Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2890 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi desenvolvido após a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar nos hotéis Lux Fátima e Lux Fátima Park, em Fátima, que pertencem ao recente grupo hoteleiro português Lux Hotels. O estágio teve início em outubro de 2014 e terminou em maio de 2015, e possibilitou a passagem pelos departamentos de Front-office, Housekeeping e Recursos Humanos. O principal objetivo deste relatório é descrever as funções e tarefas realizadas ao longo do estágio, os conhecimentos e competências adquiridas, as principais contribuições dadas a cada departamento, sugestões de melhoria, e ainda apresentar uma proposta de análise da satisfação no trabalho dos colaboradores. Todos estes aspetos considerados em conjunto com a caraterização do grupo hoteleiro e das unidades de acolhimentos, contribuem para um melhor entendimento de todo o trabalho desenvolvido. A análise da satisfação dos colaboradores, surge como tema para o desafio de estágio, na sequência da observação e posterior identificação de algumas dificuldades na atração e retenção de recursos humanos qualificados, competentes e capazes de proporcionar um serviço de excelência. De forma a aprofundar o tema desenvolvido e a sustentar teoricamente a proposta apresentada, foi feita uma pesquisa e análise de várias referências bibliográficas subjacentes a esta temática, e que se encontra refletida na revisão da literatura. Com base na informação recolhida, foi elaborada uma ferramenta, um questionário, cujo propósito é o de proceder à consulta e recolha de informação junto dos colaboradores que permita fazer a avaliação do seu grau de satisfação no trabalho. Apesar dos evidentes benefícios na implementação de um sistema de análise e avaliação da satisfação dos colaboradores, com reflexo no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade do serviço prestado e consequentemente nos resultados da empresa, não foi possível executar na prática a proposta apresentada, pelo que a validade e eficácia desta ferramenta não foi testada. |
id |
RCAP_33d8c76ad8f8f1ba1e88832aaf7744b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2890 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradoresHotelariaTurismo ReligiosoGestão de Recursos HumanosSatisfação no TrabalhoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório de estágio foi desenvolvido após a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar nos hotéis Lux Fátima e Lux Fátima Park, em Fátima, que pertencem ao recente grupo hoteleiro português Lux Hotels. O estágio teve início em outubro de 2014 e terminou em maio de 2015, e possibilitou a passagem pelos departamentos de Front-office, Housekeeping e Recursos Humanos. O principal objetivo deste relatório é descrever as funções e tarefas realizadas ao longo do estágio, os conhecimentos e competências adquiridas, as principais contribuições dadas a cada departamento, sugestões de melhoria, e ainda apresentar uma proposta de análise da satisfação no trabalho dos colaboradores. Todos estes aspetos considerados em conjunto com a caraterização do grupo hoteleiro e das unidades de acolhimentos, contribuem para um melhor entendimento de todo o trabalho desenvolvido. A análise da satisfação dos colaboradores, surge como tema para o desafio de estágio, na sequência da observação e posterior identificação de algumas dificuldades na atração e retenção de recursos humanos qualificados, competentes e capazes de proporcionar um serviço de excelência. De forma a aprofundar o tema desenvolvido e a sustentar teoricamente a proposta apresentada, foi feita uma pesquisa e análise de várias referências bibliográficas subjacentes a esta temática, e que se encontra refletida na revisão da literatura. Com base na informação recolhida, foi elaborada uma ferramenta, um questionário, cujo propósito é o de proceder à consulta e recolha de informação junto dos colaboradores que permita fazer a avaliação do seu grau de satisfação no trabalho. Apesar dos evidentes benefícios na implementação de um sistema de análise e avaliação da satisfação dos colaboradores, com reflexo no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade do serviço prestado e consequentemente nos resultados da empresa, não foi possível executar na prática a proposta apresentada, pelo que a validade e eficácia desta ferramenta não foi testada.Viana, Ana Sofia da CostaIC-OnlineLuís, Helena Cristina Leal2017-12-11T16:28:00Z2017-11-082017-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2890TID:201777746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:05Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:08.708022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores |
title |
Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores |
spellingShingle |
Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores Luís, Helena Cristina Leal Hotelaria Turismo Religioso Gestão de Recursos Humanos Satisfação no Trabalho Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores |
title_full |
Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores |
title_fullStr |
Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores |
title_sort |
Relatório de estágio no grupo hoteleiro Lux Hotels: proposta de análise da satisfação dos colaboradores |
author |
Luís, Helena Cristina Leal |
author_facet |
Luís, Helena Cristina Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Ana Sofia da Costa IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luís, Helena Cristina Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Turismo Religioso Gestão de Recursos Humanos Satisfação no Trabalho Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Hotelaria Turismo Religioso Gestão de Recursos Humanos Satisfação no Trabalho Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O presente relatório de estágio foi desenvolvido após a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar nos hotéis Lux Fátima e Lux Fátima Park, em Fátima, que pertencem ao recente grupo hoteleiro português Lux Hotels. O estágio teve início em outubro de 2014 e terminou em maio de 2015, e possibilitou a passagem pelos departamentos de Front-office, Housekeeping e Recursos Humanos. O principal objetivo deste relatório é descrever as funções e tarefas realizadas ao longo do estágio, os conhecimentos e competências adquiridas, as principais contribuições dadas a cada departamento, sugestões de melhoria, e ainda apresentar uma proposta de análise da satisfação no trabalho dos colaboradores. Todos estes aspetos considerados em conjunto com a caraterização do grupo hoteleiro e das unidades de acolhimentos, contribuem para um melhor entendimento de todo o trabalho desenvolvido. A análise da satisfação dos colaboradores, surge como tema para o desafio de estágio, na sequência da observação e posterior identificação de algumas dificuldades na atração e retenção de recursos humanos qualificados, competentes e capazes de proporcionar um serviço de excelência. De forma a aprofundar o tema desenvolvido e a sustentar teoricamente a proposta apresentada, foi feita uma pesquisa e análise de várias referências bibliográficas subjacentes a esta temática, e que se encontra refletida na revisão da literatura. Com base na informação recolhida, foi elaborada uma ferramenta, um questionário, cujo propósito é o de proceder à consulta e recolha de informação junto dos colaboradores que permita fazer a avaliação do seu grau de satisfação no trabalho. Apesar dos evidentes benefícios na implementação de um sistema de análise e avaliação da satisfação dos colaboradores, com reflexo no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade do serviço prestado e consequentemente nos resultados da empresa, não foi possível executar na prática a proposta apresentada, pelo que a validade e eficácia desta ferramenta não foi testada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11T16:28:00Z 2017-11-08 2017-11-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2890 TID:201777746 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2890 |
identifier_str_mv |
TID:201777746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136966153863168 |