Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3408 |
Resumo: | O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e pretendeu problematizar a importância da expressão matemática considerando-a como uma âncora para as diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares» para a educação pré-escolar. Este estudo teve como objectivo fundamental reflectir a seguinte questão norteadora: De que forma, as experiências de aprendizagem do domínio lógico-matemático podem contribuir para a promoção e a construção de saberes considerando as diferentes áreas de conteúdo? Nesta medida, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem do domínio da matemática, tendo em conta a articulação entre as diferentes linguagens e a importância da sua transversalidade na construção do «aprender», recorrendo a estratégias de ensino em que sejam valorizados processos matemáticos na prática pedagógica.This report matches the account of a work developed in the framework of supervised teaching practice in the context of garden-care, with the purpose to obtain a master's degree in preschool education and wished to discuss the importance of mathematical expression considering it as an anchor for the different content areas, as evidenced in the "Curriculum Guidelines" for early childhood education. This study aimed to reflect the fundamental question involved: How the learning experiences of the logical-mathematical domain may contribute to the promotion and construction of knowledge considering the different content areas? To that extent, we tried to promote the achievement of learning experiences in the field of mathematics, taking into account the articulation between different languages and the importance of mainstreaming in the construction of 'learning', using the teaching strategies in mathematical processes that are valued in practice teaching. |
id |
RCAP_ba2cfdec9b0ecfc1b90eaf9f33117451 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3408 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarDomínio Lógico-MatemáticoÁreas de ConteúdoPreschool EducationLogical-Mathematical FieldContent areasO presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e pretendeu problematizar a importância da expressão matemática considerando-a como uma âncora para as diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares» para a educação pré-escolar. Este estudo teve como objectivo fundamental reflectir a seguinte questão norteadora: De que forma, as experiências de aprendizagem do domínio lógico-matemático podem contribuir para a promoção e a construção de saberes considerando as diferentes áreas de conteúdo? Nesta medida, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem do domínio da matemática, tendo em conta a articulação entre as diferentes linguagens e a importância da sua transversalidade na construção do «aprender», recorrendo a estratégias de ensino em que sejam valorizados processos matemáticos na prática pedagógica.This report matches the account of a work developed in the framework of supervised teaching practice in the context of garden-care, with the purpose to obtain a master's degree in preschool education and wished to discuss the importance of mathematical expression considering it as an anchor for the different content areas, as evidenced in the "Curriculum Guidelines" for early childhood education. This study aimed to reflect the fundamental question involved: How the learning experiences of the logical-mathematical domain may contribute to the promotion and construction of knowledge considering the different content areas? To that extent, we tried to promote the achievement of learning experiences in the field of mathematics, taking into account the articulation between different languages and the importance of mainstreaming in the construction of 'learning', using the teaching strategies in mathematical processes that are valued in practice teaching.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBRamos, Isabel Cármen Pires2011-02-15T16:04:57Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3408porRamos, Isabel Cármen Pires (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:21.965946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Ramos, Isabel Cármen Pires Educação Pré-Escolar Domínio Lógico-Matemático Áreas de Conteúdo Preschool Education Logical-Mathematical Field Content areas |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Ramos, Isabel Cármen Pires |
author_facet |
Ramos, Isabel Cármen Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonifácio, Evangelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Isabel Cármen Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Domínio Lógico-Matemático Áreas de Conteúdo Preschool Education Logical-Mathematical Field Content areas |
topic |
Educação Pré-Escolar Domínio Lógico-Matemático Áreas de Conteúdo Preschool Education Logical-Mathematical Field Content areas |
description |
O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e pretendeu problematizar a importância da expressão matemática considerando-a como uma âncora para as diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares» para a educação pré-escolar. Este estudo teve como objectivo fundamental reflectir a seguinte questão norteadora: De que forma, as experiências de aprendizagem do domínio lógico-matemático podem contribuir para a promoção e a construção de saberes considerando as diferentes áreas de conteúdo? Nesta medida, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem do domínio da matemática, tendo em conta a articulação entre as diferentes linguagens e a importância da sua transversalidade na construção do «aprender», recorrendo a estratégias de ensino em que sejam valorizados processos matemáticos na prática pedagógica.This report matches the account of a work developed in the framework of supervised teaching practice in the context of garden-care, with the purpose to obtain a master's degree in preschool education and wished to discuss the importance of mathematical expression considering it as an anchor for the different content areas, as evidenced in the "Curriculum Guidelines" for early childhood education. This study aimed to reflect the fundamental question involved: How the learning experiences of the logical-mathematical domain may contribute to the promotion and construction of knowledge considering the different content areas? To that extent, we tried to promote the achievement of learning experiences in the field of mathematics, taking into account the articulation between different languages and the importance of mainstreaming in the construction of 'learning', using the teaching strategies in mathematical processes that are valued in practice teaching. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-02-15T16:04:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3408 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ramos, Isabel Cármen Pires (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135172158816256 |