Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Beatriz Aniceto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14416
Resumo: O presente relatório apresenta planos, projetos, balanços e as respetivas considerações no que concede à prática pedagógica ao longo do estágio pedagógico. Na área da lecionação foram alcançadas melhorias significativas nas aprendizagens prioritárias dos alunos. A pertinência do projeto específico, “Aprendizagem Cooperativa na Dança”, para além de ter tido um contributo no desenvolvimento das relações interpessoais dos alunos, serviu como mecanismo de socialização e instrumento de inclusão no que diz respeito aos alunos com necessidades educativas especiais. Na área da Direção de Turma é possível afirmar que as funções enquanto coadjuvante da Diretora de Turma foram cumpridas com sucesso, existindo ao longo do ano letivo melhorias consideráveis no que respeita às faltas injustificadas e à ausência consecutiva no reforço de aprendizagem. O meu contributo através do projeto “Bullying e Exclusão Social”, com base na teoria do comportamento planeado, permitiu aos alunos que refletissem e mudassem a sua intenção. Para isto, foram submetidos a uma atividade experiencial no contexto de aula prática de Educação Física, na qual desempenharam papéis distintos. O desfecho desta atividade manifestou-se claramente na reflexão subsequente, evidenciando a efetivação dos objetivos previamente estabelecidos. A expansão deste projeto para a Saída de Campo, possibilitou estabelecer um paralelismo entre o fenómeno do bullying e a preservação do meio ambiente, representada nas ponderações realizadas no ambiente natural, reforçando a relevância da temática e da conservação ambiental. No âmbito do Desporto Escolar, assumi a liderança do grupo-equipa de voleibol, constatando melhorias consideráveis ao nível das aprendizagens dos alunos. Relativamente ao projeto específico intitulado de “A competição em estrutura escada”, este permitiu aumentar a frequência competitiva, de uma forma mais educativa, estabelecendo uma metodologia fiável para classificar os alunos segundo o seu nível de desempenho. Porém, realço que este torneiro era realizado no término de cada sessão, constituindo-se como um momento de avaliação formativa, em função dos objetivos delineados. No seminário investiguei acerca do tema “Critérios de Avaliação”, visando primordialmente reconhecer a importância da sua definição, enquanto fator potenciador do compromisso coletivo e como agente promotor da coerência interna na avaliação da Educação Física, aplicando os procedimentos da investigação-ação, o que permitiu, enquanto estagiária, contribuir para a mudança dos paradigmas e da cultura da escola. Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa, interdisciplinaridade, atividade experiencial, competição, compromisso coletivo.
id RCAP_33fd73783eecce722ceb04891a15c101
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira TorresMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAAPRENDIZAGEM COOPERATIVAENSINOEXCLUSÃO SOCIALDESPORTO ESCOLARCOMPETIÇÃOINTERDISCIPLINARIDADESPORTPHYSICAL EDUCATIONCOOPERATIVE LEARNINGTEACHINGBULLYINGSOCIAL EXCLUSIONSCHOOL SPORTSCOMPETITIONINTERDISCIPLINARITYO presente relatório apresenta planos, projetos, balanços e as respetivas considerações no que concede à prática pedagógica ao longo do estágio pedagógico. Na área da lecionação foram alcançadas melhorias significativas nas aprendizagens prioritárias dos alunos. A pertinência do projeto específico, “Aprendizagem Cooperativa na Dança”, para além de ter tido um contributo no desenvolvimento das relações interpessoais dos alunos, serviu como mecanismo de socialização e instrumento de inclusão no que diz respeito aos alunos com necessidades educativas especiais. Na área da Direção de Turma é possível afirmar que as funções enquanto coadjuvante da Diretora de Turma foram cumpridas com sucesso, existindo ao longo do ano letivo melhorias consideráveis no que respeita às faltas injustificadas e à ausência consecutiva no reforço de aprendizagem. O meu contributo através do projeto “Bullying e Exclusão Social”, com base na teoria do comportamento planeado, permitiu aos alunos que refletissem e mudassem a sua intenção. Para isto, foram submetidos a uma atividade experiencial no contexto de aula prática de Educação Física, na qual desempenharam papéis distintos. O desfecho desta atividade manifestou-se claramente na reflexão subsequente, evidenciando a efetivação dos objetivos previamente estabelecidos. A expansão deste projeto para a Saída de Campo, possibilitou estabelecer um paralelismo entre o fenómeno do bullying e a preservação do meio ambiente, representada nas ponderações realizadas no ambiente natural, reforçando a relevância da temática e da conservação ambiental. No âmbito do Desporto Escolar, assumi a liderança do grupo-equipa de voleibol, constatando melhorias consideráveis ao nível das aprendizagens dos alunos. Relativamente ao projeto específico intitulado de “A competição em estrutura escada”, este permitiu aumentar a frequência competitiva, de uma forma mais educativa, estabelecendo uma metodologia fiável para classificar os alunos segundo o seu nível de desempenho. Porém, realço que este torneiro era realizado no término de cada sessão, constituindo-se como um momento de avaliação formativa, em função dos objetivos delineados. No seminário investiguei acerca do tema “Critérios de Avaliação”, visando primordialmente reconhecer a importância da sua definição, enquanto fator potenciador do compromisso coletivo e como agente promotor da coerência interna na avaliação da Educação Física, aplicando os procedimentos da investigação-ação, o que permitiu, enquanto estagiária, contribuir para a mudança dos paradigmas e da cultura da escola. Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa, interdisciplinaridade, atividade experiencial, competição, compromisso coletivo.This report displays plans, projects, balances and considerations regarding the pedagogical practice throughout the pedagogical internship. In the area of Teaching, significant improvements were achieved in the priority learning of students. The relevance of the specific project, “Cooperative Learning in Dance”, in addition to having contributed to the development of students' interpersonal relationships, should be noted that for students with special educational needs, it was seen as a socialization mechanism and an instrument of inclusion. In the area of Class Management, it is possible to state that the functions of a DT assistant were successfully fulfilled, with considerable improvements being made throughout the school year in terms of unjustified absences and consecutive absences in learning reinforcement. My contribution through the project “Bullying and Social Exclusion”, based on the theory of planned behavior, allowed students to reflect and change their intention. For this, they were submitted to an experiential activity in the context of a practical Physical Education class, in which they played different roles. The outcome of this activity was clearly manifested in the subsequent reflection, evidencing the achievement of previously established objectives. The expansion of this project to the Field Trip, made it possible to establish a parallel between the phenomenon of bullying and the preservation of the environment, represented in the reflection carried out in the natural environment, reinforcing the relevance of the theme and environmental conservation. In terms of School Sports, I assumed the leadership of the volleyball group team, noting significant improvements in terms of student learning. Regarding the specific project entitled “Competition in ladder structure”, it allowed to increase the competitive frequency, in a more educational way, establishing a reliable methodology to classify students according to their level of performance. However, I emphasize that this tournament was held at the end of each didactic unit, constituting a moment of formative evaluation, depending on the objectives outlined in each unit. In the seminar, I investigated the theme “Assessment Criteria”, primarily aiming to recognize the importance of its definition, as a factor that enhances collective commitment and as an agent that promotes internal coherence in the evaluation of Physical Education, applying the procedures of action research, which allows as an intern contribute, to changing the school's paradigms and culture. Keywords: Cooperative learning, interdisciplinarity, experiential activity, competition, collective commitment2024-01-05T17:37:12Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14416TID:203442547porMartinho, Beatriz Anicetoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T01:36:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:06.805431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
Martinho, Beatriz Aniceto
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
ENSINO
EXCLUSÃO SOCIAL
DESPORTO ESCOLAR
COMPETIÇÃO
INTERDISCIPLINARIDADE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
COOPERATIVE LEARNING
TEACHING
BULLYING
SOCIAL EXCLUSION
SCHOOL SPORTS
COMPETITION
INTERDISCIPLINARITY
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
author Martinho, Beatriz Aniceto
author_facet Martinho, Beatriz Aniceto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Beatriz Aniceto
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
ENSINO
EXCLUSÃO SOCIAL
DESPORTO ESCOLAR
COMPETIÇÃO
INTERDISCIPLINARIDADE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
COOPERATIVE LEARNING
TEACHING
BULLYING
SOCIAL EXCLUSION
SCHOOL SPORTS
COMPETITION
INTERDISCIPLINARITY
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
ENSINO
EXCLUSÃO SOCIAL
DESPORTO ESCOLAR
COMPETIÇÃO
INTERDISCIPLINARIDADE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
COOPERATIVE LEARNING
TEACHING
BULLYING
SOCIAL EXCLUSION
SCHOOL SPORTS
COMPETITION
INTERDISCIPLINARITY
description O presente relatório apresenta planos, projetos, balanços e as respetivas considerações no que concede à prática pedagógica ao longo do estágio pedagógico. Na área da lecionação foram alcançadas melhorias significativas nas aprendizagens prioritárias dos alunos. A pertinência do projeto específico, “Aprendizagem Cooperativa na Dança”, para além de ter tido um contributo no desenvolvimento das relações interpessoais dos alunos, serviu como mecanismo de socialização e instrumento de inclusão no que diz respeito aos alunos com necessidades educativas especiais. Na área da Direção de Turma é possível afirmar que as funções enquanto coadjuvante da Diretora de Turma foram cumpridas com sucesso, existindo ao longo do ano letivo melhorias consideráveis no que respeita às faltas injustificadas e à ausência consecutiva no reforço de aprendizagem. O meu contributo através do projeto “Bullying e Exclusão Social”, com base na teoria do comportamento planeado, permitiu aos alunos que refletissem e mudassem a sua intenção. Para isto, foram submetidos a uma atividade experiencial no contexto de aula prática de Educação Física, na qual desempenharam papéis distintos. O desfecho desta atividade manifestou-se claramente na reflexão subsequente, evidenciando a efetivação dos objetivos previamente estabelecidos. A expansão deste projeto para a Saída de Campo, possibilitou estabelecer um paralelismo entre o fenómeno do bullying e a preservação do meio ambiente, representada nas ponderações realizadas no ambiente natural, reforçando a relevância da temática e da conservação ambiental. No âmbito do Desporto Escolar, assumi a liderança do grupo-equipa de voleibol, constatando melhorias consideráveis ao nível das aprendizagens dos alunos. Relativamente ao projeto específico intitulado de “A competição em estrutura escada”, este permitiu aumentar a frequência competitiva, de uma forma mais educativa, estabelecendo uma metodologia fiável para classificar os alunos segundo o seu nível de desempenho. Porém, realço que este torneiro era realizado no término de cada sessão, constituindo-se como um momento de avaliação formativa, em função dos objetivos delineados. No seminário investiguei acerca do tema “Critérios de Avaliação”, visando primordialmente reconhecer a importância da sua definição, enquanto fator potenciador do compromisso coletivo e como agente promotor da coerência interna na avaliação da Educação Física, aplicando os procedimentos da investigação-ação, o que permitiu, enquanto estagiária, contribuir para a mudança dos paradigmas e da cultura da escola. Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa, interdisciplinaridade, atividade experiencial, competição, compromisso coletivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2023
2024-01-05T17:37:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14416
TID:203442547
url http://hdl.handle.net/10437/14416
identifier_str_mv TID:203442547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136836308697088