Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14415 |
Resumo: | O presente relatório visa apresentar as principais decisões, intervenções e reflexões tomadas nas diversas áreas, ao longo de todo o Estágio Pedagógico, realizado para a obtenção do grau de mestre no curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Na área da Lecionação, foram alcançados progressos significativos nas aprendizagens dos alunos, a partir das opções tomadas ao longo do ano, nas quais a aplicação do projeto específico da Auto e Heteroavaliação – Reconhecimento e Progresso nas Aprendizagens, teve ainda uma repercussão positiva no reconhecimento das suas próprias apreciações e dos restantes colegas. O alcance dos meus objetivos pessoais e a melhoria das minhas intervenções ao nível da instrução, do clima e da gestão de aula, devem-se ao projeto Professor a Tempo Inteiro realizado, no qual o contacto os alunos e professores das variadas turmas, de diferentes anos de escolaridade, me permitiu ter uma aproximação à realidade do exercício profissional. Na área da Direção de Turma as intervenções pedagógicas conduzidas, resultaram na melhoria observável de um espírito colaborativo entre professores e alunos, que se manifestou, não só através dos momentos protagonizados em sala de aula, por meio dos trabalhos de grupo desenvolvidos no âmbito do projeto Trabalho Cooperativo – Desenvolvimento de um Projeto Conjunto, como também no considerado momento culminante do ano, a Saída de Campo, onde se desenvolveram atividades interdisciplinares, enriquecedoras e desafiantes, que permitiram o alcance dos objetivos estabelecidos para esta área. Na área do Desporto Escolar, assumi a condução do grupo-equipa de Badminton, que apesar das notáveis disparidades ao nível das competências, se mostrou sempre bastante recetivo a novos ensinamentos, que resultaram na considerável melhoria das aprendizagens de todos os elementos, observadas nos momentos de competição realizados dentro e fora do nosso espaço escolar, a partir do projeto Uniformização do Desporto Escolar com o Desporto Federado – Uma Visão de Dupla Perspetiva. Na área do Seminário, aprofundei sobre o tema da Não Lecionação de Luta, aplicando os procedimentos da investigação-ação, no sentido de determinar as principais dificuldades dos docentes. Tendo por base as respostas obtidas, procurei apresentar propostas didáticas que propunham demonstrar, não só a importância da aplicação desta matéria para o currículo dos alunos, como a sua utilidade no desenvolvimento da capacidade física da força. Palavras-chave: autoavaliação, heteroavaliação, espírito colaborativo, atividades interdisciplinares, competição |
id |
RCAP_2e968fc2540ca8180d39cff67aeeb59f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14415 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de OeirasMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAAUTOAVALIAÇÃOCOMPETIÇÃOINTERDISCIPLINARIDADEENSINOSPORTPHYSICAL EDUCATIONSELF-ASSESSMENTCOMPETITIONINTERDISCIPLINARITYTEACHINGO presente relatório visa apresentar as principais decisões, intervenções e reflexões tomadas nas diversas áreas, ao longo de todo o Estágio Pedagógico, realizado para a obtenção do grau de mestre no curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Na área da Lecionação, foram alcançados progressos significativos nas aprendizagens dos alunos, a partir das opções tomadas ao longo do ano, nas quais a aplicação do projeto específico da Auto e Heteroavaliação – Reconhecimento e Progresso nas Aprendizagens, teve ainda uma repercussão positiva no reconhecimento das suas próprias apreciações e dos restantes colegas. O alcance dos meus objetivos pessoais e a melhoria das minhas intervenções ao nível da instrução, do clima e da gestão de aula, devem-se ao projeto Professor a Tempo Inteiro realizado, no qual o contacto os alunos e professores das variadas turmas, de diferentes anos de escolaridade, me permitiu ter uma aproximação à realidade do exercício profissional. Na área da Direção de Turma as intervenções pedagógicas conduzidas, resultaram na melhoria observável de um espírito colaborativo entre professores e alunos, que se manifestou, não só através dos momentos protagonizados em sala de aula, por meio dos trabalhos de grupo desenvolvidos no âmbito do projeto Trabalho Cooperativo – Desenvolvimento de um Projeto Conjunto, como também no considerado momento culminante do ano, a Saída de Campo, onde se desenvolveram atividades interdisciplinares, enriquecedoras e desafiantes, que permitiram o alcance dos objetivos estabelecidos para esta área. Na área do Desporto Escolar, assumi a condução do grupo-equipa de Badminton, que apesar das notáveis disparidades ao nível das competências, se mostrou sempre bastante recetivo a novos ensinamentos, que resultaram na considerável melhoria das aprendizagens de todos os elementos, observadas nos momentos de competição realizados dentro e fora do nosso espaço escolar, a partir do projeto Uniformização do Desporto Escolar com o Desporto Federado – Uma Visão de Dupla Perspetiva. Na área do Seminário, aprofundei sobre o tema da Não Lecionação de Luta, aplicando os procedimentos da investigação-ação, no sentido de determinar as principais dificuldades dos docentes. Tendo por base as respostas obtidas, procurei apresentar propostas didáticas que propunham demonstrar, não só a importância da aplicação desta matéria para o currículo dos alunos, como a sua utilidade no desenvolvimento da capacidade física da força. Palavras-chave: autoavaliação, heteroavaliação, espírito colaborativo, atividades interdisciplinares, competiçãoThe present report aims to present the main decisions, interventions, and reflections made in various areas throughout the Pedagogical Internship, carried out to obtain a master's degree in the Master's program in Physical Education Teaching for Elementary and Secondary Education. In the Teaching area, significant progress has been made in student learning based on the choices made throughout the year, in which the implementation of the specific project Self and Peer Assessment - Recognition