Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Isabel Cármen Pires
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3408
Resumo: O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e pretendeu problematizar a importância da expressão matemática considerando-a como uma âncora para as diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares» para a educação pré-escolar. Este estudo teve como objectivo fundamental reflectir a seguinte questão norteadora: De que forma, as experiências de aprendizagem do domínio lógico-matemático podem contribuir para a promoção e a construção de saberes considerando as diferentes áreas de conteúdo? Nesta medida, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem do domínio da matemática, tendo em conta a articulação entre as diferentes linguagens e a importância da sua transversalidade na construção do «aprender», recorrendo a estratégias de ensino em que sejam valorizados processos matemáticos na prática pedagógica.This report matches the account of a work developed in the framework of supervised teaching practice in the context of garden-care, with the purpose to obtain a master's degree in preschool education and wished to discuss the importance of mathematical expression considering it as an anchor for the different content areas, as evidenced in the "Curriculum Guidelines" for early childhood education. This study aimed to reflect the fundamental question involved: How the learning experiences of the logical-mathematical domain may contribute to the promotion and construction of knowledge considering the different content areas? To that extent, we tried to promote the achievement of learning experiences in the field of mathematics, taking into account the articulation between different languages and the importance of mainstreaming in the construction of 'learning', using the teaching strategies in mathematical processes that are valued in practice teaching.
id RCAP_ba2cfdec9b0ecfc1b90eaf9f33117451
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarDomínio Lógico-MatemáticoÁreas de ConteúdoPreschool EducationLogical-Mathematical FieldContent areasO presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e pretendeu problematizar a importância da expressão matemática considerando-a como uma âncora para as diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares» para a educação pré-escolar. Este estudo teve como objectivo fundamental reflectir a seguinte questão norteadora: De que forma, as experiências de aprendizagem do domínio lógico-matemático podem contribuir para a promoção e a construção de saberes considerando as diferentes áreas de conteúdo? Nesta medida, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem do domínio da matemática, tendo em conta a articulação entre as diferentes linguagens e a importância da sua transversalidade na construção do «aprender», recorrendo a estratégias de ensino em que sejam valorizados processos matemáticos na prática pedagógica.This report matches the account of a work developed in the framework of supervised teaching practice in the context of garden-care, with the purpose to obtain a master's degree in preschool education and wished to discuss the importance of mathematical expression considering it as an anchor for the different content areas, as evidenced in the "Curriculum Guidelines" for early childhood education. This study aimed to reflect the fundamental question involved: How the learning experiences of the logical-mathematical domain may contribute to the promotion and construction of knowledge considering the different content areas? To that extent, we tried to promote the achievement of learning experiences in the field of mathematics, taking into account the articulation between different languages and the importance of mainstreaming in the construction of 'learning', using the teaching strategies in mathematical processes that are valued in practice teaching.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBRamos, Isabel Cármen Pires2011-02-15T16:04:57Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3408porRamos, Isabel Cármen Pires (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:21.965946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Ramos, Isabel Cármen Pires
Educação Pré-Escolar
Domínio Lógico-Matemático
Áreas de Conteúdo
Preschool Education
Logical-Mathematical Field
Content areas
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Ramos, Isabel Cármen Pires
author_facet Ramos, Isabel Cármen Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Isabel Cármen Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Domínio Lógico-Matemático
Áreas de Conteúdo
Preschool Education
Logical-Mathematical Field
Content areas
topic Educação Pré-Escolar
Domínio Lógico-Matemático
Áreas de Conteúdo
Preschool Education
Logical-Mathematical Field
Content areas
description O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e pretendeu problematizar a importância da expressão matemática considerando-a como uma âncora para as diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares» para a educação pré-escolar. Este estudo teve como objectivo fundamental reflectir a seguinte questão norteadora: De que forma, as experiências de aprendizagem do domínio lógico-matemático podem contribuir para a promoção e a construção de saberes considerando as diferentes áreas de conteúdo? Nesta medida, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem do domínio da matemática, tendo em conta a articulação entre as diferentes linguagens e a importância da sua transversalidade na construção do «aprender», recorrendo a estratégias de ensino em que sejam valorizados processos matemáticos na prática pedagógica.This report matches the account of a work developed in the framework of supervised teaching practice in the context of garden-care, with the purpose to obtain a master's degree in preschool education and wished to discuss the importance of mathematical expression considering it as an anchor for the different content areas, as evidenced in the "Curriculum Guidelines" for early childhood education. This study aimed to reflect the fundamental question involved: How the learning experiences of the logical-mathematical domain may contribute to the promotion and construction of knowledge considering the different content areas? To that extent, we tried to promote the achievement of learning experiences in the field of mathematics, taking into account the articulation between different languages and the importance of mainstreaming in the construction of 'learning', using the teaching strategies in mathematical processes that are valued in practice teaching.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-15T16:04:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3408
url http://hdl.handle.net/10198/3408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, Isabel Cármen Pires (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135172158816256