O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quelhas, Rafaela Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4284
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_3411684309fd7d8452062dba7e84f251
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicoantroposofiapedagogia WaldorfeducaçãoanthroposophyWaldorf pedagogyeducationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste relatório final de estágio foi executado com o intuito de obter o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho está dividido em três partes: na primeira parte é feita uma descrição e também reflexão das experiências vivenciadas dos estágios realizados nos dois anos de mestrado, no contexto de Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo; na segunda parte do relatório está inserido todo o trabalho de pesquisa sobre a temática da pedagogia Waldorf (PW), onde se encontra a questão de investigação: “Quais as práticas do modelo Waldorf que contribuem para aprendizagens significativas das crianças no ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico?”. O estudo tem uma metodologia qualitativa, que foi concretizada a partir da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro docentes com formação no modelo Waldorf, duas educadoras, uma professora e uma diretora. A análise de resultados possibilitou encontrar uma definição para a pedagogia Waldorf, o seu intuito, o que diferencia o modelo Waldorf dos outros modelos, a sua importância para o desenvolvimento, e por fim conhecer um pouco da formação dos educadores e professoras.This final internship report was developed in order to achieve a Master's degree in Pre-school Education and Primary School Teaching. The dissertation is divided into three parts: The first part describes and reflects on the experiences of the traineeships carried out during the two years of the Master's degree, in the context of a nursery school, a kindergarten and a primary school; The second part of the report includes all the research work on the Waldorf pedagogy subject (PW), where it is possible to find the main research question: "What are the practices of the Waldorf model that contribute to the significant learning of children in Pre-school and Primary School?” The study has a qualitative methodology, which was carried out throughout semi-structured interviews with four teachers trained in the Waldorf Model, two educators, a teacher and a headmistress. The analysis of the results made it possible to find a definition for the Waldorf pedagogy, its aim, what differentiates the Waldorf model from other models, its importance for the development, and finally to get some knowledge about the teachers' training.Tagarro, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémQuelhas, Rafaela Santos2023-01-31T18:11:00Z2023-01-242023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4284TID:203201442por203201442info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:28Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:56.342270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Quelhas, Rafaela Santos
antroposofia
pedagogia Waldorf
educação
anthroposophy
Waldorf pedagogy
education
title_short O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Quelhas, Rafaela Santos
author_facet Quelhas, Rafaela Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tagarro, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Quelhas, Rafaela Santos
dc.subject.por.fl_str_mv antroposofia
pedagogia Waldorf
educação
anthroposophy
Waldorf pedagogy
education
topic antroposofia
pedagogia Waldorf
educação
anthroposophy
Waldorf pedagogy
education
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-31T18:11:00Z
2023-01-24
2023-01-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4284
TID:203201442
url http://hdl.handle.net/10400.15/4284
identifier_str_mv TID:203201442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203201442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552868656283648