and Progress in Learning had a positive impact on recognizing their own evaluations and those of their peers. The achievement of my personal objectives and the improvement of my instructional, classroom climate, and classroom management interventions are due to the Full-Time Teacher project, in which contact with students and teachers from various classes of different grade levels allowed me to understand the reality of professional practice. In the Homeroom area, the conducted pedagogical interventions resulted in the observable improvement of a collaborative spirit among teachers and students, which manifested itself not only through moments in the classroom, through group work developed as part of the Cooperative Work - Development of a Joint Project but also in the considered culminating moment of the year, the Field Trip, where interdisciplinary, enriching, and challenging activities were developed, allowing the achievement of the established objectives for this area. In the School Sports area, I took on the leadership of the Badminton team, which, despite notable disparities in skills, was always very receptive to new teachings, resulting in a considerable improvement in the learning of all members, observed during competitive moments both within and outside our school environment, through the project Uniformization of School Sports with Federated Sports - A Dual Perspective Vision. In the Seminar area, I delved into the topic of Non-Teaching of Combat Sports, applying action research procedures to determine the main difficulties faced by teachers. Based on the obtained responses, I sought to present didactic proposals that aimed to demonstrate not only the importance of implementing this subject in the students' curriculum but also its usefulness in developing physical strength. Keywords: self-assessment, peer assessment, collaborative spirit, interdisciplinary activities, competition2024-01-05T16:34:16Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14415TID:203442474porNunes, Afonso Alves Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T01:35:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:06.002382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras |
title |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras Nunes, Afonso Alves Costa MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA AUTOAVALIAÇÃO COMPETIÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE ENSINO SPORT PHYSICAL EDUCATION SELF-ASSESSMENT COMPETITION INTERDISCIPLINARITY TEACHING |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras |
author |
Nunes, Afonso Alves Costa |
author_facet |
Nunes, Afonso Alves Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Afonso Alves Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA AUTOAVALIAÇÃO COMPETIÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE ENSINO SPORT PHYSICAL EDUCATION SELF-ASSESSMENT COMPETITION INTERDISCIPLINARITY TEACHING |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA AUTOAVALIAÇÃO COMPETIÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE ENSINO SPORT PHYSICAL EDUCATION SELF-ASSESSMENT COMPETITION INTERDISCIPLINARITY TEACHING |
description |
O presente relatório visa apresentar as principais decisões, intervenções e reflexões tomadas nas diversas áreas, ao longo de todo o Estágio Pedagógico, realizado para a obtenção do grau de mestre no curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Na área da Lecionação, foram alcançados progressos significativos nas aprendizagens dos alunos, a partir das opções tomadas ao longo do ano, nas quais a aplicação do projeto específico da Auto e Heteroavaliação – Reconhecimento e Progresso nas Aprendizagens, teve ainda uma repercussão positiva no reconhecimento das suas próprias apreciações e dos restantes colegas. O alcance dos meus objetivos pessoais e a melhoria das minhas intervenções ao nível da instrução, do clima e da gestão de aula, devem-se ao projeto Professor a Tempo Inteiro realizado, no qual o contacto os alunos e professores das variadas turmas, de diferentes anos de escolaridade, me permitiu ter uma aproximação à realidade do exercício profissional. Na área da Direção de Turma as intervenções pedagógicas conduzidas, resultaram na melhoria observável de um espírito colaborativo entre professores e alunos, que se manifestou, não só através dos momentos protagonizados em sala de aula, por meio dos trabalhos de grupo desenvolvidos no âmbito do projeto Trabalho Cooperativo – Desenvolvimento de um Projeto Conjunto, como também no considerado momento culminante do ano, a Saída de Campo, onde se desenvolveram atividades interdisciplinares, enriquecedoras e desafiantes, que permitiram o alcance dos objetivos estabelecidos para esta área. Na área do Desporto Escolar, assumi a condução do grupo-equipa de Badminton, que apesar das notáveis disparidades ao nível das competências, se mostrou sempre bastante recetivo a novos ensinamentos, que resultaram na considerável melhoria das aprendizagens de todos os elementos, observadas nos momentos de competição realizados dentro e fora do nosso espaço escolar, a partir do projeto Uniformização do Desporto Escolar com o Desporto Federado – Uma Visão de Dupla Perspetiva. Na área do Seminário, aprofundei sobre o tema da Não Lecionação de Luta, aplicando os procedimentos da investigação-ação, no sentido de determinar as principais dificuldades dos docentes. Tendo por base as respostas obtidas, procurei apresentar propostas didáticas que propunham demonstrar, não só a importância da aplicação desta matéria para o currículo dos alunos, como a sua utilidade no desenvolvimento da capacidade física da força. Palavras-chave: autoavaliação, heteroavaliação, espírito colaborativo, atividades interdisciplinares, competição |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01T00:00:00Z 2023 2024-01-05T16:34:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/14415 TID:203442474 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/14415 |
identifier_str_mv |
TID:203442474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136836267802624 |