Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/12820 |
Resumo: | Vivemos na era da informação, numa época em que há uma enorme revolução digital, e em que os computadores já se encontram firmemente estabelecidos nas mais diversas áreas da vida moderna. As tecnologias da informação estão cada vez mais presentes, quer na vida dos adultos, quer na das crianças. As crianças começam, desde muito cedo, a usar os meios tecnológicos, seja para comunicarem, divertirem-se ou então como suporte para os seus estudos. Com o estudo aqui realizado, pretende-se verificar se, na opinião das crianças, os meios tecnológicos ajudam na sua aprendizagem e se contribuem de alguma maneira para o seu desenvolvimento. Neste sentido, desenvolveu-se este trabalho com crianças entre os 8 e os 12 anos da idade. Os resultados obtidos mostram que a maioria das crianças não tem acesso regular às TIC, e os computadores são usados mais para o entretenimento. No entanto, elas gostariam de poder utilizar as tecnologias de informação com maior frequência, até em sala de aula, pois consideram que os computadores são ferramentas importantes para a sua aprendizagem e para a sua educação. Os resultados deste estudo contribuem para a reflexão sobre o papel das TIC no ensino e na aprendizagem, e permitem aos educadores compreender melhor o universo da infância, com a possibilidade de adaptar o processo de ensino de acordo com as necessidades das crianças. |
id |
RCAP_33f2c6fe734afe90c270dbec672f55ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12820 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagemTecnologia da informaçãoAprendizagemEnsinoMotivaçãoDesenvolvimento infantilCriançaChildrenEducationICTSchoolMotivationLearningComputerVivemos na era da informação, numa época em que há uma enorme revolução digital, e em que os computadores já se encontram firmemente estabelecidos nas mais diversas áreas da vida moderna. As tecnologias da informação estão cada vez mais presentes, quer na vida dos adultos, quer na das crianças. As crianças começam, desde muito cedo, a usar os meios tecnológicos, seja para comunicarem, divertirem-se ou então como suporte para os seus estudos. Com o estudo aqui realizado, pretende-se verificar se, na opinião das crianças, os meios tecnológicos ajudam na sua aprendizagem e se contribuem de alguma maneira para o seu desenvolvimento. Neste sentido, desenvolveu-se este trabalho com crianças entre os 8 e os 12 anos da idade. Os resultados obtidos mostram que a maioria das crianças não tem acesso regular às TIC, e os computadores são usados mais para o entretenimento. No entanto, elas gostariam de poder utilizar as tecnologias de informação com maior frequência, até em sala de aula, pois consideram que os computadores são ferramentas importantes para a sua aprendizagem e para a sua educação. Os resultados deste estudo contribuem para a reflexão sobre o papel das TIC no ensino e na aprendizagem, e permitem aos educadores compreender melhor o universo da infância, com a possibilidade de adaptar o processo de ensino de acordo com as necessidades das crianças.We live in an era of information, a time when technology is more and more used in several areas of our life. In fact, information technologies are increasingly present in the lives of adults, as well as in children's world. For children, technology, digital media and computers are the most common thing, and navigate in the virtual worlds is as natural as interact in social reality. Since the earliest age, they easily adopt new technologies to communicate, interact, play, have fun, support their study and learn about all kind of matters. Our study pretended to verify, from children’s perspective, the importance of information and communication technologies (ICT) in their learning and development. In other words, we aimed to know their level of knowledge about ICT, the technologies they use with more frequency and the contexts where they deal with it, and benefits they obtain through ICT, in school and in their personal path. The participants are students (from 3rd to 4th grade), aged between eight and twelve years, from both genders. Some of our findings show that majority of children do not have regular access to ICT and the computers are used more for entertainment. However, they consider that computers are important tools for their learning and education. So, this study may contribute to better understand the children`s behaviour concerning ICT, and how they see the virtual worlds. Furthermore, it may also be relevant for teachers, to adapt and revise curricula, as well as for their understanding on how to motivate children to develop their abilities and skills, through the use of ICT.2017-04-06T17:36:22Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-122016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12820TID:201547619porIacob, Iryna Mel'nykinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:00.471782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem |
title |
Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem |
spellingShingle |
Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem Iacob, Iryna Mel'nyk Tecnologia da informação Aprendizagem Ensino Motivação Desenvolvimento infantil Criança Children Education ICT School Motivation Learning Computer |
title_short |
Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem |
title_full |
Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem |
title_fullStr |
Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem |
title_sort |
Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem |
author |
Iacob, Iryna Mel'nyk |
author_facet |
Iacob, Iryna Mel'nyk |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iacob, Iryna Mel'nyk |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Aprendizagem Ensino Motivação Desenvolvimento infantil Criança Children Education ICT School Motivation Learning Computer |
topic |
Tecnologia da informação Aprendizagem Ensino Motivação Desenvolvimento infantil Criança Children Education ICT School Motivation Learning Computer |
description |
Vivemos na era da informação, numa época em que há uma enorme revolução digital, e em que os computadores já se encontram firmemente estabelecidos nas mais diversas áreas da vida moderna. As tecnologias da informação estão cada vez mais presentes, quer na vida dos adultos, quer na das crianças. As crianças começam, desde muito cedo, a usar os meios tecnológicos, seja para comunicarem, divertirem-se ou então como suporte para os seus estudos. Com o estudo aqui realizado, pretende-se verificar se, na opinião das crianças, os meios tecnológicos ajudam na sua aprendizagem e se contribuem de alguma maneira para o seu desenvolvimento. Neste sentido, desenvolveu-se este trabalho com crianças entre os 8 e os 12 anos da idade. Os resultados obtidos mostram que a maioria das crianças não tem acesso regular às TIC, e os computadores são usados mais para o entretenimento. No entanto, elas gostariam de poder utilizar as tecnologias de informação com maior frequência, até em sala de aula, pois consideram que os computadores são ferramentas importantes para a sua aprendizagem e para a sua educação. Os resultados deste estudo contribuem para a reflexão sobre o papel das TIC no ensino e na aprendizagem, e permitem aos educadores compreender melhor o universo da infância, com a possibilidade de adaptar o processo de ensino de acordo com as necessidades das crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12T00:00:00Z 2016-12-12 2016-10 2017-04-06T17:36:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/12820 TID:201547619 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/12820 |
identifier_str_mv |
TID:201547619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134832926654464 |