A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vala, Ana Isabel Trovão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4626
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do projeto “A intervenção com adolescentes em acolhimento residencial: emoções e linguagens artísticas”, implementado num Lar de Infância e Juventude. Considerando que adolescência é um período de transição, de formação da identidade individual, que nesta fase da vida o acolhimento residencial pode abalar todas as estruturas de quem vive essa experiência, este projeto de investigação-ação teve como principal objetivo a compreensão do contributo que as linguagens artísticas têm no comportamento, na inteligência e gestão emocional de adolescentes em acolhimento residencial. Para tal, procurou-se conhecer a realidade do momento na instituição, através de uma entrevista semiestruturada exploratória, posteriormente no decorrer do projeto foram recolhidos dados através da observação participante, de fichas de reflexão diária e de entrevistas focus group, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. A avaliação do projeto demonstrou que as linguagens artísticas contribuem para a aquisição de competências pessoais, sociais e artísticas, têm um papel importante na expressão individual, na autoconsciência, na melhoria da comunicação e cooperação, favorecendo assim a alteração de comportamentos dos adolescentes participantes.
id RCAP_3410abbbf5034395bf060b48f363c657
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencialemoções e linguagens artísticasAdolescênciaIntervenção SocialAcolhimento residencialInteligência residencialDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório surge no âmbito do projeto “A intervenção com adolescentes em acolhimento residencial: emoções e linguagens artísticas”, implementado num Lar de Infância e Juventude. Considerando que adolescência é um período de transição, de formação da identidade individual, que nesta fase da vida o acolhimento residencial pode abalar todas as estruturas de quem vive essa experiência, este projeto de investigação-ação teve como principal objetivo a compreensão do contributo que as linguagens artísticas têm no comportamento, na inteligência e gestão emocional de adolescentes em acolhimento residencial. Para tal, procurou-se conhecer a realidade do momento na instituição, através de uma entrevista semiestruturada exploratória, posteriormente no decorrer do projeto foram recolhidos dados através da observação participante, de fichas de reflexão diária e de entrevistas focus group, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. A avaliação do projeto demonstrou que as linguagens artísticas contribuem para a aquisição de competências pessoais, sociais e artísticas, têm um papel importante na expressão individual, na autoconsciência, na melhoria da comunicação e cooperação, favorecendo assim a alteração de comportamentos dos adolescentes participantes.Sousa, Jenny GilMagueta, Lúcia GraveIC-OnlineVala, Ana Isabel Trovão2020-02-04T15:46:17Z2019-12-042019-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4626TID:202412695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:42Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:25.434369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencial
emoções e linguagens artísticas
title A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencial
spellingShingle A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencial
Vala, Ana Isabel Trovão
Adolescência
Intervenção Social
Acolhimento residencial
Inteligência residencial
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencial
title_full A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencial
title_fullStr A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencial
title_full_unstemmed A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencial
title_sort A Intervenção com adolescentes em acolhimento residencial
author Vala, Ana Isabel Trovão
author_facet Vala, Ana Isabel Trovão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Jenny Gil
Magueta, Lúcia Grave
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Vala, Ana Isabel Trovão
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Intervenção Social
Acolhimento residencial
Inteligência residencial
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Adolescência
Intervenção Social
Acolhimento residencial
Inteligência residencial
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório surge no âmbito do projeto “A intervenção com adolescentes em acolhimento residencial: emoções e linguagens artísticas”, implementado num Lar de Infância e Juventude. Considerando que adolescência é um período de transição, de formação da identidade individual, que nesta fase da vida o acolhimento residencial pode abalar todas as estruturas de quem vive essa experiência, este projeto de investigação-ação teve como principal objetivo a compreensão do contributo que as linguagens artísticas têm no comportamento, na inteligência e gestão emocional de adolescentes em acolhimento residencial. Para tal, procurou-se conhecer a realidade do momento na instituição, através de uma entrevista semiestruturada exploratória, posteriormente no decorrer do projeto foram recolhidos dados através da observação participante, de fichas de reflexão diária e de entrevistas focus group, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. A avaliação do projeto demonstrou que as linguagens artísticas contribuem para a aquisição de competências pessoais, sociais e artísticas, têm um papel importante na expressão individual, na autoconsciência, na melhoria da comunicação e cooperação, favorecendo assim a alteração de comportamentos dos adolescentes participantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
2019-12-04T00:00:00Z
2020-02-04T15:46:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4626
TID:202412695
url http://hdl.handle.net/10400.8/4626
identifier_str_mv TID:202412695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136977634721792