Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São Miguel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Diana Rocha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/934
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas Empresariais
id RCAP_e825415a126c0163764f2c3f53b9fb72
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São MiguelHotelariaSatisfaçãoTurismoHospitalitySatisfactionTourismDissertação de Mestrado em Ciências Económicas EmpresariaisDado o crescente fenómeno competitivo na indústria hoteleira e a constante procura pela satisfação e fidelidade dos hóspedes, o objectivo do presente trabalho é compreender as percepções sobre a qualidade do serviço oferecido nos hotéis micaelenses, na perspectiva dos turistas, e quais os factores que contribuem para a sua satisfação e lealdade. Partindo-se de um modelo referencial construído a partir da literatura sobre a satisfação e fidelidade, foi efectuada uma pesquisa exploratória a turistas nacionais e internacionais que se hospedaram nos hotéis de São Miguel. Com base nestes dados foi estimado um modelo de equações estruturais para testar as hipóteses de investigação. Os resultados evidenciaram que as principais variáveis influenciadoras da satisfação foram a qualidade do serviço oferecido e a gestão das reclamações. Os factores que contribuem mais para a fidelidade dos hóspedes foram o compromisso afectivo, a satisfação, o preço, a gestão das reclamações e por último a imagem do hotel. A gestão de reclamações resultou num factor fundamental para a satisfação e a fidelidade do turista.ABSTRACT: Given the increasing competitive phenomenon in the hotel industry and constant demand for guest satisfaction and loyalty, the objective of this study is to understand the perceptions about the quality of service offered in hotels in S. Miguel, according to the tourists perspective, and which factors contribute to satisfaction and loyalty. Starting up a reference model was constructed based on the literature on loyalty and satisfaction, an exploratory survey was conducted to domestic and international tourists who stayed in hotels in S. Miguel. Based on these data we estimated a structural equation modelling to test the research hypotheses. The results showed that the main variables that influence satisfaction were the quality of service offered and the management of complaints. The factors that contribute more to the fidelity of the guests were the affective commitment, satisfaction, price, management of complaints and finally the image of the hotel. The management of complaints resulted in a key factor in tourist satisfaction and loyalty.Batista, Maria da Graça CâmaraCouto, João Pedro AlmeidaRepositório da Universidade dos AçoresBotelho, Diana Rocha2011-01-26T12:25:21Z2010-10-102010-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:28:24Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:50.764015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São Miguel
title Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São Miguel
spellingShingle Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São Miguel
Botelho, Diana Rocha
Hotelaria
Satisfação
Turismo
Hospitality
Satisfaction
Tourism
title_short Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São Miguel
title_full Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São Miguel
title_fullStr Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São Miguel
title_full_unstemmed Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São Miguel
title_sort Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São Miguel
author Botelho, Diana Rocha
author_facet Botelho, Diana Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Maria da Graça Câmara
Couto, João Pedro Almeida
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Diana Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Satisfação
Turismo
Hospitality
Satisfaction
Tourism
topic Hotelaria
Satisfação
Turismo
Hospitality
Satisfaction
Tourism
description Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas Empresariais
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-10
2010-10-10T00:00:00Z
2011-01-26T12:25:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/934
url http://hdl.handle.net/10400.3/934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130682906116096