismo ReligiosoGestão de Recursos HumanosSatisfação no TrabalhoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório de estágio foi desenvolvido após a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar nos hotéis Lux Fátima e Lux Fátima Park, em Fátima, que pertencem ao recente grupo hoteleiro português Lux Hotels. O estágio teve início em outubro de 2014 e terminou em maio de 2015, e possibilitou a passagem pelos departamentos de Front-office, Housekeeping e Recursos Humanos. O principal objetivo deste relatório é descrever as funções e tarefas realizadas ao longo do estágio, os conhecimentos e competências adquiridas, as principais contribuições dadas a cada departamento, sugestões de melhoria, e ainda apresentar uma proposta de análise da satisfação no trabalho dos colaboradores. Todos estes aspetos considerados em conjunto com a caraterização do grupo hoteleiro e das unidades de acolhimentos, contribuem para um melhor entendimento de todo o trabalho desenvolvido. A análise da satisfação dos colaboradores, surge como tema para o desafio de estágio, na sequência da observação e posterior identificação de algumas dificuldades na atração e retenção de recursos humanos qualificados, competentes e capazes de proporcionar um serviço de excelência. De forma a aprofundar o tema desenvolvido e a sustentar teoricamente a proposta apresentada, foi feita uma pesquisa e análise de várias referências bibliográficas subjacentes a esta temática, e que se encontra refletida na revisão da literatura. Com base na informação recolhida, foi elaborada uma ferramenta, um questionário, cujo propósito é o de proceder à consulta e recolha de informação junto dos colaboradores que permita fazer a avaliação do seu grau de satisfação no trabalho. Apesar dos evidentes benefícios na implementação de um sistema de análise e avaliação da satisfação dos colaboradores, com reflexo no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade do serviço prestado e consequentemente nos resultados da empresa, não foi possível executar na prática a proposta apresentada, pelo que a validade e eficácia desta ferramenta não foi testada.Viana, Ana Sofia da CostaIC-OnlineLuís, Helena Cristina Leal2017-12-11T16:28:00Z2017-11-082017-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2890TID:201777746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:05Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:08.708022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores
title Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores
spellingShingle Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores
Luís, Helena Cristina Leal
Hotelaria
Turismo Religioso
Gestão de Recursos Humanos
Satisfação no Trabalho
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores
title_full Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores
title_fullStr Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores
title_full_unstemmed Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores
title_sort Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores
author Luís, Helena Cristina Leal
author_facet Luís, Helena Cristina Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Ana Sofia da Costa
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Helena Cristina Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Turismo Religioso
Gestão de Recursos Humanos
Satisfação no Trabalho
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Hotelaria
Turismo Religioso
Gestão de Recursos Humanos
Satisfação no Trabalho
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O presente relatório de estágio foi desenvolvido após a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar nos hotéis Lux Fátima e Lux Fátima Park, em Fátima, que pertencem ao recente grupo hoteleiro português Lux Hotels. O estágio teve início em outubro de 2014 e terminou em maio de 2015, e possibilitou a passagem pelos departamentos de Front-office, Housekeeping e Recursos Humanos. O principal objetivo deste relatório é descrever as funções e tarefas realizadas ao longo do estágio, os conhecimentos e competências adquiridas, as principais contribuições dadas a cada departamento, sugestões de melhoria, e ainda apresentar uma proposta de análise da satisfação no trabalho dos colaboradores. Todos estes aspetos considerados em conjunto com a caraterização do grupo hoteleiro e das unidades de acolhimentos, contribuem para um melhor entendimento de todo o trabalho desenvolvido. A análise da satisfação dos colaboradores, surge como tema para o desafio de estágio, na sequência da observação e posterior identificação de algumas dificuldades na atração e retenção de recursos humanos qualificados, competentes e capazes de proporcionar um serviço de excelência. De forma a aprofundar o tema desenvolvido e a sustentar teoricamente a proposta apresentada, foi feita uma pesquisa e análise de várias referências bibliográficas subjacentes a esta temática, e que se encontra refletida na revisão da literatura. Com base na informação recolhida, foi elaborada uma ferramenta, um questionário, cujo propósito é o de proceder à consulta e recolha de informação junto dos colaboradores que permita fazer a avaliação do seu grau de satisfação no trabalho. Apesar dos evidentes benefícios na implementação de um sistema de análise e avaliação da satisfação dos colaboradores, com reflexo no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade do serviço prestado e consequentemente nos resultados da empresa, não foi possível executar na prática a proposta apresentada, pelo que a validade e eficácia desta ferramenta não foi testada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11T16:28:00Z
2017-11-08
2017-11-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2890
TID:201777746
url http://hdl.handle.net/10400.8/2890
identifier_str_mv TID:201777746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136966153863168