Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iacob, Iryna Mel'nyk
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12820
Resumo: Vivemos na era da informação, numa época em que há uma enorme revolução digital, e em que os computadores já se encontram firmemente estabelecidos nas mais diversas áreas da vida moderna. As tecnologias da informação estão cada vez mais presentes, quer na vida dos adultos, quer na das crianças. As crianças começam, desde muito cedo, a usar os meios tecnológicos, seja para comunicarem, divertirem-se ou então como suporte para os seus estudos. Com o estudo aqui realizado, pretende-se verificar se, na opinião das crianças, os meios tecnológicos ajudam na sua aprendizagem e se contribuem de alguma maneira para o seu desenvolvimento. Neste sentido, desenvolveu-se este trabalho com crianças entre os 8 e os 12 anos da idade. Os resultados obtidos mostram que a maioria das crianças não tem acesso regular às TIC, e os computadores são usados mais para o entretenimento. No entanto, elas gostariam de poder utilizar as tecnologias de informação com maior frequência, até em sala de aula, pois consideram que os computadores são ferramentas importantes para a sua aprendizagem e para a sua educação. Os resultados deste estudo contribuem para a reflexão sobre o papel das TIC no ensino e na aprendizagem, e permitem aos educadores compreender melhor o universo da infância, com a possibilidade de adaptar o processo de ensino de acordo com as necessidades das crianças.
id RCAP_33f2c6fe734afe90c270dbec672f55ae
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagemTecnologia da informaçãoAprendizagemEnsinoMotivaçãoDesenvolvimento infantilCriançaChildrenEducationICTSchoolMotivationLearningComputerVivemos na era da informação, numa época em que há uma enorme revolução digital, e em que os computadores já se encontram firmemente estabelecidos nas mais diversas áreas da vida moderna. As tecnologias da informação estão cada vez mais presentes, quer na vida dos adultos, quer na das crianças. As crianças começam, desde muito cedo, a usar os meios tecnológicos, seja para comunicarem, divertirem-se ou então como suporte para os seus estudos. Com o estudo aqui realizado, pretende-se verificar se, na opinião das crianças, os meios tecnológicos ajudam na sua aprendizagem e se contribuem de alguma maneira para o seu desenvolvimento. Neste sentido, desenvolveu-se este trabalho com crianças entre os 8 e os 12 anos da idade. Os resultados obtidos mostram que a maioria das crianças não tem acesso regular às TIC, e os computadores são usados mais para o entretenimento. No entanto, elas gostariam de poder utilizar as tecnologias de informação com maior frequência, até em sala de aula, pois consideram que os computadores são ferramentas importantes para a sua aprendizagem e para a sua educação. Os resultados deste estudo contribuem para a reflexão sobre o papel das TIC no ensino e na aprendizagem, e permitem aos educadores compreender melhor o universo da infância, com a possibilidade de adaptar o processo de ensino de acordo com as necessidades das crianças.We live in an era of information, a time when technology is more and more used in several areas of our life. In fact, information technologies are increasingly present in the lives of adults, as well as in children's world. For children, technology, digital media and computers are the most common thing, and navigate in the virtual worlds is as natural as interact in social reality. Since the earliest age, they easily adopt new technologies to communicate, interact, play, have fun, support their study and learn about all kind of matters. Our study pretended to verify, from children’s perspective, the importance of information and communication technologies (ICT) in their learning and development. In other words, we aimed to know their level of knowledge about ICT, the technologies they use with more frequency and the contexts where they deal with it, and benefits they obtain through ICT, in school and in their personal path. The participants are students (from 3rd to 4th grade), aged between eight and twelve years, from both genders. Some of our findings show that majority of children do not have regular access to ICT and the computers are used more for entertainment. However, they consider that computers are important tools for their learning and education. So, this study may contribute to better understand the children`s behaviour concerning ICT, and how they see the virtual worlds. Furthermore, it may also be relevant for teachers, to adapt and revise curricula, as well as for their understanding on how to motivate children to develop their abilities and skills, through the use of ICT.2017-04-06T17:36:22Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-122016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12820TID:201547619porIacob, Iryna Mel'nykinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:00.471782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem
title Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem
spellingShingle Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem
Iacob, Iryna Mel'nyk
Tecnologia da informação
Aprendizagem
Ensino
Motivação
Desenvolvimento infantil
Criança
Children
Education
ICT
School
Motivation
Learning
Computer
title_short Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem
title_full Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem
title_fullStr Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem
title_full_unstemmed Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem
title_sort Perceções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem
author Iacob, Iryna Mel'nyk
author_facet Iacob, Iryna Mel'nyk
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iacob, Iryna Mel'nyk
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Aprendizagem
Ensino
Motivação
Desenvolvimento infantil
Criança
Children
Education
ICT
School
Motivation
Learning
Computer
topic Tecnologia da informação
Aprendizagem
Ensino
Motivação
Desenvolvimento infantil
Criança
Children
Education
ICT
School
Motivation
Learning
Computer
description Vivemos na era da informação, numa época em que há uma enorme revolução digital, e em que os computadores já se encontram firmemente estabelecidos nas mais diversas áreas da vida moderna. As tecnologias da informação estão cada vez mais presentes, quer na vida dos adultos, quer na das crianças. As crianças começam, desde muito cedo, a usar os meios tecnológicos, seja para comunicarem, divertirem-se ou então como suporte para os seus estudos. Com o estudo aqui realizado, pretende-se verificar se, na opinião das crianças, os meios tecnológicos ajudam na sua aprendizagem e se contribuem de alguma maneira para o seu desenvolvimento. Neste sentido, desenvolveu-se este trabalho com crianças entre os 8 e os 12 anos da idade. Os resultados obtidos mostram que a maioria das crianças não tem acesso regular às TIC, e os computadores são usados mais para o entretenimento. No entanto, elas gostariam de poder utilizar as tecnologias de informação com maior frequência, até em sala de aula, pois consideram que os computadores são ferramentas importantes para a sua aprendizagem e para a sua educação. Os resultados deste estudo contribuem para a reflexão sobre o papel das TIC no ensino e na aprendizagem, e permitem aos educadores compreender melhor o universo da infância, com a possibilidade de adaptar o processo de ensino de acordo com as necessidades das crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12T00:00:00Z
2016-12-12
2016-10
2017-04-06T17:36:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/12820
TID:201547619
url http://hdl.handle.net/10071/12820
identifier_str_mv TID:201547619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134832926654464